Questões sobre Administração da Qualidade

Lista completa de Questões sobre Administração da Qualidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial, julgue os itens seguintes.

A gestão da qualidade iniciou-se na década de 80 do século passado, advinda do controle estatístico da qualidade dos produtos, sendo, portanto, sinônimo de uniformidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

É característica da era do controle estatístico, na história da qualidade, a

  • A.

    inspeção de produtos e serviços com base em amostras.

  • B.

    definição de produtos e serviços com base nos interesses do consumidor.

  • C.

    garantia de qualidade do fornecedor ao cliente.

  • D.

    supervisão de produtos e serviços durante o processo produtivo.

  • E. inspeção de produtos e serviços um a um ou aleatoriamente.

O Modelo de Excelência da Gestão (MEG), proposto pela Fundação Nacional da Qualidade, considera, com base em oito critérios, a instituição como um sistema orgânico e adaptável ao ambiente em que se insere. Fazem parte desses critérios

  • A.

    liderança, sociedade e resultados.

  • B.

    liderança, sociedade e finanças.

  • C.

    informação e conhecimento, resultados e visão de futuro.

  • D.

    alianças estratégicas, projetos e liderança.

  • E.

    estratégias e planos, clientes, tecnologia.

A estatística é importante para a gestão da qualidade, além de ser elemento imprescindível para o controle e a melhoria de processos. Considerando determinada sequência de resultados, a grandeza estatística utilizada para designar os dados que mais se repetem é

  • A.

    A a moda.

  • B.

    o quartil inferior.

  • C.

    a mediana.

  • D.

    o desvio padrão.

  • E.

    a média.

No que se refere à gestão da qualidade e a modelos de excelência gerencial, julgue os itens a seguir. Para tanto, considere que a sigla PDCA, sempre que mencionada, significa plan, do, check, act.

O método de gestão da qualidade proposto por Deming caracteriza-se pela ênfase na administração por objetivos, promovida por meio de slogans que fomentam o zero-defeito e de quotas numéricas para o incremento de produtividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os princípios da gestão da qualidade, é correto afirmar que a abordagem por processos

  • A. cria e mantém um ambiente propício para que os envolvidos no processo desempenhem suas atividades de forma adequada e que se sintam motivados e comprometidos com o alcance dos objetivos.
  • B. permite que os processos inter-relacionados sejam identificados, entendidos e gerenciados de forma a melhorar o desempenho da organização.
  • C. permite uma visão sistêmica do funcionamento da empresa como um todo, possibilitando o alcance mais eficiente dos resultados desejados.
  • D. reconhece que todas as decisões, dentro de um sistema de gestão de qualidade, devem se tomadas com base em fatos, dados concretos e análise de informações.
  • E. busca relações de benefício mútuo com seus fornecedores por meio do desenvolvimento de alianças estratégicas, parcerias e respeito mútuo, pois o trabalho em conjunto de ambos facilitará a criação de valor.

A característica da era do controle estatístico da qualidade é indicada pela (pelos)

  • A.

    observação direta do produto ou serviço pelo fornecedor ou consumidor.

  • B.

    produtos e serviços inspecionados um a um ou aleatoriamente.

  • C.

    produtos e serviços definidos com base nos interesses do consumidor.

  • D.

    observação de produtos e serviços durante o processo produtivo.

  • E.

    produtos e serviços inspecionados com base em amostras.

São muito difundidas as dimensões da qualidade, segundo definidas por David A. Garvin. São exemplos de dimensões da qualidade:

  • A.

    Desempenho, Produtividade, Confiabilidade, Durabilidade, Atendimento, Estética.

  • B.

    Qualidade percebida, Conformidade, Durabilidade, Atendimento, Estética, Custo.

  • C.

    Desempenho, Valor agregado, Características, Qualidade percebida, Conformidade, Estética.

  • D.

    Confiabilidade, CEP, Durabilidade, Atendimento, Estética, Conformidade.

  • E.

    Desempenho, Características, Confiabilidade, Durabilidade, Atendimento, Conformidade.

No que tange a qualidade e custo para garanti-la, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Não há incompatibilidade entre qualidade e custo; há vários casos que evidenciaram que mais qualidade acabou acarretando menor custo.

  • B.

    É certo que para obter maior nível de qualidade há de se investir mais em recursos, de modo que há de se pagar o preço pela qualidade.

  • C.

    O Trade-off qualidade versus custo é objeto de estudo há vários anos e vem evoluindo.

  • D.

    Há hoje produtos de alto valor agregado e elevada tecnologia que são úteis e portanto caros, o que torna claro que a tendência é cada vez mais qualidade e custo.

  • E.

    Qualidade e custo são atributos separados e não devem ser relacionados.

O conceito de qualidade é amplo. No contexto dos institutos nacionais de metrologia, tais como o INMETRO, qualidade compreende o grau de atendimento (ou conformidade) de um produto,

  • A.

    processo ou serviço a requisitos mínimos estabelecidos em normas ou regulamentos técnicos, ao menor custo possível para a sociedade.

  • B.

    processo, serviço ou ainda um profissional a requisitos mínimos estabelecidos em normas ou regulamentos técnicos, ao menor custo possível para a sociedade.

  • C.

    ou processo, ao menor custo possível para a sociedade.

  • D.

    processo ou serviço a requisitos estabelecidos em normas ou regulamentos técnicos, ao menor custo possível para a sociedade.

  • E.

    processo ou serviço a requisitos máximos estabelecidos em normas ou regulamentos técnicos, ao menor custo possível para as empresas envolvidas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...