Questões de Administração do ano 2014

Lista completa de Questões de Administração do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No início da década de 2000, a entrada da empresa aérea Gol no mercado com uma estratégia “baixo custo-baixa tarifa”, comercializando passagens a preços significativamente inferiores ao das demais companhias aéreas, provocou um grande impacto no mercado de transportes de passageiros, afetando inclusive as empresas de ônibus. Utilizando o modelo de rivalidade ampliada ou modelo de cinco forças de Michael Porter para analisar o setor de ônibus interestaduais, o início das operações da Gol representou para esse setor

  • A. um aumento na atratividade do setor.
  • B. uma oferta de produto ou serviço substituto.
  • C. um novo entrante no setor ou indústria.
  • D. um aumento na rivalidade existente entre os participantes do setor.
  • E. uma expansão no poder de barganha dos fornecedores do setor.

Desde sua introdução, em 1992, com clássico artigo de Robert Kaplan e David Norton publicado pela Harvard Business Review, o Balanced Scorecard vem trazendo mudanças significativas aos processos de planejamento estratégico empresariais que podem ser creditadas principalmente ao fato de o instrumento

  • A. privilegiar os resultados financeiros e o valor adicionado aos acionistas.
  • B. facilitar a implementação da filosofia do foco no cliente.
  • C. estabelecer relação entre o custeio das atividades, a margem de contribuição dos produtos e a lucratividade.
  • D. reorientar a estratégia em torno das competências essenciais.
  • E. integrar e relacionar os elementos, objetivos e perspectivas que geram valor ao longo do tempo.

A empresa DuBEM envolveu todos os seus gestores e funcionários na elaboração do planejamento estratégico empresarial para um horizonte de cinco anos, utilizando uma metodologia bastante detalhada e participativa e fazendo uso de técnicas avançadas de construção de cenários, análise competitiva e estabelecimento de indicadores. Após três anos, ao realizar uma avaliação do realizado frente ao que havia sido planejado, observou que muitas de suas intenções no planejamento estratégico não foram alcançadas, mas outros bons resultados e conquistas ocorreram.

Sobre essa situação, é correto afirmar que

  • A. a empresa incorreu em falhas de planejamento ou execução que levaram ao insucesso do planejamento.
  • B. as técnicas utilizadas foram equivocadas ou mal escolhidas para permitir antecipar claramente os cenários.
  • C. a estratégia realizada incorporou variáveis e contextos emergentes.
  • D. a estratégia definida no planejamento não considerou as restrições do groupthink que ocorrem nas metodologias participativas.
  • E. a metodologia do planejamento estratégico não se mostrou adequada ao porte ou negócio da empresa.

O denominado modelo SECI para a gestão do conhecimento, que apresenta quatro modelos de conversão do conhecimento - Socialização, Externalização, Combinação e Internalização - considera que a Externalização representa

  • A. contratação externa de competências e capacidades críticas.
  • B. divulgação da estratégia da empresa aos stakeholders.
  • C. conversão do conhecimento tácito em explícito.
  • D. implementação de rotinas de aprendizagem e desenvolvimento dos colaboradores.
  • E. avaliação e precificação dos ativos intangíveis e de conhecimento.

A difusão internacional de técnicas e métodos de gestão, tais como o benchmarking, qualidade total e Balanced Scorecard é identificada pela teoria institucional como um processo isomórfico que ocorre dentro de um campo organizacional para reduzir a incerteza associada a problemas tecnológicos, objetivos conflitantes ou exigências institucionais, e resulta de mecanismos e pressões de natureza

  • A. mimética.
  • B. coercitiva.
  • C. normativa.
  • D. basilar.
  • E. difusiva.

Segundo Chiavenato (2003), podem ser identificados dez papéis específicos do administrador, divididos em categorias. Os papéis que envolvem eventos em que o administrador deve fazer uma escolha, requerendo tanto habilidades humanas quanto conceituais, denominam-se

  • A. decisórios.
  • B. individuais.
  • C. interpessoais.
  • D. informacionais.

Em relação às Teorias Clássica, de Fayol, e às da Burocracia, de Weber, é correto afirmar que enfatizaram a variável

  • A. tarefas.
  • B. pessoas.
  • C. estrutura.
  • D. ambiente.

A estrutura formal é explicitada em manuais e descrevem os níveis de autoridade e responsabilidade dos departamentos e seções. A representação gráfica dessa estrutura é feita através do organograma, mas os seguintes fatores concorrem para que seja inviável o funcionamento das organizações somente através da estrutura formal, EXCETO:

  • A. Há situações críticas para as quais há necessidade da elaboração e aplicação de soluções rápidas.
  • B. É praticamente impossível elaborar um conjunto de normas que cubra todas as possíveis situações.
  • C. Existem características do fator humano, com respeito à liderança e aos objetivos pessoais que influem na operação da estrutura.
  • D. A estrutura informal é incentivada pelo alto grau de atendimento às normas formais e surge, especialmente, por imposição da organização.

São alternativas criadas para reduzir ou aumentar a quantidade de informação processada, EXCETO:

  • A. Relações laterais.
  • B. Tarefas autocontidas.
  • C. Sistema de informação vertical.
  • D. Recursos para trabalho em excesso.

A qualidade e a melhoria contínua seguem um processo composto de etapas. Acerca dessas etapas, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Análise do método atual, pelo qual a equipe de melhoria deve analisar o atual método de trabalho para comparar e verificar como pode ser melhorado.
  • B. Estudo piloto da melhoria, pelo qual a equipe desenvolve um esquema piloto para solucionar o problema e melhorar a qualidade e testar a sua relação de custo e benefício.
  • C. Definição da pessoa que será responsável pela melhoria, uma vez que o processo de melhoria contínua precisa de trabalho individual e centralizado para atingir seus objetivos.
  • D. Escolha de uma área de melhoria, como, por exemplo, a redução de percentagem de defeitos, a redução no tempo de ciclo de produção ou a redução no absenteísmo do pessoal.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...