Questões sobre Administração da Qualidade

Lista completa de Questões sobre Administração da Qualidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um serviço de atendimento ao público com qualidade exige muito quanto ao desempenho dos

  • A. fornecedores.
  • B. consumidores.
  • C. funcionários.
  • D. parceiros.
  • E. atravessadores.

A respeito da gestão da qualidade, assinale a alternativa correta.

  • A. Os conceitos de eficiência e qualidade estão intrinsecamente dissociados, esta foi a preocupação em alterar o texto da constituição, substituindo a ideia de qualidade por eficiência
  • B. O exemplo das gerências operacionais é essencial para a implantação dos mecanismos de qualidade, podendo haver descontinuidade com as gerencias estratégicas.
  • C. A implantação de mecanismos de qualidade e qualidade total podem estar dissociadas dos mecanismos de governança e planejamento estratégico das organizações.
  • D. O mecanismo da qualidade só se completará quando houver uma perfeita harmonia entre o desempenho desse produto ou serviço, associado à satisfação de quem vai utilizá-lo ou consumi-lo. Quando uma dessas partes não estiver em nível de consonância, certamente a qualidade não existirá, ou estará comprometida ou prejudicada.
  • E. A qualidade em serviços está focada no cliente externo, podendo prescindir no atendimento dos clientes internos.

Um dos benefícios específicos do princípio da gestão da qualidade relativo a “benefícios mútuos nas relações com os fornecedores” é:

  • A. envolver as pessoas da organização na melhoria contínua de processos.
  • B. adequar os objetivos de melhorias desafiadoras e realistas, fornecendo os recursos para alcançá-los.
  • C. criar vantagem competitiva por meio do desenvolvimento de alianças ou parcerias com fornecedores.
  • D. criar planos de negócios mais competitivos por meio da integração da melhoria contínua com os planejamentos de negócios.
  • E. prover ferramentas, oportunidades e estímulo para todas as pessoas da organização para melhorar produtos, processos e sistemas.

A respeito de gestão da qualidade, julgue os itens que se seguem.

Os padrões internacionais de qualidade têm mostrado preferência por sistemas integrados de controle financeiro em vez da gestão de processos organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de processos.

Um dos objetos de análise das Normas ISO série 9000 é a regulamentação das relações entre fornecedores e compradores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de processos.

A estatística aplicada ao controle da qualidade e à melhoria de processos teve seu auge na década de 70 do século passado, em função da produção bélica no mundo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Maximiano, no início do século XX, quando a produção em massa passou a ser comum, o termo qualidade significava ausência de variação. No entanto, o conceito de qualidade mudou ao longo do século passado: teóricos desenvolveram trabalhos que apresentam novas perspectivas, e hoje, mais do que nunca, a qualidade tornou-se essencial para a sobrevivência no mercado. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

O programa de excelência da gestão, proposto pela Fundação Nacional da Qualidade, constitui-se de cinco etapas: planejamento, sensibilização, capacitação, diagnóstico e autoavaliação, e, por fim, adota um plano de melhoria e capacitação para a organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Maximiano, no início do século XX, quando a produção em massa passou a ser comum, o termo qualidade significava ausência de variação. No entanto, o conceito de qualidade mudou ao longo do século passado: teóricos desenvolveram trabalhos que apresentam novas perspectivas, e hoje, mais do que nunca, a qualidade tornou-se essencial para a sobrevivência no mercado. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A moderna concepção de qualidade responsabiliza o departamento de qualidade como a unidade central para definir políticas e assegurar os padrões de aceitabilidade dos produtos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que, há muito tempo, a qualidade deixou de ser requisito de formação para vantagem competitiva e tornou-se requisito essencial de sobrevivência no mercado, julgue os itens seguintes.

O modelo de excelência da gestão possui uma visão sistêmica com base em uma abordagem cíclica e tem como foco os resultados da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

O FMEA, conhecido em português como análise dos modos de falhas e efeitos, é um método de estudo de variáveis qualitativas para análise de possíveis modos de falha de componentes de equipamentos e serve para antever possíveis falhas sistêmicas de nível

  • A.

    crítico e seu efeito sobre equipamento, mas não as falhas mais leves.

  • B.

    leve e seu efeito sobre equipamento, mas não as falhas mais críticas.

  • C.

    leve e crítico, sem, contudo, prever seu efeito sobre equipamento.

  • D.

    leve e crítico e seu efeito sobre equipamento.

  • E.

    leve e crítico, prevendo o efeito sobre o equipamento apenas quando as falhas são críticas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...