Questões de Administração do ano 2012

Lista completa de Questões de Administração do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue as afirmativas a seguir, adotando V para verdadeiro e F para falso.

I ( ) Um dos principais trade-offs da logística consiste justamente em proporcionar um serviço leniente, evitando que isso venha a acréscimo dos custos

II ( ) Atualmente os clientes demandam cada vez mais serviços melhores e estão dispostos, em sua maioria, a desembolsar mais por isso, o que significa maior tolerância a gaps no processo logístico organizacional.

III ( ) Entre as várias formas que a logística pode atuar, estão a redução de custos, a redução dos prazos de entrega e a redução da melhoria nos processo internos.

IV ( ) Em alguns mercados competitivos, na atualidade, pode-se entender que a logística perde importância nas atividades empresariais, como consequência do impacto causado pela informática no aumento da capacidade de transações por minuto, nos processos organizacionais.

 Assinale a opção correta em relação às afirmativas julgadas.

  • A.

    Ia IV são verdadeiras.

  • B.

    I a IV são falsas.

  • C.

    I, II e IV são falsas, e III é verdadeira.

  • D.

    I e IV são falsas; e II e III são verdadeiras.

Em muitas organizações, buscando garantir que os vendedores entendam mais profundamente o comportamento de compra e o uso que os clientes fazem de seus produtos, os vendedores especializam-se em atender a um setor específico e a um certo tipo de cliente.

A organização da força de vendas dessas empresas segue uma especialização

  • A.

    funcional

  • B.

    funcional

  • C.

    híbrida

  • D.

    por produto

  • E.

    por mercado

Julgue os próximos itens, relativos à pesquisa de opinião e de mercado.

O foco da pesquisa de mercado consiste no mercado da empresa ou nos seus produtos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que a gestão da qualidade — tema recorrente na administração da maioria das empresas — deixou de ser diferencial competitivo e se tornou essencial à permanência da organização no mercado, julgue os itens seguintes.

O retrabalho e o comprometimento da imagem de uma organização são, respectivamente, custos internos e externos da falta de qualidade dos processos produtivos de uma entidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gestão de processos: técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue os itens subsequentes.

A prática gerencial de BPM (business process modeler) está fundamentada em um ciclo de vida contínuo que se define pelas atividades de planejamento, execução e correção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca de técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.

Caso um analista deseje mapear um processo utilizando-se do estilo de documentação denominado SIPOC, ele deverá valer-se exclusivamente de notação padronizada pela ABNT.

  • C. Certo
  • E. Errado

Algumas teorias de motivação ajudam no gerenciamento do clima organizacional.

 Com o objetivo de motivar os funcionários de uma empresa, optou-se pela aplicação de uma delas, que é a teoria

  • A.

    X e Y de Frederick Herzberg, que postula a melhoria do salário, dos benefícios, das condições de trabalho, além da implementação de políticas gerenciais que favoreçam as relações interpessoais.

  • B.

    da Equidade, que propõe a eliminação do programa de remuneração flexível da organização, desvinculando o plano de participação de lucros dos resultados da avaliação de desempenho.

  • C.

    da Fixação de Objetivos, que deixa claro que cabe a cada funcionário fazer o melhor possível e dar o melhor de si no desempenho de um trabalho, cancelando as reuniões mensais de feedback.

  • D.

    da Avaliação Cognitiva, que associa recompensas externas, tais como remuneração pelo esforço, a comportamentos já recompensados intrinsecamente.

  • E.

    das Expectativas, que sustenta a ideia de que a motivação do funcionário depende do grau em que as recompensas da organização satisfazem suas necessidades individuais e do grau em que elas são interessantes e valorizadas.

No que se refere ao ordenamento do ciclo motivacional, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Inicia-se com o equilíbrio, depois estímulo, necessidade, comportamento, tensão, satisfação, voltando ao equilíbrio anterior.

  • B.

    Começa pelo comportamento, equilíbrio, indo depois ao estímulo, necessidade, tensão, satisfação, retornando ao comportamento.

  • C.

    Tem início com o estímulo, depois necessidade, tensão, comportamento, equilíbrio, satisfação, e, por último, retornando ao estímulo.

  • D.

    Inicia-se com o equilíbrio, estímulo, necessidade, depois tensão, comportamento, satisfação, voltando ao equilíbrio.

Em relação à motivação humana, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A frustração tem como consequência a liberação da tensão, mantendo-se o estado de desequilíbrio.

  • B.

    Mesmo não evitando a frustração, a compensação tenta satisfazer alguma necessidade por outra substituta.

  • C.

    Podendo a necessidade humana ser satisfeita, frustrada ou compensada, as compensações são ocorrências típicas das necessidades fisiológicas.

  • D.

    A redução da frustração é caracterizada pela satisfação de outra necessidade em relação à necessidade de maior relevância.

Que teoria de motivação induz o administrador a pensar que conhecer as necessidades do funcionário é suficiente para escolher o tipo e as condições de trabalho que mais o motivará?

  • A.

    Teoria dos Dois Fatores

  • B.

    Teoria da Equidade

  • C.

    Teoria do Reforço

  • D.

    Teoria da Expectativa

  • E.

    Teoria do Estabelecimento de Objetivos

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...