Questões sobre Administração da Qualidade

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O Controle Estatístico de Processo é uma das sete ferramentas básicas de garantia de qualidade e

  • A.

    tornou-se uma ferramenta viável depois que japoneses a aprimoraram entre as décadas de 50, 60 e 70 do século passado.

  • B.

    é usado exclusivamente para verificar se o processo está atingindo os índices de capacidade necessários para este objetivo.

  • C.

    foi desenvolvido poucos anos após a Primeira Guerra Mundial; a teoria estatística básica por trás desta ferramenta não sofreu alterações até hoje.

  • D.

    está caindo em constante desuso, uma vez que novas ferramentas de controle estão sendo desenvolvidas.

  • E.

    passou a ser aplicada no Brasil pela indústria automobilística e seus fornecedores, depois que o governo Collor declarou acertadamente que nossos carros até então eram verdadeiras “sucatas”.

Segundo considerações mais recentes, dentro do conceito de qualidade de classe mundial, um produto manufaturado está em conformidade com as especificações de projeto quando

  • A.

    se produzem produtos dentro da tolerância de projeto, inclusive nos seus limites, não gerando nem refugo nem retrabalho.

  • B.

    atende a índices de capacidade e desempenho de processo que satisfazem à necessidade do cliente no que se refere a níveis de precisão e centralização do processo.

  • C.

    se empregam calibradores passa/não passa em todas as características críticas de qualidade, evitando assim as não conformidades.

  • D.

    há a utilização de processos reconhecidamente precisos, gerando assim baixa variabilidade.

  • E.

    há aplicação do controle estatístico de processo, proporcionando o controle necessário à dispersão e centralização dele.

A maneira mais eficaz de garantir a qualidade do produto é

  • A.

    no processo de fabricação, através do uso de índices de capacidade.

  • B.

    na inspeção final. Dessa forma, é certo que não conformidades serão barradas antes que cheguem até o cliente final.

  • C.

    pelo uso do CEP (controle estatístico de processo).

  • D.

    garanti-la a partir do projeto.

  • E.

    oferecer um pós-venda que garanta a qualidade por vários anos após adquirido o produto.

Dentre as metodologias utilizadas na gestão da qualidade, existe uma cuja filosofia é voltada para mudanças no ambiente de trabalho, incluindo eliminação de desperdícios, arrumação, limpeza e autodisciplina. Essa metodologia é a(o)

  • A.

    Reengenharia.

  • B.

    FMEA.

  • C.

    5S.

  • D.

    Benchmarking.

  • E.

    QFD.

Um dos princípios da Gestão pela Qualidade Total recomenda que as decisões, em todos os níveis de uma organização, devam ser tomadas com base em fatos e dados concretos. Isso implica

  • A.

    indicar um responsável pela Gestão da Qualidade.

  • B.

    implantar um programa de conscientização dos funcionários.

  • C.

    utilizar indicadores de desempenho.

  • D.

    praticar a melhoria contínua.

  • E.

    realizar auditorias periódicas.

Qual é o principal benefício esperado da implantação de um sistema de garantia da qualidade em uma empresa?

  • A.

    Produtos de maior qualidade e consequentemente de maior valor.

  • B.

    Aumento no custo das falhas devido a maior índice de rejeição.

  • C.

    Diminuição do custo total do produto.

  • D.

    Maior garantia de que os requisitos do cliente serão atendidos.

  • E.

    Maior lucratividade para a empresa.

Dentre as técnicas utilizadas na Gestão pela Qualidade Total, assinale aquela que propõe a comparação do desempenho (quantitativo ou qualitativo) com as melhores práticas do mercado.

  • A.

    Outsourcing.

  • B.

    Downsizing.

  • C.

    Reengenharia.

  • D.

    Brainstorm.

  • E.

    Benchmarking.

Uma empresa que utiliza a metodologia da Manutenção Produtiva Total (TPM) apresenta os seguintes índices em seu principal equipamento:

• Disponibilidade = 87%;

• Desempenho operacional = 50%;

• Qualidade do produto = 98%.

O índice de Eficiência Global do Equipamento

  • A.

    é de 170%.

  • B.

    é de 50%.

  • C.

    é de 44%.

  • D.

    é de 43%.

  • E.

    não pode ser calculado com os dados disponíveis.

Pode-se apontar como características do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, implantado na Administração Pública Federal em 1991,

  • A.

    desenvolvimento em fases progressivas, sendo a última delas o denominado Programa da Qualidade e Participação da Administração Pública − QPAP, que consolida ferramentas de capacitação e melhoria de processos.

  • B.

    ampla instituição de política de remuneração por resultados, com estabelecimento de indicadores e metas privilegiando o foco interno, voltado ao desenvolvimento institucional.

  • C.

    capacitação dos agentes públicos para melhoria dos processos produtivos, eliminando falhas e redundâncias, não envolvendo, para mensuração de seus resultados, a visão do usuário.

  • D.

    ampliação da eficácia e efetividade das ações públicas, com redução do tempo de resposta ao usuário, abandonando os antigos paradigmas de premiação por resultados.

  • E.

    desenvolvimento em fases, inicialmente com foco interno, de sensibilização e capacitação dos agentes públicos, e, subsequentemente, incorporando o foco externo, com avaliação e premiação envolvendo a satisfação do usuário.

Acerca do sistema de gestão da qualidade (SGQ), assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os procedimentos descrevem como devem ser executados os processos, orientando as pessoas que os executam.

  • B.

    O Sistema de Gestão da Qualidade baseia-se na estrutura hierárquica da organização e nas funções executadas em cada uma de suas áreas.

  • C.

    O manual da qualidade encontra-se no nível mais básico da hierarquia da documentação do SGQ, trazendo instruções de como executar as atividades que compõem cada processo.

  • D.

    O objetivo da documentação do SGQ é descrever em detalhes todos os processos de forma a evitar que eles sejam copiados pela concorrência.

  • E.

    A política e os objetivos da qualidade da organização devem ser de conhecimento apenas da alta administração, cabendo aos demais níveis hierárquicos apenas seguir os procedimentos.

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