Questões sobre Abordagem Humanística da Administração

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Os fatores ambientais podem ter forte influência nas relações interpessoais. Dentre os fatores ambientais, pode-se destacar: a cultura organizacional, a tecnologia, o sistema de recompensas, o status externo e os sistemas pessoais dos indivíduos.

Sobre esses fatores, é correto afirmar:

  • A. A cultura organizacional interfere no trabalho das pessoas e não nas relações entre elas.
  • B. Quando a tecnologia gera uma dependência contínua entre duas pessoas, é possível que se tenha maiores problemas de relacionamento interpessoal.
  • C. Quando o sistema de recompensas de uma organização é individual, favorece as relações interpessoais.
  • D. Os sistemas pessoais de cada indivíduo são poucos influentes nas relações interpessoais.

Considerando os estilos de liderança, um estilo que se caracteriza pelo trabalho em conjunto ou participativo, sendo permitido ao grupo efetuar sugestões e participar nas decisões, ao mesmo tempo em que a autoridade é exercida com subordinado, resultando em obediência aprovada é denominado:

  • A.

    Liberal.

  • B.

    Autocrático.

  • C.

    Democrático.

  • D.

    Coercitivo.

Em equipes de trabalho são muitos os papéis que precisam ser desempenhados pelos indivíduos. Os indivíduos que na equipe estabelecem a estrutura da mesma são chamados de:

  • A. organizador.
  • B. produtor.
  • C. onsultor.
  • D. promotor.
  • E. assessor.

Sobre as “Teorias X e Y” de Douglas McGregor, pode-se dizer que:

I – na Teoria X os executivos não confiam em seus subordinados, acreditando que os empregados não fazem um bom trabalho, a não ser que sejam controlados de forma taylorista.

II – tanto na Teoria X como na Teoria Y executivos e subordinados estabelecem rotinas de controle mútuo baseadas, principalmente, na ideologia organizacional hegemônica.

III – na Teoria Y a confiança dos executivos em seus trabalhadores é a grande responsável pelas metas e tarefas mais globais , e não existem sistemas de controle e supervisão cerrados.

As alternativas corretas são:

  • A. somente I e II.
  • B. somente I e III.
  • C. somente II e III.
  • D. I, II e III.
  • E. somente II.

Assinale a alternativa que não apresenta uma barreira à comunicação em nível organizacional.

  • A. Necessidades departamentais.
  • B. Diferenças de status e poder.
  • C. Falta de canais formais.
  • D. Rede de comunicação inadequada para a tarefa.
  • E. Semântica.

A comunicação humana pode ocorrer de várias formas. Estas possuem características específicas, no entanto, se integram para possibilitar uma sincronia entre ideias, contexto e relação pessoal. A qualidade de nossos relacionamentos faz a diferença na obtenção dos resultados que buscamos. O pedagogo, visando a melhorar a comunicação interpessoal, não precisa

  • A. escutar ativamente e observar a si e ao(s) outro(s); demonstrar respeito, valorização, atenção. Tão importante como escutar é ser escutado.
  • B. pensar em conjunto, dialogar; ficar atento às pistas não verbais.
  • C. ser mais avaliador; desenvolver uma comunicação voltada para as tarefas.
  • D. ser assertivo, ser claro e transparente.
  • E. aumentar o nível de empatia; respeitar a subjetividade.

A comunicação é uma prioridade estratégica para a empresa. Nas organizações mais bem sucedidas do mundo, a comunicação recebe a máxima prioridade. O processo de comunicação é um processo transacional. A comunicação interpessoal é uma ferramenta de vital importância em qualquer organização que pretenda aperfeiçoar seus processos comunicacionais e desenvolver o capital humano e intelectual. É correto afirmar que a comunicação interpessoal é

  • A. uma comunicação direta entre as pessoas. As mensagens são sempre recebidas no tempo e lugar em que são emitidas, ou seja, dentro do modelo de comunicação síncrona.
  • B. aquela que utiliza, nas empresas, canais formais de comunicação, e a impessoalidade é sua marca.
  • C. aquela que flui de forma vertical. Assim, as pessoas passam a se comunicar melhor e de forma mais produtiva, neutra e objetiva.
  • D. o conhecimento das relações internas entre si próprio, ou com seu “eu” interior. Nessa categoria, pode-se falar de autoconhecimento, autorreflexão, a fim de estudar os sentimentos e emoções, análise do processo de pensamento. Quando uma pessoa começa a conhecer seus pensamentos e sentimentos, um novo universo se abre, o que proporciona a compreensão do mundo ao redor onde vive, pois o seu estado interno reflete diretamente em seu mundo externo.
  • E. essencialmente um processo interativo e didático, de pessoa a pessoa, em que o emissor constrói significados e desenvolve expectativas na mente do receptor.

Falar sem parar não significa necessariamente se comunicar. A comunicação deficiente é, provavelmente, a principal fonte de conflitos interpessoais no trabalho. Ao analisarmos mais detalhadamente o processo de comunicação, podemos dividi-lo em três etapas gerais: Codificação da informação em uma mensagem, Transmissão da mensagem por algum veículo e Decodificação da informação da mensagem recebida. Analise as informações a seguir, marcando 1 para Codificação, 2 para Transmissão ou 3 para Decodificação e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Existe fora do comunicador e pode ser percebido por todos.

( ) A ideia abstrata de um comunicador é traduzida nos símbolos do idioma.

( ) Processo no qual a mensagem é traduzida na mente do receptor.

( ) A ideia é subjetiva e, a princípio, é conhecida apenas pelo comunicador.

( ) Quando funciona bem, a imagem mental resultante corresponde à do comunicador.

  • A. 3/ 1/ 3/ 1/ 2
  • B. 3/ 3/ 1/ 2/ 2
  • C. 2/ 1/ 2/ 1/ 3
  • D. 2/ 1/ 3/ 1/ 3
  • E. 1/ 3/ 1/ 2/ 1

As pessoas passam quase 70% do tempo em que estão acordadas comunicando-se. É razoável, portanto, imaginarmos que é essencial para o sucesso na carreira ter uma boa capacidade de comunicação. Esta tem quatro funções básicas dentro de um grupo ou de uma organização. São elas: controle, motivação, expressão emocional e informação. A respeito das funções básicas da comunicação, analise as assertivas abaixo.

I. Quando os funcionários são informados que devem, por exemplo, adequar-se às políticas da empresa, a comunicação está desempenhando uma função de controle.

II. A comunicação também facilita a motivação dos funcionários, pois ajuda no esclarecimento do que deve ser feito e qual a qualidade esperada no desempenho das atividades.

III. A função final da comunicação é facilitar a expressão emocional de sentimentos e a satisfação de necessidades sociais.

IV. Quando consideramos o grupo de trabalho como fonte primária de interação social, a comunicação dentro do grupo deixa de ser um mecanismo fundamental para que seus membros expressem suas frustrações ou satisfações.

É correto o que se afirma em

  • A. I e III, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. III e IV, apenas.

Considere os seguintes conceitos e as definições subsequentes:

A ordem correta de preenchimento das lacunas, com o conceito adequado, de cima para baixo, é:

  • A.

    II, III, IV e I.

  • B.

    II, I, IV e III.

  • C.

    I, II, III e IV.

  • D.

    IV, II, I e III.

  • E.

    III, IV, II e I.

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