Questões sobre Administração da Qualidade

Lista completa de Questões sobre Administração da Qualidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A gestão pela qualidade evoluiu ao longo do tempo, tendo iniciado com o modelo de inspeção, evoluído para o controle estatístico, depois para os sistemas de garantia da qualidade até chegar ao modelo da gestão por qualidade total. Cada um desses modelos de gestão tem como objetivo:

  • A.

    a inspeção de 100% dos produtos; a inspeção dos produtos por amostragem; a criação de procedimentos de qualidade; a obtenção de conformidade total aos requisitos de qualidade, respectivamente.

  • B.

    a inspeção dos produtos; a utilização de ferramentas estatísticas; a obtenção da certificação; a melhoria da imagem da empresa junto ao mercado, respectivamente.

  • C.

    o controle da qualidade do produto no final do processo; a transferência do controle da qualidade ao próprio operador do processo; a obtenção da certificação da qualidade do produto; a implementação dos princípios da qualidade total, respectivamente.

  • D.

    a conformidade do produto aos requisitos especificados; a prevenção de falhas no processo; a garantia da satisfação do cliente; a excelência e a competitividade da organização, respectivamente.

  • E.

    principalmente, a melhoria da qualidade do produto e a redução de custos para a empresa.

Com referência a sistema de gestão de qualidade, assinale a alternativa que não apresenta um benefício.

  • A.

    Aumento da satisfação e lealdade dos clientes.

  • B.

    Melhoria da transferência de conhecimento dentro da organização.

  • C.

    Aumento da eficiência e da efetividade.

  • D.

    Aumento da motivação dos colaboradores internos.

  • E.

    Redução de custos operacionais em função de aumento de quadro funcional e retrabalho.

Com relação à gestão da qualidade, assinale a alternativa que não apresenta um de seus princípios.

  • A.

    Foco no cliente.

  • B.

    Individualidade.

  • C.

    Melhoria contínua.

  • D.

    Liderança.

  • E.

    Abordagem de processo.

Acerca de gestão da qualidade e de gestão de processos nas organizações, julgue os itens que se seguem.

Nas organizações, a gestão da qualidade é evidenciada quando os empregados se reúnem informalmente para melhorar a qualidade do trabalho e resolver problemas de produção e de desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à gestão da qualidade e ao modelo da fundação nacional da qualidade, julgue os itens seguintes.

O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) não é prescritivo em relação a ferramentas, estrutura ou forma de gerir o negócio. Os fundamentos desse modelo podem ser expressos em características tangíveis, mensuráveis quantitativa ou qualitativamente, por meio de ações gerenciais propostas na forma de questões e de solicitações de resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à gestão da qualidade e ao modelo da fundação nacional da qualidade, julgue os itens seguintes.

A trilogia da qualidade proposta por Joseph M. Juran pode ser aplicada a qualquer tipo de produto ou serviço e está assentada em três processos básicos: planejamento, controle da qualidade e aperfeiçoamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca de noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos.

Uma avaliação da normalidade de um conjunto de dados amostrais pode ser realizada com base no gráfico de probabilidade normal (normal probability plot) ou Q-Q plot. Em caso de normalidade, o Q-Q plot exibirá uma curva em forma de S, conforme ilustrado na figura abaixo.

 

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca de noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos.

Se a variável X seguir uma distribuição normal com média m e desvio padrão amostral s, então Y = (X – m)/s apresentará média nula e variância unitária, a mediana e a moda de Y serão iguais a zero, o coeficiente de assimetria será nulo, e a curtose de Y será a mesma da variável X.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Maximiano, no início do século XX, quando a produção em massa passou a ser comum, o termo qualidade significava ausência de variação. No entanto, o conceito de qualidade mudou ao longo do século passado: teóricos desenvolveram trabalhos que apresentam novas perspectivas, e hoje, mais do que nunca, a qualidade tornou-se essencial para a sobrevivência no mercado. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Segundo Deming, um dos principais autores da escola da qualidade, a inspeção em massa constitui requisito que subsidia o trabalho dos departamentos de controle da qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, a respeito da gestão pública e de assuntos correlatos a esse tema.

Atualmente, qualidade é requisito essencial para a sobrevivência das organizações em mercados competitivos, ou seja, tornou-se lugar comum e, justamente por isso, perdeu seu viés estratégico na administração das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...