Questões de Administração do ano 2012

Lista completa de Questões de Administração do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A área de comportamento organizacional e humano pode ser considerada uma das principais fundamentações teóricas inerentes à gestão de recursos humanos, especialmente no que se refere à liderança, ao desempenho, à motivação e à qualidade de vida no trabalho. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

A autoeficácia, um componente da teoria da aprendizagem social, estipula que o comportamento motivado depende da expectativa de que se pode realizar com sucesso determinada ação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conhecimentos, habilidades e atitudes constituem atributos inerentes a qualquer tipo de competência humana. Acerca das competências interpessoais, julgue os itens a seguir.

As competências interpessoais, fundamentadas em atitudes e valores, podem ser organizadas a partir do grau de complexidade dos comportamentos exigidos em determinado espaço ocupacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao comportamento organizacional, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Por meio do sistema de pessoal, a função administrativa é conduzida a um trabalho planejado das funções operacionais da empresa.

  • B.

    Não há interdependência entre a função de pessoas e a administrativa quando se trata dos objetivos da empresa.

  • C.

    A função de pessoal exige que uma organização seja planejada, organizada e administrada.

  • D.

    A função de pessoas não deve ser usada como recurso tático na implementação do processo estratégico de uma empresa.

Assinale a alternativa que apresenta o significado da Cultura Organizacional.

  • A.

    Cultura que representa as normas formais e escritas que orientam e direcionam as ações de seus membros para o alcance de objetivos.

  • B.

    Cultura que se conduz distintamente de outros aspectos e decisões da organização, a exemplo do planejamento.

  • C.

    Cultura que se refere ao sistema de significados compartilhados por alguns membros da organização, constituindo, assim, um modo diferenciado de pensar e agir de alguns membros da organização.

  • D.

    Cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos de uma organização. Constitui-se no modo institucionalizado de pensar e agir e reflete a mentalidade predominante.

Em relação aos tipos de Cultura Organizacional, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Culturas Fracas são aquelas cujos valores são absorvidos pela maioria dos funcionários de uma organização ou empresa, portanto, não sendo facilmente mudados.

  • B.

    Culturas Adaptativas se caracterizam pela maleabilidade e flexibilidade, e são voltadas para a inovação. Têm, ainda, como foco a estabilidade, sem perder a identidade da organização.

  • C.

    Culturas Conservadoras são aquelas cujos valores são compartilhados, influenciando comportamentos e expectativas.

  • D.

    Culturas Fortes se caracterizam por valores são concentrados em grupos que mantêm poder e controle. Em tais culturas, não há compartilhamento de valores.

Com base nos conhecimentos concernentes à Cultura Organizacional, assinale a alternativa que apresenta a ferramenta que deve ser utilizada para que haja colaboração e parceria como meio de contribuição interno e externo, objetivando o favorecimento da flexibilidade.

  • A.

    Integração e Comunicação.

  • B.

    Imagem de Produtos e Serviços.

  • C.

    Desempenho Profissional.

  • D.

    Novas Ideias.

A figura acima mostra o comportamento do estoque do item A, cuja demanda é independente. Nessa figura, X representa o ponto de pedido desse item. Considerando essa figura e sabendo que a empresa utiliza o sistema de ponto de pedido para a gestão dos estoques do item A, julgue os itens que se seguem.

O processo de compras encerra-se na emissão da ordem de compra, uma vez que o acompanhamento do prazo da entrega, a recepção e aceitação das mercadorias são realizados pela equipe responsável pela guarda dos insumos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um aspecto relevante para o bom funcionamento do setor de compras e para o consequente alcance de seus objetivos é

  • A.

    a adoção de rodízio permanente entre todos os fornecedores.

  • B.

    o estabelecimento de boas previsões das necessidades de suprimento.

  • C.

    a redução na frequência das compras e o aumento do tamanho dos lotes.

  • D.

    a máxima ampliação do parcelamento dos pagamentos.

Uma das formas mais eficaz de avaliação e seleção de fornecedores é a

  • A.

    utilização de cadastro de fornecedores atualizado, a partir de planilhas de qualificação que atribuem pontuação para falhas relacionadas à qualidade, à quantidade/preço dos materiais e a problemas no atendimento.

  • B.

    indicação de outras empresas atendidas pelos fornecedores.

  • C.

    pesquisa nos catálogos técnicos e no ranking dos fornecedores.

  • D.

    utilização de cadastro de fornecedores, baseado nos menores preços oferecidos e na disponibilidade de instalações próximas aos locais de fornecimento dos materiais.

Sob a ótica de empresa que deseja adquirir produtos, considere:

I. Minimizar saídas de um comprador até o fornecedor para efetuar cotação ou contato comercial de compra.

II. Agilizar o processo de cotação.

III. Ter controle sobre o melhor preço e/ou prazo de entrega.

IV. Rastrear eletronicamente as comunicações de seus funcionários através da internet.

V. Tornar-se próxima do mercado fornecedor, divulgando suas necessidades e volumes de compras.

VI. Ter registro legal dos acordos de compra efetuados.

Empresas têm optado por efetuar cotações de compra via internet. Isto se deve ao fato de se contemplar o que consta APENAS em

  • A.

    I, III, IV e VI.

  • B.

    II, IV, V e VI.

  • C.

    I, II, III e V.

  • D.

    III, IV e V.

  • E.

    I, II, III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...