Lista completa de Questões de Administração do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Funcionários da própria empresa, banco de dados interno, indicações, escolas e universidades, mídia, entre outros, são
orientadores para definir a necessidade de promoções.
orientadores que determinam os custos de um processo.
variáveis de tempo que determinam o treinamento de pessoas.
fontes a explorar na busca de recursos humanos.
fontes para desenhar os cargos da empresa.
Há quatro campos a serem analisados para determinar o universo de exigências geralmente encontrados nos contornos de um cargo. São eles: requisitos mentais, requisitos físicos,
cargos preenchidos e cargos vagos.
cargos ocupados e cargos potenciais.
responsabilidades e condições de trabalho.
responsabilidades sociais e condicionamento físico.
tempo de casa e escolaridade.
Na distribuição do trabalho, a literatura é unânime em apontar que o instrumento que melhor se adapta é
o quadro de distribuição do trabalho (QDT).
a análise de cargos (AC).
a análise de função (AF).
o quadro de relacionamento de tarefas (QRT).
o quadro analítico de processos (QAP).
Administração - Recompensas e Punições - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
As recompensas não financeiras que visam melhorar a qualidade de vida dos funcionários de uma organização são chamadas:
Salário.
Bônus.
Comissões.
Benefícios
Participação nos lucros.
Administração - Recompensas e Punições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Entre as perspectivas clássicas da metodologia do balanced scorecard, a perspectiva financeira possibilita que o gestor acompanhe o desempenho da organização.
A descrição dos cargos existentes em uma organização possibilita ao gestor de recursos humanos a obtenção dos aspectos intrínsecos desses cargos, ao passo que os aspectos extrínsecos são obtidos por meio do procedimento de análise dos cargos.
O salário pago em relação ao cargo ocupado representa apenas uma parcela do pacote de recompensas que as organizações oferecem ao seu pessoal. A oferta de benefícios aos seus colaboradores constitui-se como uma remuneração indireta que faz parte dos atrativos utilizados pelas organizações na retenção de seus talentos.
A oferta de creche para filhos de funcionários pode ser classificada como um benefício com objetivo(s)legais
legais
recreativos
supletivos
assistencial
Leia a frase a seguir:
________________ representa o conjunto de princípios e diretrizes que refletem a orientação e a filosofia da organização no que tange aos assuntos de remuneração de seus funcionários. (Chiavenato, 2010) Tal frase descreve CORRETAMENTE:pesquisa salarial.
estrutura de cargos e salários.
política salarial.
classificação de cargos.
Há uma grande variedade de benefícios sociais. Eles podem ser classificados genericamente em relação à sua exigência legal em benefícios legais e benefícios espontâneos.
São considerados benefícios legais, EXCETO:Salário família.
Seguro de acidentes pessoais.
Auxílio refeição.
Assistência médico-hospitalar.
Administração - Recompensas e Punições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de objetivos, desafios e características da gestão de pessoas e de comportamento organizacional, julgue os próximos itens.
O equilíbrio organizacional pode ser alcançado mediante a troca de contribuições e incentivos na relação entre as pessoas e as empresas. Nessa troca, as pessoas colaboram para facilitar o alcance dos objetivos organizacionais, e as empresas fornecem para esses colaboradores os incentivos que proporcionam a realização de seus objetivos pessoais.
No livro Comportamento organizacional, Stephen Robbins afirma: Programas de reconhecimento de funcionários podem ser de diferentes formatos. Eles vão desde um muito obrigado espontâneo e em particular até programas formais explícitos, nos quais tipos específicos de comportamento são encorajados, e os procedimentos para a conquista do reconhecimento são identificados claramente. Nesse sentido, os programas de reconhecimento
apresentam vantagem óbvia do baixo custo em sua implementação, e sua popularidade está decrescendo nas empresas.
devem ser utilizados em áreas em que os fatores de desempenho não são justos, o que melhora o moral dos funcionários.
devem incluir recompensas que estejam de acordo com o desempenho, e os funcionários precisam perceber esse vínculo entre os dois.
devem incluir recompensas intrínsecas e extrínsecas, que aparecem na forma de programas de reconhecimento do funcionário.
não devem ser realizados de maneira descontraída, já que abordagens informais de comemoração pelos sucessos individuais e pelos da equipe não são eficazes para motivar o desempenho.
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