Lista completa de Questões de Administração do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na classificação dos sistemas de informação presentes nas diversas organizações, aquele sistema que apoia o alto escalão executivo da empresa, onde as decisões estratégicas são tomadas, gerando gráficos a partir do processamento e filtragem de dados oriundos de fontes diversas, é denominado sistema de:
suporte executivo.
suporte de decisões.
informações gerenciais.
apoio às operações.
automação executiva.
Segundo Chiavenato, o enfoque de sistemas como uma série de atividades e processos fazendo parte de um todo maior é uma maneira de olhar o mundo e a nós mesmos. No passado os sistemas já existiam, mas não havia meios tecnológicos para se aperceber dessa visão. Considerando as diversas definições de sistemas, assinale a opção INCORRETA.
a organização é um sistema social aberto, cujas partes são dependentes e inter-relacionadas e alcança a homeostase quando satisfaz a pelo menos um dos requisitos: unidirecionalidade ou progresso.
sistema pode se visto como um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas. Dessa definição, temos dois conceitos: o de propósito, ou objetivo, e o de globalismo, ou totalidade.
todo sistema tem um ou mais propósitos ou objetivos. As unidades ou elementos, bem como os relacionamentos, definem um arranjo que visa sempreumobjetivo ou finalidade a alcançar.
todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das suas unidades deverá produzir mudanças em todas as suas outras partes.
os parâmetros dos sistemas são: insumo, produto, transformação, retroação e ambiente. Nos sistemas abertos, temos como contingência a competição com outros sistemas do ambiente.
Ao elaborar seu planejamento estratégico para fixação de objetivos, a empresa de aviação TKX fixou uma série de aspectos do ambiente interno e externo à empresa e chegou às seguintes conclusões: o capital para novos investimentos é insuficiente, a frota de aeronaves encontra-se com idade avançada, os funcionários são altamente qualificados, a concorrência com outras empresas que estão realizando fusões com companhias internacionais está acirrada e o governo federal pretende liberar uma linha de crédito para empresas de aviação que possuam projetos de expansão bem definidos e com período de implementação de curto prazo.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.
Para acompanhar a melhoria do desempenho da empresa TKX, deve-se optar por um indicador de desempenho complexo.
Julgue os itens de 107 a 112, que versam sobre modelagem organizacional, técnicas de mapeamento de processos, notações de processos e construção e mensuração de indicadores de processos.
Uma ferramenta utilizada para desenvolver o mapeamento do processo é o organograma, que procura apresentar o processo passo a passo, ação por ação.
Acerca da gestão de projetos e processos nas organizações, julgue os itens que se seguem.
A sequência de atividades programadas com o compromisso de fornecer um resultado que produza mudança é um exemplo de processo, pois há encadeamento lógico entre as diferentes etapas de produção.
Acerca da gestão de projetos e processos nas organizações, julgue os itens que se seguem.
A identificação dos processos estratégicos da organização que interagem com os processos dos clientes e dos fornecedores caracteriza-se como uma fase do desenvolvimento e implantação de processos nas organizações.
Com referência à gestão de processos e projetos, julgue os próximos itens.
Considere que um servidor público de determinado órgão tenha recebido a incumbência de adequar os processos da organização em que trabalha ao modelo de excelência da gestão da FNQ. Nessa situação, a primeira ação desse servidor deverá ser determinar a maturidade dos processos organizacionais mediante o uso do modelo OPM3.
É o conjunto integrado e sincrônico de insumos, infraestruturas, regras e transformações, que adiciona valor às pessoas que fazem uso dos produtos e/ou serviços gerados:
processo.
diretriz organizacional.
política empresarial.
estratégia.
missão.
Criação de especificações para processos de negócios novos ou modificados dentro do contexto dos objetivos de negócio, de desempenho de processo, fluxo de trabalho, aplicações de negócio, plataformas tecnológicas, recursos de dados, controles financeiros e operacionais e integração com outros processos internos e externos:
análise do processo.
desenho do processo.
implementação do processo.
gerenciamento de desempenho.
refinamento do processo.
Padrões são
um meio para determinar em que grau os objetivos institucionais são cumpridos, os serviços executados e os materiais colocados à disposição dos clientes.
processos que visam atribuir números para descrever ou representar algum objeto ou fenômeno de modo padronizado.
convenções técnicas estabelecidas com a cooperação e o consenso de todas as partes envolvidas, visando à racionalização, à uniformização e à simplificação de serviços e processos.
variáveis, características ou atributos capazes de sintetizar, representar ou dar maior significado ao que se quer avaliar.
dados sobre serviços ou atividades utilizados como fatores de avaliação, definidos a partir das necessidades institucionais e contextualizados à realidade do mercado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...