Questões sobre Abordagem Comportamental da Administração

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Cada organização é um sistema complexo e humano, com características próprias, com a sua própria cultura e com um sistema de valores, os quais determinam a estrutura de informações e os procedimentos de trabalho. Todo esse conjunto de variáveis deve ser continuamente observado, analisado e aperfeiçoado para que tenha como resultado produtividade e motivação ótimas. A fim de que permita capacidade inovadora, a estrutura organizacional deve ter as seguintes características:

  • A.

    reação inflexível às exigências mutáveis, senso de identidade, perspectiva exata do meio ambiente e integração dos participantes;

  • B.

    adaptabilidade, senso de identidade, perspectiva exata do meio ambiente e integração dos participantes;

  • C.

    adaptabilidade, alienação do emprego, perspectiva exata do meio ambiente e individualismo dos participantes;

  • D.

    reação inflexível às exigências mutáveis, alienação do emprego, senso de identidade e perspectiva exata do meio ambiente;

  • E.

    adaptabilidade, reação inflexível às exigências mutáveis, alienação do empregado e individualismo dos participantes.

Um profissional deve desenvolver dois tipos de competências, a técnica e a interpessoal. O desenvolvimento da competência interpessoal exige a aquisição de habilidades que facilitem a compreensão do conteúdo da comunicação entre duas pessoas. Uma dessas habilidades é a verificação da percepção, que consiste em

  • A.

    identificar ou especificar sua percepção sobre os seus próprios sentimentos, esclarecendo ao outro como ele deve se relacionar em situações de conflito.

  • B.

    dizer sua percepção sobre o que o outro está sentindo, a fim de verificar a compreensão de seus sentimentos, além do conteúdo das palavras.

  • C.

    dizer aquilo que você intui sobre as consequências que seus comportamentos podem ocasionar aos outros.

  • D.

    identificar ou especificar os sentimentos que a equipe possue em relação ao outro.

  • E.

    relatar ao outro seus próprios sentimentos em relação ao comportamento que ele está adotando.

A ação do gestor público na definição dos objetivos e os meios para alcançá-los de forma não aleatória, denominase

  • A.

    Organização funcional.

  • B.

    Controle ad hoc.

  • C.

    Coordenação dos recursos.

  • D.

    Função distributiva.

  • E.

    Planejamento governamental.

Com relação ao ciclo PDCA, representado na figura acima, qual opção apresenta as associações corretas entre as letras X, Y, Z, W e as atividades de cada etapa do ciclo?

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Em relação a medidas organizacionais para o aprimoramento da administração pública, julgue os itens a seguir.

É legalmente permitido que as autarquias, como a ABIN, por exemplo, editem até três regimentos internos: um que regule a estrutura organizacional da presidência do órgão; outro que regulamente a estrutura dos demais setores; e um que especifique os cargos de confiança.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima relaciona o grau de contato do cliente com o tipo de processo e o esforço da equipe de vendas de uma empresa prestadora de serviços. Considerando o tipo de processo utilizado, analise os exemplos de empresas abaixo.

I – A empresa I usa uma estratégia de vendas por catálogos enviados pelo correio.

II – As empresas II e III utilizam e-commerce ou telemarketing.

III – As empresas III e IV preferem a venda pessoal ou corpo a corpo.

IV – A empresa IV tem um portfolio de serviços amplo, permitindo sucesso no contato pessoal.

Estão corretas as afirmações

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas

  • E.

    I, II, III e IV.

Analise as fases típicas de um processo de compras, mostradas na tabela a seguir.

Considere que, além dessas fases, existem as duas últimas fases desse processo - a contratação e a administração do fornecimento, não mostradas na tabela. Nesse contexto, a sequência correta desde o inicio do processo até o início dessas duas últimas fases é

  • A.

    1 - 5 - 3 - 4 - 2.

  • B.

    2 - 4 - 5 - 1 - 3.

  • C.

    3 - 5 - 1 - 2 - 4.

  • D.

    4 - 3 - 2 - 5 - 1.

  • E.

    5 - 1 - 4 - 3 - 2.

A abordagem que prioriza a importância de compreender e conhecer os subordinados, seus pares e suas necessidades, de modo a motivá-los e a obter por meio deles melhores resultados denomina-se

  • A. estruturalista.
  • B. sistêmica.
  • C. contingencial.
  • D. comportamental.
  • E. mecanicista.

Julgue os itens subsequentes, que versam acerca das teorias da administração.

O modelo de liderança situacional proposto por Hersey e Blanchard, integrante da abordagem comportamental, vincula a competência e a motivação como elementos importantes do processo de liderança, além de reconhecer que a maturidade dos subordinados define o comportamento do líder mais orientado para a tarefa ou para o relacionamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Instruções: Cada uma das questões de números 64 a 68 contém cinco afirmativas. Para respondê-las considere o assunto especificado na questão e a chave abaixo.

Em relação aos pressupostos básicos da Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO).

I. O indivíduos, os grupos, a organização e a comunidade são sistemas dinâmicos que necessitam de contínua adaptação, ajustamento e reorganização, como condição básica de sobrevivência em um ambiente em constante mudança.

II. Segundo essa abordagem DO é plenamente possível integrar as metas dos indivíduos com os objetivos da organização.

III. As organizações são sistemas fechados, isto é, cada organização é em si um sistema em um ambiente que consiste em muitos outros sistemas, todos dinamicamente independentes.

IV. O mundo moderno caracteriza-se por mudanças rápidas e constantes; por isso a mudança organizacional não pode ser planejada, configurando um processo contínuo de adaptação reativa ao ambiente.

V. A mudança planejada é uma conquista coletiva e não o resultado do esforço de algumas pessoas; por isso o DO exige a participação e o comprometimento de todos no processo.

  • A.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.

  • B.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.

  • C.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.

  • D.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.

  • E.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.

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