Questões de Administração do ano 2017

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____________ é específico para jovens, de nível superior que terão cargos de responsabilidade maior na empresa. Pode ser de curta duração ou pode levar até meses. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

  • A. Estágios
  • B. Trainees
  • C. Integração
  • D. Coaching
  • E. On the job

A identificação das competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais constitui uma das etapas mais importantes do processo de gestão por competências. Geralmente, o primeiro passo para essa identificação é a realização da pesquisa documental, em que são analisados o conteúdo da missão, a visão de futuro, os objetivos e outros documentos relativos à estratégia da organização. De acordo com a literatura nacional da área, esta fase consiste

  • A. na comparação entre os planos de capacitação anteriores da instituição e os resultados obtidos pelas ações de capacitação.
  • B. na realização de um diagnóstico ocupacional para o levantamento de pontos fracos e pontos fortes da organização.
  • C. no desenvolvimento de uma avaliação do mapa estratégico da instituição para apontar possíveis discrepâncias entre os objetivos estratégicos e a missão da organização.
  • D. na formulação das políticas e diretrizes para a captação e o desenvolvimento de competências em todos os níveis administrativos.
  • E. na realização da coleta de dados com pessoas-chave da organização, para que tais dados sejam cotejados com a análise documental.

Atualmente e de forma predominante, as práticas de Qualidade de Vida no Trabalho – QVT – nas organizações têm utilizado programas que visam no fortalecimento do trabalhador no sentido de resistir às intempéries do trabalho ou à compensação dos desgastes vivenciados por eles nos contextos organizacionais, investindo em atividades do tipo anti-estresse, como ioga, ginástica laboral e dança de salão, por exemplo. Essa forma de abordagem, que considera o indivíduo como uma variável de ajuste na organização e o responsável por garantir sua própria QVT, é denominada de

  • A. psicoativa e hegemônica.
  • B. recreativa e produtivista.
  • C. assistencialista e hegemônica.
  • D. humanista e produtivista.
  • E. psicoativa e recreativa.

A capacidade do indivíduo de usar corretamente uma informação genérica em uma situação nova e específica, entre as categorias de taxonomia cognitiva propostas por Bloom, é chamada de

  • A. generalização.
  • B. aplicação.
  • C. complexidade.
  • D. compreensão.
  • E. transferência.

Analise os itens abaixo, referentes às condições para a aprendizagem e para o desempenho considerado competente:

I Modos de entrega da instrução

II Qualidade das mídias e recurso de ensino

III Suporte Gerencial e psicossocial

IV Motivação para aprender

V Valor instrumental do treinamento

São condições externas à aprendizagem induzidas por TD&E os itens

  • A. I e II, somente.
  • B. II e III, somente.
  • C. II, III e IV.
  • D. III, IV e V.
  • E. II, III e V.

Considerando a competência “realizar análises financeiras com precisão utilizando modelos de mensuração de riscos de projetos” e as orientações de descrição de competências adotadas pelo governo federal do Brasil, analise as afirmativas abaixo:

I A competência está incompleta, pois não possui condição.

II O trecho “utilizando modelos de mensuração de riscos de projetos” é a condição da competência.

III A competência está incompleta, pois não possui critério.

IV O trecho “utilizando modelos de mensuração de riscos de projetos” é o critério da competência.

V O trecho “com precisão” é o critério da competência.

VI O trecho “com precisão” é a condição da competência.

Estão CORRETAS as afirmativas

  • A. II e V.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. I e V.
  • E. III e VI.

A amplitude de controle é descrita, na área de psicologia organizacional e do trabalho, como o número de subordinados em uma instituição que um gerente pode coordenar de forma eficaz e eficiente. Sobre a amplitude de controle é CORRETO afirmar que

  • A. maior amplitude institucional diminui o custo, mas pode gerar queda de desempenho do grupo.
  • B. maior amplitude aumenta o custo e gera queda de desempenho pela perda de contato direto com os colaboradores.
  • C. menor amplitude amplia o controle próximo e torna as decisões mais ágeis pelo menor número de níveis gerenciais.
  • D. menor amplitude torna a comunicação mais lenta, eliminando níveis gerenciais na instituição.
  • E. menor amplitude adiciona níveis gerenciais, tornando as decisões mais ágeis.

De acordo com Kirkpatrick (2010), o instrumento utilizado para medir o nível de satisfação da audiência com o treinamento recebido, por meio da opinião dos participantes, objetivando avaliar diversos aspectos do curso, como instalação, ambiente físico, recursos utilizados, conteúdo teórico ou prático, desempenho dos palestrantes, duração, entre outras características, é denominada de avaliação

  • A. da organização.
  • B. de impacto.
  • C. de resultados.
  • D. de desempenho.
  • E. de reação.

alguns ambientes de trabalho, como o escolar, por exemplo, não são passíveis de análise ergonômica, pois não produzem bens e nem utilizam maquinário ou mobiliário que possa produzir prejuízos psicofisiológicos ao ser humano.

  • A. avaliação bilateral.
  • B. avaliação global de desempenho.
  • C. modelo de avaliação de mão única.
  • D. avaliação 360 graus.
  • E. avaliação multifatorial de desempenho.

A avaliação de desempenho permite ao gestor tomar conhecimento do trabalho que está sendo realizado pelos seus colaboradores dentro da organização e tem sido utilizada com bastante frequência por diversos segmentos da administração nas últimas décadas. Analise as afirmativas abaixo.

I Seus resultados podem colaborar na determinação e no desenvolvimento de uma política adequada de Recursos Humanos.

II É um instrumento que possibilita a melhora da qualidade do trabalho e, por conseguinte, da própria qualidade de vida dentro das organizações.

III Seu uso permite avaliar com eficiência como cada funcionário está desempenhando seu papel na organização, entretanto, não consegue medir o desempenho de grupos organizacionais.

IV É um instrumento não recomendado para localizar problemas de supervisão e gerência em instituições do serviço público.

V Fornece oportunidades de crescimento e condições de efetiva participação a todos os membros da organização, considerando tanto os objetivos organizacionais quanto os individuais.

As afirmativas que apresentam características da avaliação de desempenho são

  • A. I, III e IV.
  • B. I, III e IV.
  • C. III, IV e V.
  • D. II, IV e V.
  • E. I, IV e V.
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