Questões sobre Abordagem Humanística da Administração

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A respeito do processo de comunicação em organização e dos seus componentes, assinale a opção correta.

  • A. A comunicação efetiva-se por completo mediante a emissão de uma mensagem pelo emissor.
  • B. Em ambiente de trabalho organizacional, há mensagens verbais e não verbais.
  • C. No âmbito da administração, o email institucional deve ser empregado para comunicações pessoais e de conteúdo emocional.
  • D. O canal de comunicação refere-se aos símbolos utilizados para a composição da mensagem.
  • E. O veículo de comunicação utilizado corresponde ao decodificador da mensagem.

Idalberto Chiavenato, no livro Administração de Recursos Humanos (2009, pag. 201), compara a cultura organizacional, onde na parte superior que está acima no nível da água, estão os aspectos visíveis e superficiais ou aspectos formais e abertos. Na parte submersa estão os aspectos invisíveis e profundos ou aspectos informais e ocultos. São exemplos de aspectos informais e ocultos:

  • A. Percepções e atitudes das pessoas, valores e expectativas e relações afetivas.
  • B. Métodos e procedimentos de trabalho, estrutura organizacional e padrões de influenciação e poder.
  • C. Tecnologias e práticas organizacionais, relações afetivas e políticas e diretrizes de pessoal.
  • D. Medidas financeiras, títulos e descrições de cargos e medidas de produtividade.

Maslow formulou uma teoria da motivação com base no conceito de hierarquia de necessidades que influenciam o comportamento humano. Maslow concebeu essa hierarquia pelo fato de o homem ser uma criatura que expande suas necessidades no decorrer de sua vida. Á medida que o homem satisfaz suas necessidades básicas, outras mais elevadas tomam o predomínio do seu comportamento. Referente às necessidade motivacionais, é correto afirmar:

  • A. Realização do potencial e utilização plena dos talentos individuais são exemplos de necessidades de estima, conforme a pirâmide de Maslow.
  • B. À medida que o indivíduo passa a satisfazer e a controlar suas necessidades fisiológicas e de segurança, surgem, lenta e gradativamente, as necessidades primárias.
  • C. A maior parte das pessoas nas sociedades com elevado padrão, não possuem suas necessidades primárias regularmente satisfeitas, necessitando para satisfação das necessidades a realização de esforço gerando assim grande efeito motivacional.
  • D. À medida que se desce aos níveis socioeconômicos mais baixos, as necessidades primárias, por não serem regulares ou totalmente satisfeitas, passam a predominar no comportamento das pessoas, como objetivos básicos que orientam as suas ações.

Um líder desempenha um papel fundamental, tanto na construção quanto no desenvolvimento das equipes de trabalho. Assim, na condição de liderança, o gestor deve:

  • A. Se colocar como o dono da verdade.
  • B. Saber impor-se pela autoridade.
  • C. Saber aceitar e promover mudanças.
  • D. Deter todas as informações e assumir todas as decisões.

O Líder desempenha um papel fundamental nas organizações. O resultado do trabalho executado decorre diretamente da forma como o líder conduz sua equipe. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de liderança onde o Líder toma decisões sem consultar os demais membros da equipe, determina as funções de cada um e a forma como o trabalho deve ser executado. Não elogia seus liderados reservando para si todas as decisões a serem tomadas:

  • A. Democrático.
  • B. Autoritário.
  • C. Emergente.
  • D. Situacional.

As reuniões constituem um importante meio de comunicação organizacional e sua condução faz parte do dia a dia do administrador.

As ações que o administrador deve adotar para que uma reunião tenha êxito estão relacionadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. Estimular o confronto entre os participantes.
  • B. Obter todos os dados necessários.
  • C. Submeter uma agenda prévia aos participantes.
  • D. Proporcionar retroação e relacionar o apoio de todos os membros.
  • E. Incentivar as interações entre os participantes.

Dentro do processo de comunicação, existem alguns comportamentos que influenciam diretamente na interpretação da mensagem pelo receptor. A respeito desse assunto, é correto afirmar que o comportamento

  • A. agressivo é aquele no qual o receptor se encontra em um clima agressivo, porém não há distorção na comunicação, pois o ambiente é propício ao entendimento da mensagem.
  • B. assertivo é aquele em que o receptor deixa clara a sua postura e se faz entender pela afirmativa da própria mensagem, chegando a passar ansiedade pelo modo enfático de transmiti-la.
  • C. defensivo é aquele em que há um mecanismo de defesa que impede que o receptor se concentre na mensagem, distorcendo o real significado que o emissor está tentando transmitir.
  • D. passivo ocorre quando o receptor não reage às mensagens emitidas, ou seja, não existe defesa; então, a distorção da mensagem será mínima.
  • E. receptivo ocorre quando o receptor está aberto a receber a mensagem, porém o ambiente não é propício; então, o receptor perde a concentração no significado da mensagem, o que aumenta a distorção no conteúdo da comunicação.

Produzir é administrar recursos e potencialidades, visando à obtenção de bens ou serviços. Sob esse aspecto, para que uma atividade de produção cultural tenha êxito é necessário

  • A. compreender todas as etapas da produção, realizando o planejamento das ações programadas em sequência lógica e racional.
  • B. conduzir alguns aspectos legais de maneira casual, já que o setor cultural é caracterizado pela informalidade.
  • C. atrair sempre grandes públicos, visando atingir a máxima eficiência ao menor custo possível.
  • D. focar mais na parte administrativa e gerencial e lidar menos com questões de cunho artístico.

Para se entenderem as organizações, é necessário que se compreenda a liderança. A capacidade de modificar os comportamentos dos subordinados para se atingirem os objetivos organizacionais é crucial para qualquer organização. Vários fatores, no entanto, afetam a liderança. Em uma empresa, apesar de o líder ser motivado, autoconfiante e de promover a preservação de grupo, e de a organização ter acesso à tecnologia de ponta, os subordinados não apresentam a aptidão necessária para que os resultados pretendidos sejam alcançados.

O componente do processo de liderança que impede os esforços do líder, nesse caso, é denominado

  • A. traço do líder
  • B. aptidão do líder
  • C. comportamento do líder
  • D. variável interveniente
  • E. variável exógena

As organizações modernas apostam que possuem qualidades necessárias para liderar um grupo de pessoas e, desta forma, alcançarão melhores resultados com a utilização da menor quantidade de recursos. Para que uma seja considerada um Líder deve apresentar algumas qualidades. Assinale a alternativa onde NÃO está demonstrada uma característica necessária para um Líder nas organizações modernas:

  • A. Habilidade humana.
  • B. Habilidade conceitual.
  • C. Habilidade quantitativa.
  • D. Habilidade técnica.
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