Questões de Administração do ano 2012

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Acerca de objetivos, desafios e características da gestão de pessoas e de comportamento organizacional, julgue os próximos itens.

Entre as teorias motivacionais focadas em necessidades, uma das mais importantes é a de McClelland, que trata das necessidades individuais de realização, de poder e de associação.

  • C. Certo
  • E. Errado

O modelo de motivação que enfatiza que as necessidades provocam o comportamento humano e que a força da motivação depende do grau de desejo de um indivíduo em desempenhar um comportamento, é denominado modelo:

  • A.

    intrínseco;

  • B.

    multivariado;

  • C.

    de expectação;

  • D.

    contingente

  • E. orgânico.

Maria foi contratada por um empresa para trabalhar como administradora. Ao longo do seu primeiro ano na empresa, ela reagiu de várias maneiras à sua insatisfação no trabalho.

A seguinte reação de Maria caracteriza a sua coerência quanto à baixa satisfação no trabalho:

  • A.

    Maria teve uma reação de passividade quando pediu demissão da empresa e buscou um novo emprego e teve uma reação destrutiva quando reduziu seu empenho e aumentou seu absenteísmo.

  • B.

    Maria teve um comportamento de negligência e saída como respostas ativas e construtivas para viver condições de trabalho insatisfatórias.

  • C.

    Maria teve uma reação ativa e construtiva quando decidiu esperar que as condições melhorassem e acreditou que a empresa e os seus dirigentes fariam a “coisa certa”.

  • D.

    Maria optou pela voz e pela lealdade como respostas construtivas para melhorar as condições de trabalho.

  • E.

    Maria sentiu-se insatisfeita com as relações altamente hierarquizadas, as atividades repetitivas e burocratizadas, a falta de reconhecimento de seus superiores e teve um comportamento ativo, reduzindo o esforço no trabalho.

João, o melhor aluno do seu curso, acabou de se formar em Administração de Empresas, e foi contratado como trainee numa grande empresa. Ele estava muito satisfeito com o seu novo emprego, que era cheio de desafios e oferecia um salário muito acima do praticado no mercado de trabalho para o seu nível.

Doze meses depois, sua chefia direta estava muito satisfeita com o seu desempenho, e ele foi efetivado na organização. No mesmo período, João soube da contratação de outro recém-formado em Administração, com um ano a menos de experiência do que ele e com um salário superior ao seu salário atual. A partir desse momento, o nível motivacional de João diminuiu drasticamente e ele pensou até em mudar de emprego.

Essa mudança de João se explica porque

  • A.

    as expectativas têm um papel importante para as práticas de motivação, já que as pessoas estão motivadas para trabalhar quando elas esperam poder alcançar aquilo que desejam do seu trabalho.

  • B.

    as pessoas são organismos motivados pelo desejo de satisfazer determinados tipos de necessidades, as quais são universais e se dispõem de forma sequencial ou hierárquica.

  • C.

    as organizações têm um papel importante em proporcionar oportunidades de forma que os seus colaboradores percebam o trabalho como um elemento central da sua própria identidade.

  • D.

    os fatores motivacionais têm um papel importante, já que os colaboradores estarão motivados, se lhes forem atribuídas tarefas verdadeiramente interessantes e ricas em termos de conteúdo.

  • E.

    a equidade tem um papel importante na motivação, já que os funcionários fazem comparações relativamente a si próprios e aos outros funcionários, tanto do seu trabalho quanto dos resultados obtidos.

Das teorias sobre motivação no trabalho, a Teoria da Expectativa considera que o nível motivacional

  • A.

    será alto se a pessoa tiver baixas expectativas quanto à probabilidade de vir a ter sucesso (expectativa baixa).

  • B.

    será baixo se a pessoa acreditar que do seu comportamento decorrerão ganhos pessoais significativos (instrumentalidade baixa).

  • C.

    será baixo se, associados ao seu comportamento, estiverem resultados pessoais positivos (valência baixa).

  • D.

    individual é o resultado de escolhas inconscientes entre várias alternativas comportamentais possíveis que se relacionam com diversos processos psicológicos.

  • E.

    é resultado das relações esforço–desempenho, desempenho– recompensa e recompensa–metas pessoais.

Depois de ter observado a forma como os gestores lidam com os seus trabalhadores, Douglas McGregor concluiu que a forma como os gestores veem a natureza humana se baseia num conjunto de pressupostos e que o gestor tende a moldar o seu comportamento face aos subordinados com base nesses pressupostos. Baseado nisso, ele propôs duas visões distintas relativamente à forma de pensar o homem: (i) uma visão tradicional, designada por Teoria X e (ii) outra, contemporânea, designada como Teoria Y.

