Questões de Administração do ano 2014

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Os contratos de trabalho por prazo determinado serão válidos quando se tratar de serviços cuja natureza ou transitoriedade justifique sua predeterminação; em atividades empresariais de caráter transitório; e, nos contratos de experiência. O prazo máximo do contrato de experiência é de

  • A. 1 ano.
  • B. 2 anos.
  • C. 60 dias.
  • D. 90 dias.
  • E. 6 meses.

De acordo com a Teoria Geral da Administração, Fayol procurou dividir qualquer empresa em seis funções básicas. Uma delas está relacionada com a produção de bens ou de serviços da empresa e é conhecida como:

  • A. comercial.
  • B. financeira.
  • C. segurança.
  • D. técnica.
  • E. contábil.

O elemento da função administrativa que faz com que os subordinados executem o que deve ser feito e define as relações hierárquicas é conhecido como:

  • A. Planejar.
  • B. Organizar.
  • C. Comandar.
  • D. Coordenar.
  • E. Controlar.

Fayol relacionou 14 princípios que podem ser estudados de forma a complementar aos de Taylor, dentre os quais, destaca-se o que preconiza que a justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa. Tal princípio é conhecido como:

  • A. divisão do trabalho.
  • B. equidade.
  • C. ordem.
  • D. espírito de equipe.
  • E. unidade de direção.

O Fayolismo NÃO se caracteriza pela ênfase:

  • A. na redução de custos operacionais.
  • B. no homem econômico.
  • C. na estrutura organizacional.
  • D. na busca pela máxima eficiência.
  • E. no olhar sobre todas as esferas da organização.

O conceito que corresponde a uma função administrativa que se incumbe do agrupamento de atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa é conhecido como:

  • A. organização.
  • B. planejamento.
  • C. organograma.
  • D. fluxograma.
  • E. funcionograma.

A organização administrativa serve para agrupar e estruturar:

  • A. os recursos humanos da empresa.
  • B. todos os recursos da empresa, pessoas e equipamentos.
  • C. os setores da empresa.
  • D. os equipamentos da empresa.
  • E. os objetivos da empresa.

A organização administrativa deve basear-se em princípios. Um deles estabelece que a organização deve fundamentar-se na divisão do trabalho que provoca a especialização das pessoas em determinadas atividades. Tal princípio é conhecido como:

  • A. Princípio da definição funcional.
  • B. Princípio da responsabilidade.
  • C. Princípio da especialização.
  • D. Princípio da função de linha e de staff.
  • E. Princípio escalar.

Com o crescimento da globalização, a gestão da qualidade tornou-se fundamental para a liderança e para o aperfeiçoamento contínuo de todas as organizações. Com a aplicação de princípios de gestão da qualidade, as organizações produzirão benefícios para clientes, acionistas, fornecedores, comunidades locais, ou seja, para a sociedade em geral. Podemos citar como princípios da gestão da qualidade: foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem de processo, abordagem sistêmica para a gestão, melhoria contínua, abordagem factual para tomada de decisão, e benefícios mútuos nas relações com os fornecedores. O princípio “liderança” tem como uma de suas aplicações:

  • A. compartilhar o conhecimento e a experiência em equipes e grupos.
  • B. melhorar continuamente o sistema por meio da mensuração e avaliação.
  • C. prover liberdade e os recursos exigidos para as pessoas atuarem com responsabilidade.
  • D. identificar os clientes internos e externos, fornecedores e outras partes interessadas do processo.
  • E. entender todas as necessidades e expectativas do cliente relativas aos produtos, prazo de entrega, preço e confiabilidade.

Foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem de processo, abordagem sistêmica para a gestão, melhoria contínua, abordagem factual para tomada de decisão e benefícios mútuos nas relações com os fornecedores são princípios da gestão da qualidade. O princípio “abordagem factual para a tomada de decisão” tem como uma de suas aplicações:

  • A. estabelecer medidas e objetivos para dirigir e rastrear oportunidades de melhorias
  • B. estabelecer claramente a responsabilidade e a autoridade para gerenciar o processo.
  • C. garantir que os dados e as informações sejam suficientemente precisos, confiáveis e acessíveis.
  • D. fazer com que a melhoria contínua de produtos, processos e sistemas seja um objetivo de cada indivíduo na organização.
  • E. estabelecer relacionamentos com fornecedores que equilibrem ganhos de curto prazo, com considerações de longo prazo para a organização e toda a sociedade.
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