Questões de Administração do ano 2016

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O enfoque comportamental na administração, em contraposição ao enfoque técnico, ganhou força durante a Revolução Industrial, devido às más condições de trabalho então vigentes. Nesse sentido, reconheceu-se que, entre as questões fundamentais a serem abordadas, destacava-se o(a)

  • A. melhoria dos métodos de trabalho.
  • B. convergência entre a doutrina social da Igreja e as teses socialistas.
  • C. necessidade de proteção contra o desemprego involuntário.
  • D. reconhecimento de que as necessidades e os desejos do homem no trabalho são distintos dos que o motivam em outras circunstâncias.
  • E. necessidade de melhoria salarial, pois o lucro deveria incorporar-se integralmente ao capital.

Segundo o autor Kets de Vries, paralelos podem ser estabelecidos entre estilos comportamentais neuróticos e fracassos organizacionais. Segundo o autor,

  • A. um estilo de liderança neurótico, capaz de influenciar seu estilo de gerenciamento, é mais facilmente percebido em situações em que o poder é mais diluído na organização.
  • B. quanto mais similares as personalidades disfuncionais dos mais altos executivos, mais perceptível será a conexão da cultura organizacional com os estilos de comportamento.
  • C. os grupos de padrões comportamentais tendem a variar e a mudar muito durante a existência do indivíduo e, consequentemente, nas relações dos altos executivos dentro da organização.
  • D. o comportamento compulsivo caracteriza-se pela permanente sensação de culpa, de autorreprovação, em que a fantasia é a descrença na possibilidade de mudança de rumos.
  • E. o comportamento depressivo é o que leva à percepção de que as relações se caracterizam pela dualidade entre domínio e submissão, em que a fantasia é o não conformismo em ficar à mercê das circunstâncias.

Um dos aspectos da gestão do desempenho é o avaliativo. Existem diferentes metodologias aplicáveis para avaliação de desempenho, porém é fundamental a aplicação acurada e o preparo e isenção do avaliador para evitar erros comuns que podem distorcer o resultado. Um desses erros, apontados com frequência, consiste em nivelar o julgamento do avaliado tomando por base um aspecto do desempenho e generalizando o resultado desse aspecto para todos os demais aspectos sob avaliação. Esse erro é comumente denominado

  • A. projeção.
  • B. tendência central.
  • C. leniência.
  • D. unilateralidade.
  • E. efeito halo.

Considerando a avaliação e a gestão de desempenho nas organizações, assinale a opção correta.

  • A. A avaliação de desempenho fornece feedback ao empregado por meio da identificação de pontos fortes e fracos individuais, o que permite a melhoria de comportamento no trabalho.
  • B. A gestão de desempenho, quando bem realizada, dispensa a realização de acompanhamento e orientação profissional das pessoas nas organizações.
  • C. A avaliação de desempenho pode identificar, nas organizações, aspectos do desempenho humano que, geralmente, não são medidos nos processos de avaliação.
  • D. A avaliação e a gestão de desempenho dispensam treinamento específico para avaliadores e, por isso, podem ser conduzidas por gestores com diferentes níveis de formação e(ou) experiência.
  • E. A avaliação de desempenho contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional no trabalho, devido ao fato de avaliar características comportamentais e de personalidade do indivíduo.

A Teoria da Contingência preconiza

  • A. que o melhor estilo gerencial e as melhores decisões dependem, em cada caso, de muitos fatores, como o ambiente, o pessoal e a situação específica da empresa.
  • B. a criação de unidades organizadas por produto, área geográfica ou clientela, denominadas centros de resultados.
  • C. a importância da divisão do trabalho bem definida e sistemática, com áreas específicas de competências.
  • D. a organização contínua de cargos, limitadas por normas internalizadas na forma de regulamentos e códigos de conduta.
  • E. que os processos de trabalho devem ser organizados para suportar as mais diversas variações, porém as estruturas devem seguir, necessariamente, o princípio hierárquico.

Para o sociólogo Max Weber, uma das vantagens da burocracia na abordagem estruturalista da administração é a

  • A. internalização das normas e dos regulamentos.
  • B. resistência às mudanças.
  • C. despersonalização do relacionamento.
  • D. uniformidade de rotinas e procedimentos.
  • E. categorização como base do processo decisório.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna a seguir.____________________, lógica gerencial que dá forma à dominação racional-legal, apoia- se em competências oficiais, ordenadas por leis ou regulamentos administrativos que são instituídos por autoridades.

  • A. Democracia.
  • B. Autocracia.
  • C. Burocracia.
  • D. Livre Poder.

As organizações, em geral, possuem uma estrutura muito bem definida, cada nível hierárquico possui um grau de autoridade e de responsabilidade necessários para o desempenho de suas funções administrativas. Para que as metas e os objetivos organizacionais sejam alcançados, conforme o planejamento estratégico, é muito importante que a estrutura organizacional seja eficiente. Com relação aos níveis hierárquicos que compõem a estrutura organizacional, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Nível institucional.

2. Nível intermediário.

3. Nível operacional.

( ) Este nível é composto pelos gestores ou gerentes de vários departamentos. Concentrar no desdobramento da estratégia, ou seja, na sua implementação junto aos seus clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores etc.

( ) Este nível é composto pelos colaboradores, pelo corpo técnico e por supervisores. São responsáveis pela execução das ações ou tarefas que foram planejadas e que são necessárias para o funcionamento da organização, propondo correções ou melhorias para o melhor funcionamento dos processos.

( ) Este nível é composto pela presidência e pelos diretores. Concentram-se na interação da organização com o ambiente externo, principalmente nas questões estratégicas, como oportunidades de atuação em novos mercados, lançamento de novos produtos, mas também, na identificação de possíveis ameaças.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3.
  • B. 2, 3, 1.
  • C. 3, 1, 2.
  • D. 3, 2, 1.

Assinale a alternativa correta sobre a qual é a primeira etapa da construção do mapa sucessório.

  • A. Indicação inicial de pessoas cogitadas para o processo sucessório a partir dos resultados dos processos de avaliação
  • B. Reunião dos comitês de sucessão
  • C. Processo de avaliação de todas as pessoas consideradas aptas ou em condições de serem preparadas para ocupar posições críticas dentro da organização ou negócio
  • D. Discussão sobre a inclusão de pessoas na análise que não haviam sido pensadas previamente

Quando as organizações são bem sucedidas, elas tendem a crescer ou, no mínimo, a sobreviver. O crescimento acarreta maior complexidade dos recursos necessários às suas operações, com o aumento de capital, incremento de tecnologia, atividades de apoio etc. E consequentemente provocando aumento do número de pessoas, bem como a necessidade de intensificar a aplicação de seus conhecimentos, habilidades e destrezas indispensáveis à manutenção e competitividade do negócio. Com tudo isso, assegura-se que os recursos materiais, financeiros e tecnológicos sejam utilizados com eficiência e eficácia. E as pessoas passam a significar o diferencial competitivo que mantém e promove o sucesso organizacional, pois elas passam a constituir

  • A. a competência básica da organização, a sua principal desvantagem competitiva em um mundo globalizado, estável e de baixa concorrência.
  • B. a principal estratégia das empresas, pois em um mundo com características fechadas, onde a comunicação não flui entre as pessoas, o que mais prevalece são as atividades de exploração mineral.
  • C. a competência básica da organização, a sua principal vantagem competitiva em um mundo globalizado, instável, mutável e fortemente concorrencial.
  • D. a competência extrajudicial da organização, em sua mais profunda atuação no mercado exterior e sem relações globalizadas.
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