Questões de Administração do ano 2017

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As equipes de trabalho passam por diferentes fases até atingirem o ponto em que o desempenho das tarefas seja favorecido. Em uma destas fases, a coesão e a identificação dos membros da equipe evidenciam relações mais próximas entre os membros. Além disso, sentimentos e percepções são compartilhados frequentemente e há uma concordância explícita com as metas e os objetivos da equipe. Essas características se referem ao estágio chamado de

  • A. formação.
  • B. normatização.
  • C. desempenho.
  • D. conflito.
  • E. desintegração.

Apesar de os estudos acadêmicos sobre a motivação serem numerosos e diversificados na área de gestão de pessoas, os pesquisadores ainda não conseguiram criar um modelo que responda a todas as questões deixadas em aberto pelas teorias existentes sobre o assunto porque

  • A. as pesquisas sobre satisfação, principalmente a partir da década de 1980, passaram a explicar com mais propriedade os processos motivacionais, relegando as teorias motivacionais a um segundo plano.
  • B. as diversas teorias explicativas sobre a motivação não apresentavam suporte empírico forte o suficiente para validar as explanações teóricas sobre a sua causalidade e funcionalidade.
  • C. há disparidade entre o que se apresenta conceitualmente e o que se espera na prática da aplicação das teorias motivacionais.
  • D. a heterogeneidade de teorias sobre motivação levou os pesquisadores a abandonarem paulatinamente as investigações sobre o tema.
  • E. o tema motivação era apenas um modismo, como tantos outros no meio acadêmico, não havendo uma metodologia consistente de investigação.

Com relação aos conceitos de treinamento, desenvolvimento e educação, considere as afirmativas abaixo.

I A avaliação da aprendizagem diz respeito à avaliação das diferenças de desempenho dos treinandos antes e depois do treinamento, em termos de objetivos instrucionais.

II No processo de transferência de aprendizagem, a retenção e a generalização são mensuradas nas avaliações de reação.

III Desenvolvimento organizacional é um programa educacional de curto prazo orientado no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas e de renovação de uma organização.

IV As avaliações sistemáticas de necessidades de treinamento, quando implementadas, devem estar relacionadas às competências organizacionais e ao alinhamento às estratégias organizacionais.

Estão CORRETAS as afirmativas

  • A. I, II e IV, somente.
  • B. I e III, somente.
  • C. II, III e IV, somente.
  • D. I e IV, somente.
  • E. I, II, III e IV.

As competências podem ser agrupadas e organizadas em diferentes tipologias. Uma das principais categorias de competências refere-se às atividades mais importantes da organização, fundamentais para a sua sobrevivência e centrais para sua estratégia. Esse tipo de competência é denominado de:

  • A. competências distintivas.
  • B. competências organizacionais.
  • C. competências de suporte.
  • D. capacidades dinâmicas.
  • E. competências essenciais.

Denominam-se trilhas de aprendizagem os caminhos alternativos e flexíveis para promover o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo em uma organização (Freitas, 2002). Para que uma trilha de aprendizagem atinja o seu objetivo é necessário que

  • A. o indivíduo defina um curso de ação para o seu crescimento profissional, sempre alinhado com as estratégias organizacionais.
  • B. as trilhas utilizem meios oriundos da produção acadêmico-científica da área como material preferencial.
  • C. os objetivos definidos não estejam vinculados à formação de competências administrativas e gerenciais.
  • D. os objetivos definidos priorizem as competências pessoais, pois é focando as competências individuais que o todo processo de treinamento se fundamenta.
  • E. as trilhas possuam orientação de obrigatoriedade, assim como as grades de treinamento, apesar da natureza metodológica diferente de ambas.

A taxonomia de objetivos educacionais de Bloom (1956) tem sido utilizada em diversos programas de treinamento e desenvolvimento em ambientes organizacionais. A “Taxonomia de Objetivos no Domínio Cognitivo" é uma estrutura que pode ser aplicada para planejar, projetar e avaliar a efetividade da aprendizagem e de treinamentos. Dentre as categorias que compõem este domínio está a avaliação, que se propõe a

  • A. julgar o valor do conhecimento.
  • B. aplicar o conhecimento em situações concretas.
  • C. combinar partes não organizadas para formar um todo.
  • D. identificar as partes e suas inter-relações.
  • E. captar o significado da informação e utilizá-la em contextos diferentes.

O Guia da Gestão da Capacitação por Competências do Governo Federal sugere uma série de cuidados metodológicos para a descrição de competências. Com base na proposta de competência descrita no quadro a seguir, analise as afirmativas abaixo.

"Capacidade de compreender os objetivos da instituição".

I Carece de elementos para ser considerada referencial de desempenho;

II Ausência de comportamentos objetivos e passíveis de observação no ambiente de trabalho;

III Carece de critério associado a esta competência;

IV Aponta um verbo e um objeto de ação, sem descrever critérios e condições associados a competência;

V A proposta contempla todos os quesitos para ser considerada como competência válida.

Estão CORRRETAS as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. II, III e IV, somente.
  • C. II e III, somente.
  • D. I e III, somente.
  • E. I e V.

De acordo com a literatura, o objetivo do mapeamento de competências, enquanto ferramenta de gestão de pessoas, é

  • A. servir como instrumento de redimensionamento de pessoal, adequando as competências individuais às competências requeridas no regimento interno da instituição.
  • B. proporcionar dados fidedignos para captação de novos recursos e investimento nos processos de seleção de pessoal.
  • C. investir no aprimoramento das ações de educação corporativa, possibilitando a economia de recursos a curto prazo.
  • D. melhorar a relação entre empregador e empregado, por meio de treinamento nas unidades de maior conflito e pouca produtividade.
  • E. identificar a discrepância entre as competências necessárias para concretizar a estratégia corporativa e as competências internas existentes na organização.

Todo recrutamento interno tem vantagens e desvantagens que podem impactar o funcionamento e a estrutura das organizações. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nos parênteses:

A sequência CORRETA é

  • A. V, V, V, F, F.
  • B. V, F, V, V, F.
  • C. V, V, F, F, F.
  • D. V, F, V, F, F.
  • E. V, V, V, V, F.

É CORRETO afirmar que o clima organizacional

  • A. envolve alguns elementos da cultura organizacional, mas é menos superficial que esta.
  • B. determina a cultura organizacional, pois está diretamente relacionado às variáveis da percepção humana do ambiente de trabalho.
  • C. possui variáveis estruturais e dinâmicas que impossibilitam o uso de medidas de comportamento organizacional ou outra ferramenta de diagnóstico e de gestão.
  • D. avalia as percepções compartilhadas pelos colaboradores sobre diversos aspectos da organização.
  • E. é um julgamento avaliativo que o empregado faz sobre o seu trabalho ou sua situação de trabalho.
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