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Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A área de comportamento organizacional e humano pode ser considerada uma das principais fundamentações teóricas inerentes à gestão de recursos humanos, especialmente no que se refere à liderança, ao desempenho, à motivação e à qualidade de vida no trabalho. A esse respeito, julgue os itens seguintes.
A autoeficácia, um componente da teoria da aprendizagem social, estipula que o comportamento motivado depende da expectativa de que se pode realizar com sucesso determinada ação.
Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Conhecimentos, habilidades e atitudes constituem atributos inerentes a qualquer tipo de competência humana. Acerca das competências interpessoais, julgue os itens a seguir.
As competências interpessoais, fundamentadas em atitudes e valores, podem ser organizadas a partir do grau de complexidade dos comportamentos exigidos em determinado espaço ocupacional.
Em relação ao comportamento organizacional, assinale a alternativa correta.
Por meio do sistema de pessoal, a função administrativa é conduzida a um trabalho planejado das funções operacionais da empresa.
Não há interdependência entre a função de pessoas e a administrativa quando se trata dos objetivos da empresa.
A função de pessoal exige que uma organização seja planejada, organizada e administrada.
A função de pessoas não deve ser usada como recurso tático na implementação do processo estratégico de uma empresa.
Assinale a alternativa que apresenta o significado da Cultura Organizacional.
Cultura que representa as normas formais e escritas que orientam e direcionam as ações de seus membros para o alcance de objetivos.
Cultura que se conduz distintamente de outros aspectos e decisões da organização, a exemplo do planejamento.
Cultura que se refere ao sistema de significados compartilhados por alguns membros da organização, constituindo, assim, um modo diferenciado de pensar e agir de alguns membros da organização.
Cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos de uma organização. Constitui-se no modo institucionalizado de pensar e agir e reflete a mentalidade predominante.
Em relação aos tipos de Cultura Organizacional, assinale a alternativa correta.
Culturas Fracas são aquelas cujos valores são absorvidos pela maioria dos funcionários de uma organização ou empresa, portanto, não sendo facilmente mudados.
Culturas Adaptativas se caracterizam pela maleabilidade e flexibilidade, e são voltadas para a inovação. Têm, ainda, como foco a estabilidade, sem perder a identidade da organização.
Culturas Conservadoras são aquelas cujos valores são compartilhados, influenciando comportamentos e expectativas.
Culturas Fortes se caracterizam por valores são concentrados em grupos que mantêm poder e controle. Em tais culturas, não há compartilhamento de valores.
Com base nos conhecimentos concernentes à Cultura Organizacional, assinale a alternativa que apresenta a ferramenta que deve ser utilizada para que haja colaboração e parceria como meio de contribuição interno e externo, objetivando o favorecimento da flexibilidade.
Integração e Comunicação.
Imagem de Produtos e Serviços.
Desempenho Profissional.
Novas Ideias.
A figura acima mostra o comportamento do estoque do item A, cuja demanda é independente. Nessa figura, X representa o ponto de pedido desse item. Considerando essa figura e sabendo que a empresa utiliza o sistema de ponto de pedido para a gestão dos estoques do item A, julgue os itens que se seguem.
O processo de compras encerra-se na emissão da ordem de compra, uma vez que o acompanhamento do prazo da entrega, a recepção e aceitação das mercadorias são realizados pela equipe responsável pela guarda dos insumos.
Administração - Compras - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Um aspecto relevante para o bom funcionamento do setor de compras e para o consequente alcance de seus objetivos é
a adoção de rodízio permanente entre todos os fornecedores.
o estabelecimento de boas previsões das necessidades de suprimento.
a redução na frequência das compras e o aumento do tamanho dos lotes.
a máxima ampliação do parcelamento dos pagamentos.
Administração - Compras - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Uma das formas mais eficaz de avaliação e seleção de fornecedores é a
utilização de cadastro de fornecedores atualizado, a partir de planilhas de qualificação que atribuem pontuação para falhas relacionadas à qualidade, à quantidade/preço dos materiais e a problemas no atendimento.
indicação de outras empresas atendidas pelos fornecedores.
pesquisa nos catálogos técnicos e no ranking dos fornecedores.
utilização de cadastro de fornecedores, baseado nos menores preços oferecidos e na disponibilidade de instalações próximas aos locais de fornecimento dos materiais.
Sob a ótica de empresa que deseja adquirir produtos, considere:
I. Minimizar saídas de um comprador até o fornecedor para efetuar cotação ou contato comercial de compra.
II. Agilizar o processo de cotação.
III. Ter controle sobre o melhor preço e/ou prazo de entrega.
IV. Rastrear eletronicamente as comunicações de seus funcionários através da internet.
V. Tornar-se próxima do mercado fornecedor, divulgando suas necessidades e volumes de compras.
VI. Ter registro legal dos acordos de compra efetuados.
Empresas têm optado por efetuar cotações de compra via internet. Isto se deve ao fato de se contemplar o que consta APENAS em
I, III, IV e VI.
II, IV, V e VI.
I, II, III e V.
III, IV e V.
I, II, III e IV.
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