Questões sobre Administração da Qualidade

Lista completa de Questões sobre Administração da Qualidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação à gestão da qualidade, julgue os itens de 85 a 90.

São princípios da qualidade total: o controle por processos, o cliente como processo e a orientação por prioridades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes relativos a de gerência da qualidade.

O retreinamento contínuo é um dos princípios propostos por Deming para a qualidade total.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes relativos a de gerência da qualidade.

A gerência da qualidade que adota a filosofia do zero defeito, proposta por Crosby, parte do pressuposto de que tanto supervisores como empregados devem ser comunicados dos resultados da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes relativos a de gerência da qualidade.

A base da filosofia do zero defeito, proposta por Crosby, é o comportamento humano, caracterizado como o único meio para se garantir a qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Gestão da Qualidade traz uma perspectiva estratégica à qualidade, além de abarcar questões de gestão ambiental, responsabilidade social e de ética. São características da Gestão da Qualidade:

  • A. comprometimento da alta administração, gestão da cadeia de fornecedores e práticas de melhoria contínua.
  • B. gerenciamento de processos, gestão econômico-financeira e foco no cliente.
  • C. participação dos trabalhadores, avaliação de ativos e mensuração de impactos ambientais.
  • D. melhoria contínua, foco no cliente e programação linear.
  • E. definição de políticas públicas, estudos de filas e desenho de estruturas organizacionais.

Um engenheiro responsável atacou uma variabilidade de causa especial, identificada no processo pelo Controle Estatístico da Qualidade (CEQ). A ferramenta escolhida para o estudo do problema identificado foi o diagrama de causa e efeito, também conhecido como espinha de peixe. Observe as etapas do processo de construção do diagrama apresentadas a seguir.

I - Utilizar o brainstorming para gerar as causas do problema.

II - Agrupar as causas dos problemas segundo os seis emes (materiais, métodos, máquinas, mão de obra, meios de medição e meio ambiente).

III - Posicionar as principais causas nos ramos.

IV - Identificar problemas.

V - Repetir o processo para subcausas.

A sequência correta, de cima para baixo, de utilização das etapas é

  • A. I, II, III, IV e V.
  • B. I, II, IV, III e V.
  • C. III, I, IV, V e II.
  • D. IV, I, II, III e V.
  • E. V, IV, I, II e III.

Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos.

Gestão de processos e ações de gestão de qualidade, como as preconizadas pelas normas ISO, não guardam entre si qualquer correlação.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Garvin, a qualidade evoluiu em etapas por quatro períodos distintos, tendo foco diferenciado em cada um desses períodos. No primeiro período o foco era a inspeção; em seguida, o controle estatístico da qualidade; a terceira fase tinha por foco a garantia da qualidade; e, por último, o período atual que prioriza a gestão estratégica da qualidade. O que representa a terceira fase da qualidade, de acordo com Garvin?

  • A.

    A garantia da qualidade representa o período em que a qualidade, até então uma disciplina restrita e baseada na produção fabril, passa a ter aplicações mais amplas para o gerenciamento.

  • B.

    O levantamento de dados e informações para mensurar a previsibilidade dos erros no ambiente de manufaturas visando a sua redução.

  • C.

    Foi a fase de introdução da gestão de sistemas de software para medir a evolução dos padrões de controle e desempenho através da metodologia Balanced Scorecard.

  • D.

    A satisfação do cliente e a revolução dos costumes tornamse fatores preponderantes para garantir a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

A implementação de sistemas de qualidade em uma organização só é possível com o engajamento de todas as áreas e pessoas envolvidas. Para o sucesso na implementação é fundamental

  • A. reuniões diárias dos comitês de gestão da qualidade e rotinas de avaliação sobre a evolução do projeto.
  • B.

    reutilizar-se de processos e planejamentos feitos por grupos dirigentes que participaram da constituição da organização.

  • C.

    o comprometimento expresso e ativo do corpo de direção da organização.

  • D.

    a participação efetiva das comissões de trabalhadores e o acompanhamento de representantes sindicais.

Considere a figura para responder às questões de nos 41 e 42.

A figura apresenta uma das ferramentas usadas no controle de qualidade e é denominada Gráfico de Controle de

  • A.

    variáveis da média de valores medidos na amostra.

  • B.

    variáveis da média das amplitudes na amostra.

  • C.

    atributos tipo P, da quantidade de peças defeituosas por amostra.

  • D.

    atributos tipo C, dos defeitos totais encontrados por amostra.

  • E.

    atributos tipo C, da média dos defeitos encontrados por amostra.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...