Questões de Administração do ano 2014

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As pessoas influenciam os resultados finais da empresa. Para avaliar o desempenho humano em termos globais, Likert aponta três tipos de variáveis: (1) causais; (2) intervenientes; e (3) resultantes.

Assinale a alternativa que apresenta, segundo Likert, uma variável causal:

  • A. Produtividade.
  • B. Comunicações e interação social.
  • C. Atitudes.
  • D. Estrutura Organizacional.
  • E. Custos.

Qual é o objetivo da Matriz GUT?

  • A. Registrar informações da empresa.
  • B. Mapear processos.
  • C. Analisar problemas.
  • D. Identificar problemas.
  • E. Priorizar problemas.

Sistema de Informações Gerenciais (SIG) é um processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa, proporcionando, ainda, a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados. Na Área Operacional um SIG deve contribuir como

  • A. estudo para a racionalização dos fluxos de produção.
  • B. estudo para identificação das necessidades de mercado.
  • C. identificação da estrutura mais adequada de capital.
  • D. otimização do controle administrativo.
  • E. estudo dos custos promocionais e seu grau de efetividade.

Leia atentamente as seguintes afirmações:

1. Um dos papéis da informação é atuar como elemento de ligação entre a estratégia definida e sua execução.

2. Competências específicas da organização colocam o conhecimento e a informação no centro do elo de ligação entre estratégia e execução.

3. Implícita ou explicitamente, a estratégia competitiva é manifestada em processos organizacionais específicos que transformam vários recursos em produtos e serviços que fornecem valor aos clientes.

Quantas delas são verdadeiras?

  • A. Todas são verdadeiras.
  • B. Todas são falsas.
  • C. Somente as duas primeiras são verdadeiras.
  • D. Somente as duas últimas são falsas.
  • E. Somente a primeira é falsa.

Significa que as pessoas precisam assumir o compromisso de assegurar que possuem qualificações, conhecimento e as competências exigidas tanto na atividade atual, como nas futuras atividades (CHIANENATO, 2005, p. 509)

Assinale a alternativa que melhor caracteriza a afirmação acima.

  • A. Agente de Mudança.
  • B. Aprendizagem.
  • C. Planejamento de Vida.
  • D. Gestão por Competências.
  • E. Autogerenciamento da Carreira.

Referente à comparação entre uma organização tradicional e uma organização de aprendizagem, assinale “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as afirmativas falsas:

( ) Nas organizações tradicionais, a visão é compartilhada e emerge de muitos lugares, mas a cúpula é responsável por assegurar que essa visão existe e deve ser alcançada.

( ) Nas organizações de aprendizagem, no quesito liderança e motivação, o líder tem o papel de definir a visão organizacional, providenciar recompensas e punições adequadas e manter o controle das atividades das pessoas.

( ) Os conflitos nas organizações tradicionais são resolvidos por meio do uso do poder e da influência hierárquica.

( ) Nas organizações de aprendizagem, cada pessoa é responsável pelas atividades de seu cargo e o foco está no desenvolvimento de suas competências individuais.

( ) A formulação e a implementação de ideias ocorrem em todos os níveis da organização de aprendizagem.

A alternativa correta é:

  • A. V, F, F, F, F.
  • B. F, F, V, F, V.
  • C. V, F, V, F, V.
  • D. F, F, V, F, F.

No livro “Administração de Recursos Humanos”, Idalberto Chiavenato (2009, p. 19) cita que a partir do século XX, as organizações passaram por três fases distintas: a era da industrialização clássica, a da industrialização neoclássica e a era da informação. Em se tratando do modo de lidar com as pessoas, a era neoclássica se caracteriza por:

  • A. Ter as pessoas como fatores de produção inertes e estáticos, sujeitos a regras e regulamentos rígidos para serem controlados.
  • B. Ter como denominação Administração de Pessoas.
  • C. Considerar as pessoas como seres humanos proativos dotados de inteligência e habilidades e que devem ser impulsionados.
  • D. Tratar as pessoas como recursos organizacionais que precisam ser administrados.

Complete a frase:

Nas organizações de ______________, os ________________ são resolvidos por meio da _______________________________________ e integração dos ___________ de ____________ das ________________ da organização.

  • A. Tradicionais, conflitos, aprendizagem colaborativa, pontos, vistas, pessoas.
  • B. Aprendizagem, conflitos, aprendizagem colaborativa, pontos, vistas, pessoas.
  • C. Tradicionais, conflitos, influência hierárquica, pontos, vistas, chefias.
  • D. Aprendizagem, sistemas, reformulação sistemática, departamentos, áreas, células.

Idalberto Chiavenato, no livro Administração de Recursos Humanos (2009, pag. 201), compara a cultura organizacional, onde na parte superior que está acima no nível da água, estão os aspectos visíveis e superficiais ou aspectos formais e abertos. Na parte submersa estão os aspectos invisíveis e profundos ou aspectos informais e ocultos. São exemplos de aspectos informais e ocultos:

  • A. Percepções e atitudes das pessoas, valores e expectativas e relações afetivas.
  • B. Métodos e procedimentos de trabalho, estrutura organizacional e padrões de influenciação e poder.
  • C. Tecnologias e práticas organizacionais, relações afetivas e políticas e diretrizes de pessoal.
  • D. Medidas financeiras, títulos e descrições de cargos e medidas de produtividade.

Maslow formulou uma teoria da motivação com base no conceito de hierarquia de necessidades que influenciam o comportamento humano. Maslow concebeu essa hierarquia pelo fato de o homem ser uma criatura que expande suas necessidades no decorrer de sua vida. Á medida que o homem satisfaz suas necessidades básicas, outras mais elevadas tomam o predomínio do seu comportamento. Referente às necessidade motivacionais, é correto afirmar:

  • A. Realização do potencial e utilização plena dos talentos individuais são exemplos de necessidades de estima, conforme a pirâmide de Maslow.
  • B. À medida que o indivíduo passa a satisfazer e a controlar suas necessidades fisiológicas e de segurança, surgem, lenta e gradativamente, as necessidades primárias.
  • C. A maior parte das pessoas nas sociedades com elevado padrão, não possuem suas necessidades primárias regularmente satisfeitas, necessitando para satisfação das necessidades a realização de esforço gerando assim grande efeito motivacional.
  • D. À medida que se desce aos níveis socioeconômicos mais baixos, as necessidades primárias, por não serem regulares ou totalmente satisfeitas, passam a predominar no comportamento das pessoas, como objetivos básicos que orientam as suas ações.
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