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As equipes de trabalho passam por diferentes fases até atingirem o ponto em que o desempenho das tarefas seja favorecido. Em uma destas fases, a coesão e a identificação dos membros da equipe evidenciam relações mais próximas entre os membros. Além disso, sentimentos e percepções são compartilhados frequentemente e há uma concordância explícita com as metas e os objetivos da equipe. Essas características se referem ao estágio chamado de
Apesar de os estudos acadêmicos sobre a motivação serem numerosos e diversificados na área de gestão de pessoas, os pesquisadores ainda não conseguiram criar um modelo que responda a todas as questões deixadas em aberto pelas teorias existentes sobre o assunto porque
Com relação aos conceitos de treinamento, desenvolvimento e educação, considere as afirmativas abaixo.
I A avaliação da aprendizagem diz respeito à avaliação das diferenças de desempenho dos treinandos antes e depois do treinamento, em termos de objetivos instrucionais.
II No processo de transferência de aprendizagem, a retenção e a generalização são mensuradas nas avaliações de reação.
III Desenvolvimento organizacional é um programa educacional de curto prazo orientado no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas e de renovação de uma organização.
IV As avaliações sistemáticas de necessidades de treinamento, quando implementadas, devem estar relacionadas às competências organizacionais e ao alinhamento às estratégias organizacionais.
Estão CORRETAS as afirmativas
As competências podem ser agrupadas e organizadas em diferentes tipologias. Uma das principais categorias de competências refere-se às atividades mais importantes da organização, fundamentais para a sua sobrevivência e centrais para sua estratégia. Esse tipo de competência é denominado de:
Denominam-se trilhas de aprendizagem os caminhos alternativos e flexíveis para promover o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo em uma organização (Freitas, 2002). Para que uma trilha de aprendizagem atinja o seu objetivo é necessário que
A taxonomia de objetivos educacionais de Bloom (1956) tem sido utilizada em diversos programas de treinamento e desenvolvimento em ambientes organizacionais. A Taxonomia de Objetivos no Domínio Cognitivo" é uma estrutura que pode ser aplicada para planejar, projetar e avaliar a efetividade da aprendizagem e de treinamentos. Dentre as categorias que compõem este domínio está a avaliação, que se propõe a
O Guia da Gestão da Capacitação por Competências do Governo Federal sugere uma série de cuidados metodológicos para a descrição de competências. Com base na proposta de competência descrita no quadro a seguir, analise as afirmativas abaixo.
"Capacidade de compreender os objetivos da instituição".
I Carece de elementos para ser considerada referencial de desempenho;
II Ausência de comportamentos objetivos e passíveis de observação no ambiente de trabalho;
III Carece de critério associado a esta competência;
IV Aponta um verbo e um objeto de ação, sem descrever critérios e condições associados a competência;
V A proposta contempla todos os quesitos para ser considerada como competência válida.
Estão CORRRETAS as afirmativas
De acordo com a literatura, o objetivo do mapeamento de competências, enquanto ferramenta de gestão de pessoas, é
Todo recrutamento interno tem vantagens e desvantagens que podem impactar o funcionamento e a estrutura das organizações. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nos parênteses:
A sequência CORRETA é
É CORRETO afirmar que o clima organizacional
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