Questões de Administração do ano 2017

Lista completa de Questões de Administração do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As grandes organizações, ao longo do século XX, por sua própria dinâmica na busca de um padrão de efetividade, têm evoluído. Dentre as assertivas abaixo, seguindo o conceito de organização tradicional, o de organização moderna e o de organização contemporânea, pode-se afirmar:

I. Organização tradicional: de caráter autoritário, hierárquico, vertical, mecanicista e burocrático.

II. Organização contemporânea: caracterizada por um quadro sistêmico, comportamental e orgânico.

III. Organização moderna: erigida sob a influência de tempos mais turbulentos, com a globalização, a estonteante taxa de crescimento da tecnologia e o acirramento da concorrência, para melhor agradar aos clientes, obrigando as empresas a firmarem parcerias com fornecedores e a motivarem os empregados, para poderem atingir, enfim, a excelência empresarial.

  • A. As alternativas I e II estão corretas.
  • B. Apenas a alternativa I está correta.
  • C. Apenas a alternativa II está correta.
  • D. Apenas a alternativa III está correta.
  • E. As alternativas I, II e III estão corretas.

Ao combinar diferentes partes, mecanismos de coordenação, parâmetros de design e fatores situacionais, as organizações apresentam diferentes configurações estruturais. A respeito dessas configurações, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Uma organização diversificada tem como principal mecanismo de coordenação a padronização de resultados.

( ) Em uma organização missionária, o poder de tomada de decisão é centralizado.

( ) A parte principal de uma organização empreendedora é o núcleo operacional.

( ) A padronização de habilidades é o mecanismo de coordenação principal de uma organização profissional.

( ) Uma organização máquina tem a tecnoestrutura como sua parte principal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. F – F – V – V – V.
  • B. V – F – F – V – V.
  • C. V – V – V – F – V.
  • D. F – V – F – V – F.
  • E. V – F – V – F – F.

A respeito dos diversos fatores situacionais que influenciam a escolha dos parâmetros de design organizacional, e vice-versa, assinale a alternativa correta.

  • A. Quanto maior a organização, menor o tamanho de sua unidade média.
  • B. Quanto mais regulado o sistema técnico, menos formalizado é o trabalho operacional.
  • C. Quanto mais estável o ambiente organizacional, mais orgânica é a sua estrutura.
  • D. Quanto mais complexo o ambiente de uma organização, mais centralizada é a sua estrutura.
  • E. Quanto maior o controle externo de uma organização, mais centralizada e formalizada é sua estrutura.

A partir da década de 1960, diferentes modelos de organização foram identificados e suas características determinadas a cada situação e contexto específico. Dois desses modelos se destacam. O primeiro, adequado a condições de ambiente relativamente estáveis, tarefas especializadas e precisas e hierarquia bem definida. O segundo modelo, condizente com ambientes instáveis, com contínua redefinição de tarefas e de natureza cooperativa. Esses modelos são, respectivamente:

  • A. o linear e o orgânico.
  • B. o departamentalizado e o inovador.
  • C. o mecanicista e o orgânico.
  • D. o formalizado e o inovador.
  • E. o estruturado e o dinâmico.

Analise as afirmativas a seguir sobre as diferenças entre descentralização e delegação e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A descentralização é mais estável no tempo, ao passo que a delegação é menos estável no tempo.

( ) A descentralização está ligada ao cargo, enquanto a delegação está ligada à pessoa.

( ) Enquanto a delegação, geralmente, atinge vários níveis hierárquicos, a descentralização atinge somente um nível hierárquico.

( ) Na delegação, a atuação é menos pessoal, ao contrário da descentralização, em que a atuação é mais pessoal.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V V F F
  • B. F V F F
  • C. F V V F
  • D. V F V V

Oliveira (2013) propõe um esquema básico do sistema de informações gerenciais, no qual, para efeito da elaboração do plano, a empresa deve ser enfocada do ponto de vista de suas funções e atividades, independentemente da estrutura organizacional vigente.

No contexto da decomposição das áreas funcionais, são consideradas funções básicas da administração da produção, EXCETO:

  • A. Fabricação.
  • B. Manutenção.
  • C. Qualidade.
  • D. Distribuição.

Com relação às vantagens da descentralização, analise as afirmativas a seguir.

I. Os chefes ficam mais próximos dos pontos onde se devem tomar as decisões.

II. O melhor aproveitamento do tempo do trabalhador permite ganhos de eficiência.

III. A falta de uniformidade nas decisões oriundas de modelos engessados gera ganhos.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

Leia o fragmento a seguir.

“A dimensão objetiva da cultura __________ está calcada em artefatos e representações, enquanto a sua dimensão subjetiva demanda padrões compartilhados de __________. Ambas são adotadas pelo grupo e utilizadas como maneiras de resolver problemas __________.

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

  • A. competitiva – religiosidade e certezas – de motivação e de aprendizado.
  • B. contingencial – crenças e expectativas – de avaliação motivacional e de reconhecimento externo.
  • C. organizacional – crenças e expectativas – de adequação interna e de adaptação externa.
  • D. contingencial – métodos e processos – de adequação interna e de adaptação externa.
  • E. organizacional – religiosidade e certezas – de aprendizagem intensiva e de conhecimento específico.

O organograma, de maneira geral, é uma ferramenta que contribui para a gestão de departamento, áreas e, por vezes, contribui também para evitar o desvio de função. Araújo (2011) aborda que o Organograma é uma representação feita em gráficos para definir de forma hierárquica a organização de uma instituição qualquer; um negócio, uma repartição pública, uma empresa, etc. A finalidade de um organograma é definir com perfeita ordem a função que desempenha cada membro. Assim, entre tantas técnicas existentes, analise as afirmativas abaixo que identificam as técnicas para elaboração de um Organograma e marque a alternativa correta.

Analise as afirmativas a seguir.

I. Estrutural

II. Radial

III. Em Cone

IV. Funcional

V. Matricial

Marque a alternativa correta.

  • A. Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.
  • B. Somente as alternativas I, II, IV e V estão corretas.
  • C. Somente as alternativas I, III, VI e V estão corretas.
  • D. Somente as alternativas II, III, IV e V estão corretas.
  • E. Somente as alternativas II, IV e V estão corretas.

Em organizações públicas, ____________________ são muito utilizados, uma vez que representam visualmente a estrutura organizacional de um setor ou da própria organização. O principal propósito deste modelo estrutural é apresentar a hierarquização e as relações de poder/obediência entre os diferentes setores da organização. A lacuna acima pode ser corretamente preenchida pelo termo:

  • A. organogramas.
  • B. ofícios.
  • C. documentos.
  • D. arquivos.
  • E. editais.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...