Quais são as implicações motivacionais de aceitar a análise de McGregor?

  • A.

    Ao enquadrar essa questão na teoria de necessidades de Maslow, pode-se afirmar que a Teoria X assume que as necessidades de ordem superior dominam os indivíduos, e a Teoria Y assume que as necessidades de ordem inferior são dominantes.

  • B.

    Dentro da concepção da Teoria Y, a tarefa da administração torna-se restrita à aplicação e ao controle da energia humana em direção aos objetivos da organização, já que, sem essa intervenção ativa, as pessoas seriam passivas às necessidades organizacionais.

  • C.

    Não existe evidência empírica de que as premissas de nenhuma das teorias sejam válidas, nem evidência de que a aceitação das premissas da Teoria Y e a alteração do comportamento individual de acordo com ela resultem em um funcionário mais motivado.

  • D.

    A Teoria X tanto fundamenta a administração num processo de criar oportunidades, libertar potenciais, remover obstáculos, encorajar o crescimento e proporcionar a orientação, quanto ajuda a função de Recursos Humanos no processo de enriquecimento do trabalho.

  • E.

    A Teoria Y fundamenta a administração por objetivos, além de propor um estilo de administração centralizador, a reorganização e o redesenho do cargo, de forma que as pessoas possam ser tratadas como um produto que está sendo inspecionado em uma linha de montagem.

Diversas teorias organizacionais foram incorporadas às fundamentações da área de gestão de pessoas de forma que, atualmente, muito se discute sobre os conceitos e a relevância da função para a sobrevivência e a competitividade organizacional. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A teoria da expectância estipula que o comportamento motivado varia conforme a valência, a instrumentalidade e a expectativa atribuídas pelos indivíduos às suas atividades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Spector (2007) a motivação é um estado interior que leva uma pessoa a emitir determinados tipos de comportamentos. Sobre motivação, é correto afirmar:

  • A.

    a motivação extrínseca encontra-se no interior de cada pessoa e está normalmente associada a um desejo. O desejo é que impulsiona os indivíduos para uma ação.

  • B.

    segundo a defi nição de motivação intrínseca, as pessoas somente podem ser motivadas por outra pessoa, o individuo não é capaz de motivar-se sozinho.

  • C.

    motivos cognitivos são baseados no conhecimento, nas opiniões ou crenças de uma pessoa.

  • D.

    Maslow defi ne cinco necessidades básicas para o comportamento humano: fisiológicas, segurança, conhecimento, estima e poder.

  • E.

    a necessidade de poder é positiva quando o gerente quer comandar o grupo pela persuasão e convencimento de suas ideias e negativa quando utiliza o poder para manipular o grupo.

A respeito do conceito de Motivação, assinale a opção incorreta.

  • A.

    As teorias da motivação podem ser classifi cadas em dois grupos: teorias de conteúdo e teorias de processo. No primeiro caso, a motivação se dá em função da satisfação de necessidades; no segundo, a motivação se relaciona a um processo de tomada de decisão.

  • B.

    Maslow cria uma hierarquia das necessidades, agrupando-as em dois grupos, necessidades inferiores e necessidades superiores. No primeiro grupo estão as necessidades fi siológicas e de segurança; no segundo, as sociais, de estima e de auto-realização.

  • C.

    Alderfer redefi niu as cinco necessidades hierarquizadas e as agrupou em três. Denominadas de ERC, signifi cam Existência, Relacionamento e Crescimento. Afi rmou, ainda, ao contrário de Maslow, que não existe somente um sentido progressivo nas necessidades, mas também regressivo.

  • D.

    As Teorias X e Y de McGregor partiram do estudo da prática administrativa norte-americana, sendo X aquela que se apoia na concepção do homem motivado e que quer se desenvolver, tendo sua ênfase no controle.

  • E.

    A Teoria Bifatorial foi construída afi rmando haver dois conjuntos de fatores que variavam em dois contínuos interdependentes: o primeiro seria de fatores higiênicos, externos; o segundo, seria o de motivadores, internos.

Na facilitação de projetos, o gerente deve conhecer e aplicar teorias motivacionais. Segundo a Teoria de Maslow, os três mais baixos níveis de necessidade humana são:

  • A.

    estima, social e segurança.

  • B.

    estima, social e crescimento.

  • C.

    filosófico, segurança e social.

  • D.

    social, fisiológico e segurança.

  • E.

    segurança, realização e biológico.

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