Questões de Administração do ano 2017

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Qual o tipo de liderança em que os seguidores atribuem capacidades heroicas ou extraordinárias a seus líderes quando observam determinados comportamentos?

  • A. Carismática
  • B. Autocrática
  • C. Democrática
  • D. Liberal

Qual tipo de controle tem por objetivo avaliar o desempenho de uma atividade ou processo depois de sua realização, também conhecido como controle por feedback?

  • A. Preventivo
  • B. Posterior
  • C. Simultâneo
  • D. Empático

A percepção depende tanto dos estímulos físicos quanto da relação desses estímulos com o ambiente e das condições internas individuais. Uma pessoa pode perceber um vendedor que fale depressa demais como agressivo e falso; outra pessoa pode vê-lo como inteligente e prestativo. Cada uma reagirá de forma diferente a esse mesmo vendedor. É correto afirmar que a tendência que temos de transformar a informação em significados pessoais e interpretá-la de modo que ela se adapte a nossos prejulgamentos é definida como:

  • A. Atenção Seletiva.
  • B. Distorção Seletiva.
  • C. Retenção Seletiva.
  • D. Percepção Subliminar.
  • E. Atenção Subliminar.

Durante um treinamento direcionado para o tema Motivação, o instrutor explicou sobre as características básicas que servem para a definição da motivação. Pode-se afirmar que a característica básica onde os fatores de maior importância são: o que mantém as pessoas ativas (estímulo) e a força de um indivíduo para adotar o comportamento desejado (escolha comportamental) é definida como:

  • A. intencional.
  • B. individual.
  • C. multifacetada.
  • D. controlada.
  • E. objetiva.

Um gestor planeja, organiza, conduz e controla os recursos para alcançar os objetivos coorporativos por intermédio de terceiros. Pode-se afirmar que o processo de delegação e coordenação de tarefas e alocação de recursos para alcançar os objetivos traçados é definido como:

  • A. Planejamento.
  • B. Organização.
  • C. Liderança.
  • D. Controle.
  • E. Feedback.

Considerando-se as diferenças existentes entre os líderes e gerentes, é correto afirmar que:

  • A. os Gerentes tomam uma atitude impessoal e passiva em relação aos objetivos, já os Líderes tomam uma atitude ativa e pessoal em relação aos objetivos.
  • B. os Gerentes procuram o risco quando as oportunidades são interessantes, já os Líderes evitam o risco.
  • C. os Gerentes se relacionam com as pessoas de modo direto e com empatia, já os Líderes preferem trabalhar com pessoas, mas com pouco envolvimento emocional.
  • D. os Líderes focam no processo, no “como” as decisões são tomadas, em vez de quais decisões devem ser tomadas, já os Gerentes focam nos pontos importantes dos eventos e decisões.
  • E. os Líderes tomam uma atitude impessoal e passiva em relação aos objetivos, já os Gerentes tomam uma atitude ativa e pessoal em relação aos objetivos.

A comunicação é absolutamente fundamental para um bom administrador. Todos os papéis e funções da administração envolvem comunicação, que também é importante para compartilhar a estratégia, os objetivos e a cultura da empresa. Dentre as assertivas abaixo, seguindo o conceito de comunicação organizacional, é correto afirmar:

I. Comunicação Vertical é o fluxo de informações que ocorre na cadeia de comando organizacional. É uma comunicação formal.

II. Comunicação Horizontal é o fluxo de informações entre colegas e pessoas que ocupam cargos do mesmo nível. É uma comunicação formal, mas não segue a cadeia de comando.

III. A conversa entre os funcionários é informal e flui em todas as direções. Os funcionários reclamam, compartilham ideias, conversam sobre questões profissionais, pessoais e banalidades.

  • A. As Alternativas I e II estão corretas.
  • B. Apenas a alternativa I está correta.
  • C. Apenas a alternativa II está correta.
  • D. dApenas a alternativa III está correta.
  • E. As Alternativas I, II e III estão corretas.

Paulo, durante a capacitação de um empregado, relata a existência de cinco dimensões fundamentais, que podem ser ajustadas para prover o aprimoramento da produtividade dos funcionários e da qualidade de vida profissional. A dimensão que é descrita como o retorno de informações que os funcionários têm quanto à qualidade de seu desempenho é definida como:

  • A. identidade da tarefa.
  • B. variedade de habilidades.
  • C. significância da tarefa.
  • D. autonomia.
  • E. feedback.

Um dos componentes do Sistemas de Informações Gerenciais(SIG), que é definido como a ação sucedânea que pode levar, de forma diferente, ao mesmo resultado, é:

  • A. recurso.
  • B. informação.
  • C. dado.
  • D. alternativa.
  • E. tratamento.

Algumas vantagens estão presentes no modelo de departamentalização funcional. Dentre as assertivas abaixo, pode-se considerar como uma vantagem desse modelo:

I. Permite economia de escala pela utilização integrada de pessoas, máquinas e produção em massa.

II. É adequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.

III. Permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada.

  • A. Alternativas I e II estão corretas.
  • B. Alternativas I e III estão corretas.
  • C. Apenas a alternativa II está correta.
  • D. Apenas a alternativa III está correta.
  • E. I, II e III estão corretas.
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