Questões de Administração do ano 2014

Lista completa de Questões de Administração do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma grande empresa redefiniu sua estratégia corporativa e iniciou um processo que inclui reestruturação organizacional, revisão de suas linhas de produtos e a mudança da cultura organizacional. Como instrumento de apoio a essa transformação organizacional, foi implantado o balanced score card para controle do desempenho. Atenção especial vem sendo dada à perspectiva “clientes”, pois a alta direção julga que os problemas mais críticos enfrentados estão relacionados à criação de valor para os clientes da empresa. Seriam indicadores adequados para medir os objetivos relativos a essa perspectiva:

  • A. taxa de defeitos e índice de retenção de clientes;
  • B. liquidez corrente e nível de satisfação dos clientes;
  • C. nível de satisfação dos clientes e participação no mercado;
  • D. rotatividade de estoques e participação no mercado;
  • E. rotatividade de estoques e índice de retenção de clientes.

A Teoria Institucional analisa os “campos organizacionais” e destaca a homogeneização das formas organizacionais dentro de cada campo, chamada “isomorfismo organizacional”. A força que pressiona para o isomorfismo organizacional, relacionada à regulação governamental, é do tipo:

  • A. normativa;
  • B. coercitiva;
  • C. mimética;
  • D. econômica;
  • E. comportamental.

Um gerente de produção precisa decidir entre quatro fornecedores de um equipamento para a fábrica onde trabalha. Ele identificou três critérios para a decisão: preço, qualidade e prazo de entrega. Para avaliar e ordenar os diferentes fornecedores com base nesses critérios, o gerente deve:

  • A. atribuir pesos aos diferentes critérios;
  • B. identificar a situação problema;
  • C. construir uma árvore de decisão;
  • D. implementar a melhor alternativa;
  • E. rever os critérios de decisão.

O gerente de recursos humanos de uma empresa relatou que boa parte de seu tempo era dedicado a atividades de organização. São atividades de organização, na área de recursos humanos:

  • A. avaliação da satisfação dos clientes e desenho dos cargos e tarefas;
  • B. definição dos processos produtivos e melhoria das condições de trabalho;
  • C. estabelecimento de metas de desempenho e controle da qualidade dos produtos;
  • D. definição da estrutura de cargos e salários e desenho de programas de treinamento;
  • E. controle da assiduidade e estabelecimento de metas de desempenho.

A Teoria da Ecologia Organizacional postula que o ambiente é o principal determinante do sucesso e da sobrevivência das organizações, através de um processo de “seleção natural”. Esse processo se inicia com:

  • A. retenção das formas organizacionais mais adaptadas;
  • B. distribuição dos recursos do ambiente entre as organizações;
  • C. surgimento de concorrência no mercado;
  • D. surgimento de isomorfismo organizacional;
  • E. ocorrência de variações nas formas organizacionais.

Coesão refere-se ao grau em que os membros são atraídos entre si e motivados a permanecer como grupo. A coesão é importante porque está associada à produtividade do grupo e pode ser fortalecida quando os membros passam juntos uma grande parte do tempo.

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um fator que aumenta a coesão grupal.

  • A. Acordo sobre os objetivos grupais.
  • B. Tamanho grande do grupo.
  • C. Atratividade pessoal.
  • D. Frequência de interações.
  • E. Competição intergrupal.

Treacy e Wiersema (1995) apresentaram em seu livro A Disciplina dos Líderes de Mercado três possibilidades de posicionamento da empresa para ampliar a oferta de valor para os clientes. São elas:

  • A. Diferenciação, Excelência Operacional e Intimidade Com o Cliente.
  • B. Diferenciação, Liderança em Custos e Enfoque.
  • C. Liderança em Produtos, Excelência Operacional e Intimidade com o Cliente.
  • D. Liderança em Produtos, Liderança em Custos e Intimidade com o Cliente.
  • E. Diferenciação, Liderança em Custos e Intimidade com o Cliente.

Organizações complexas contêm muitas subpartes que exigem coordenação e controle e, quanto mais complexa uma organização , mais difícil atingir a coordenação e o controle. Existem três elementos de complexidade mais comumentes identificados, um deles é a __________________________ que refere-se ao modo como as tarefas desempenhadas pela organização são subdivididas.

A expressão que melhor completa a proposição acima é

  • A. Diferenciação Vertical.
  • B. Amplitude de Controle.
  • C. Formalização Plana.
  • D. Diferenciação Horizontal.
  • E. Diferenciação por Afinidade.

Abordagem que contribui para ilustrar a aplicação da perspectiva humanística nos modelos de gestão e contempla sensos do comportamento que têm como propósito dar melhor disposição a hábitos e comportamentos. Os 5 S do comportamento são: senso de determinação, senso de objetivo, senso de aprendizado, senso de sistematização e senso ético.

Assinale a alternativa que indica a abordagem citada acima.

  • A. Softkeeping.
  • B. Housekeeping.
  • C. Hardkeeping.
  • D. Mindkeeping.
  • E. Humankeeping.

Interdisciplinaridade pode ser definida como

  • A. axiomática comum a um grupo de disciplinas conexas e definida no nível hierárquico imediatamente superior, introduzindo a noção de finalidade.
  • B. coordenação de todas as disciplinas do sistema de ensino inovado, sobre a base de uma axiomática geral sem limites definidos.
  • C. conjunto de disciplinas propostas ao mesmo tempo, sem valorização das relações entre elas.
  • D. justaposição de disciplinas no mesmo nível hierárquico, agrupadas de forma que enfatizem as relações entre elas.
  • E. conjunto específico de conhecimentos com suas próprias características sobre o plano de ensino, a formação de mecanismos, métodos e matérias.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...