Lista completa de Questões de Administração do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As grandes organizações, ao longo do século XX, por sua própria dinâmica na busca de um padrão de efetividade, têm evoluído. Dentre as assertivas abaixo, seguindo o conceito de organização tradicional, o de organização moderna e o de organização contemporânea, pode-se afirmar:
I. Organização tradicional: de caráter autoritário, hierárquico, vertical, mecanicista e burocrático.
II. Organização contemporânea: caracterizada por um quadro sistêmico, comportamental e orgânico.
III. Organização moderna: erigida sob a influência de tempos mais turbulentos, com a globalização, a estonteante taxa de crescimento da tecnologia e o acirramento da concorrência, para melhor agradar aos clientes, obrigando as empresas a firmarem parcerias com fornecedores e a motivarem os empregados, para poderem atingir, enfim, a excelência empresarial.
Administração - Organização - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017
Ao combinar diferentes partes, mecanismos de coordenação, parâmetros de design e fatores situacionais, as organizações apresentam diferentes configurações estruturais. A respeito dessas configurações, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Uma organização diversificada tem como principal mecanismo de coordenação a padronização de resultados.
( ) Em uma organização missionária, o poder de tomada de decisão é centralizado.
( ) A parte principal de uma organização empreendedora é o núcleo operacional.
( ) A padronização de habilidades é o mecanismo de coordenação principal de uma organização profissional.
( ) Uma organização máquina tem a tecnoestrutura como sua parte principal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Administração - Organização - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017
A respeito dos diversos fatores situacionais que influenciam a escolha dos parâmetros de design organizacional, e vice-versa, assinale a alternativa correta.
Administração - Organização - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017
A partir da década de 1960, diferentes modelos de organização foram identificados e suas características determinadas a cada situação e contexto específico. Dois desses modelos se destacam. O primeiro, adequado a condições de ambiente relativamente estáveis, tarefas especializadas e precisas e hierarquia bem definida. O segundo modelo, condizente com ambientes instáveis, com contínua redefinição de tarefas e de natureza cooperativa. Esses modelos são, respectivamente:
Analise as afirmativas a seguir sobre as diferenças entre descentralização e delegação e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A descentralização é mais estável no tempo, ao passo que a delegação é menos estável no tempo.
( ) A descentralização está ligada ao cargo, enquanto a delegação está ligada à pessoa.
( ) Enquanto a delegação, geralmente, atinge vários níveis hierárquicos, a descentralização atinge somente um nível hierárquico.
( ) Na delegação, a atuação é menos pessoal, ao contrário da descentralização, em que a atuação é mais pessoal.
Assinale a sequência CORRETA.
Oliveira (2013) propõe um esquema básico do sistema de informações gerenciais, no qual, para efeito da elaboração do plano, a empresa deve ser enfocada do ponto de vista de suas funções e atividades, independentemente da estrutura organizacional vigente.
No contexto da decomposição das áreas funcionais, são consideradas funções básicas da administração da produção, EXCETO:
Com relação às vantagens da descentralização, analise as afirmativas a seguir.
I. Os chefes ficam mais próximos dos pontos onde se devem tomar as decisões.
II. O melhor aproveitamento do tempo do trabalhador permite ganhos de eficiência.
III. A falta de uniformidade nas decisões oriundas de modelos engessados gera ganhos.
Está correto o que se afirma em
Leia o fragmento a seguir.
A dimensão objetiva da cultura __________ está calcada em artefatos e representações, enquanto a sua dimensão subjetiva demanda padrões compartilhados de __________. Ambas são adotadas pelo grupo e utilizadas como maneiras de resolver problemas __________.
Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
O organograma, de maneira geral, é uma ferramenta que contribui para a gestão de departamento, áreas e, por vezes, contribui também para evitar o desvio de função. Araújo (2011) aborda que o Organograma é uma representação feita em gráficos para definir de forma hierárquica a organização de uma instituição qualquer; um negócio, uma repartição pública, uma empresa, etc. A finalidade de um organograma é definir com perfeita ordem a função que desempenha cada membro. Assim, entre tantas técnicas existentes, analise as afirmativas abaixo que identificam as técnicas para elaboração de um Organograma e marque a alternativa correta.
Analise as afirmativas a seguir.
I. Estrutural
II. Radial
III. Em Cone
IV. Funcional
V. Matricial
Marque a alternativa correta.
Em organizações públicas, ____________________ são muito utilizados, uma vez que representam visualmente a estrutura organizacional de um setor ou da própria organização. O principal propósito deste modelo estrutural é apresentar a hierarquização e as relações de poder/obediência entre os diferentes setores da organização. A lacuna acima pode ser corretamente preenchida pelo termo:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...