Questões de Administração do ano 2013

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Quando falamos da gerência dos serviços de saúde, se não podemos airmar que exista uma forma ótima de gerenciar, podemos, pelo menos, identiicar os fatores que diicultam uma gerência eicaz dos serviços de saúde.

Nesse sentido, o papel do gerente é fundamental na articulação das relações entre as pessoas, as estruturas, as tecnologias, as metas e o meio ambiente, incluindo aí os usuários dos serviços. Assinale a alternativa correta:

  • A. O gerente não é apenas o responsável pelo planejamento, organização, coordenação e controle, por alocar, de maneira adequada, os recursos escassos, mas também por mobilizar e comprometer seus funcionários na organização e produção dos serviços de saúde que atendam as necessidades de saúde da população.
  • B. O gerente é apenas responsável pelo planejamento e organização. A coordenação e controle é uma competência dos auxiliares e estagiários, que devem alocar, de maneira adequada, os recursos; também devem se mobilizar e se comprometer, como funcionários, na organização, e executar a produção dos serviços de saúde que atendam as necessidades da população.
  • C. O gerente é o responsável pelo planejamento, organização, coordenação e controle, por alocar, de maneira adequada, os recursos escassos. Mas por mobilizar e comprometer os funcionários na organização, deve recorrer à diretoria desta para que a produção dos serviços de saúde que atendam as necessidades da população seja realizada.
  • D. O gerente não é apenas o responsável pelo plano da organização e pela coordenação do controle, por alocar, de maneira adequada, os recursos dispostos a colaborar, mas, também, por mobilizar e comprometer a direção da organização. Deles depende a produção dos serviços de saúde, que assistam as necessidades da produção.
  • E. E) O gerente não é apenas o responsável pela organização, deve ter coordenação e controle, para aferir, de maneira adequada, os recursos propostos, mas também por agilizar o comprometimento de seus funcionários, para obter na organização a produção dos serviços e a saúde da força de trabalho e que atendam às suas necessidades de saúde.

Para se conhecer uma organização, é preciso que se conheçam as suas “dimensões estruturais”. A dimensão que se refere ao número de atividades ou subsistemas da organização é chamado de

  • A. profissionalismo.
  • B. padronização.
  • C. formalização.
  • D. centralização.
  • E. flexibilidade.

Quando uma organização possui alta especialização, cadeia de comando clara, centralização e alta formalização, esta organização possui uma estrutura que pode ser definida como

  • A. inonativa.
  • B. flexível.
  • C. mecanicista.
  • D. oficina de projetos.
  • E. simples.

Em relação à Tecnologia da Informação (TI), que dá suporte aos processos organizacionais, o sistema que trabalha em um nível mais elevado porque prioriza as informações e não os dados é chamado de:

  • A. Sistema de Processamento de Transações (SPT).
  • B. Sistema de Informações Gerenciais (SIG).
  • C. Sistema de Informações Executivas (SIE).
  • D. Sistema de Apoio à Decisão (SAD).
  • E. Sistema de Informações Operacionais (SIO).

Alexandre Freitas em Traços brasileiros para uma análise organizacional trabalha com cinco traços da cultura brasileira. São eles: a) hierarquia; b) personalismo; c) malandragem; d) sensualismo; e e) aventureiro. Sobre as características-chave desses traços, pode-se afirmar que:

I – hierarquia: a) tendência à centralização do poder dentro dos grupos sociais; e b) passividade e aceitação dos grupos inferiores.

II – sensualismo: gosto pelo sensual e pelo exótico nas relações sociais.

III – aventureiro: a) mais sonhador do que disciplinado; e b) tendência à aversão ao trabalho manual ou metódico.

As afirmativas corretas são:

  • A. somente I e II.
  • B. somente I e III.
  • C. somente II e III.
  • D. I, II e III.
  • E. somente I.

Para Srour “...uma dada cultura organizacional só será conhecida se soubermos reconhecer a ideologia hegemônica que a anima e lhe confere sua lógica [...] a ideologias operam como efeitos das situações sociais ocupadas pelos agentes coletivos”. Então, sobre as ideologias organizacionais, pode-se afirmar que:

I – dizem a todos “quem é quem” e contribuem para definir uma identidade coletiva.

II – incluem os “diferentes”, gerando um ambiente harmônico e de tolerância.

III – racionalizam os interesses, mascarando-os com um verniz lógico.

As alternativas corretas são:

  • A. somente I e II.
  • B. somente I e III.
  • C. somente II e III.
  • D. I, II e III.
  • E. somente III.

Peter Drucker, em Desafios gerenciais para o século XXI identifica o que chama de “fatores importantes que determinam a produtividade do trabalhador do conhecimento”. Qual é o fator que não é importante?

  • A. “autonomia” na execução das tarefas.
  • B. “inovação” continuada como parte do trabalho.
  • C. “formalização” dos procedimentos operacionais padrão.
  • D. “aprendizado” contínuo.
  • E. identificação clara de “qual é a tarefa”.

Quando os indivíduos mostram incompatibilidade entre duas ou mais atitudes ou entre o seu comportamento e suas atitudes, tem-se uma:

  • A. falta de envolvimento no trabalho.
  • B. dissonância cognitiva.
  • C. atitude não avaliativa.
  • D. superposição de similaridade.
  • E. viés de envolvimento.

O conceito de “stakeholder” é uma generalização do clássico conceito de “shareholder”. Sobre esses conceitos, podese afirmar que:

I - “stakeholders” são os interessados nos resultados da organização.

II - “shareholders” são os acionistas, proprietários ou donos dos negócios.

III - “stakeholders” estão relacionados com as organizações privadas, enquanto os “shareholders” estão relacionados com as empresas públicas.

As afirmativas corretas são:

  • A. somente I e II.
  • B. somente I e III.
  • C. somente II e III.
  • D. I, II e III.
  • E. somente I.

A classificação das estratégias em função dos seus comportamentos (comportamento defensivo; comportamento prospectivo; comportamento analítico; e comportamento de reação) foi desenvolvido por

  • A. Igor Ansoff.
  • B. Michael Porter.
  • C. Miles e Snow.
  • D. Peter Certo.
  • E. Henry Mintzberg.
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