Questões sobre Administração da Qualidade

Lista completa de Questões sobre Administração da Qualidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os próximos itens relativos a qualidade total.

Qualidade total é um sistema que envolve toda a empresa e que define a forma de apresentação dos documentos organizacionais e normativos a serem utilizados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens relativos a qualidade total.

A qualidade total é a propriedade ou características de determinado produto ou serviço relacionada à capacidade desse produto satisfazer as necessidades explícitas ou implícitas dos que o utilizam.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos maiores problemas que as organizações enfrentam é na quantificação e qualificação da mão de obra necessária para seu correto funcionamento. Para que isso não se torne um grande problema social e financeiro, devem ser analisados dois fatores no ambiente externo. Pode-se afirmar que esses fatores são:

  • A.

    A quantidade de produtos ou serviços a serem consumidos – e os produtos ou serviços que a concorrência está oferecendo;

  • B.

    A quantidade e a qualidade dos produtos ou serviços a serem consumidos – e a qualificação e quantidade da mão de obra existente que não esteja trabalhando e a que pode ser formada.

  • C.

    A quantidade de produtos ou serviços a serem consumidos – e o salário que se pode pagar aos funcionários.

  • D.

    A quantidade de produtos ou serviços que a concorrência produz – e a qualificação e quantidade da mão de obra existente que não esteja trabalhando e a que pode ser formada.

  • E.

    A quantidade e a qualidade dos produtos ou serviços a serem oferecidos – e a qualificação e quantidade da mão de obra existente que não esteja trabalhando.

Uma filosofia da qualidade denominada Kaisen preconiza um sistema contínuo de aprimoramento no serviço público, visando o desenvolvimento e a melhoria dos processos. Para tanto é necessário:

  • A.

    legislação sobre o assunto;

  • B.

    envolvimento de todas as pessoas em todos os níveis hierárquicos;

  • C.

    criação de um grupo de trabalho para planejar o desenvolvimento e executar as melhorias;

  • D.

    que os servidores públicos executem com perfeição suas tarefas;

  • E.

    que se tenha uma estrutura orgânica compatível.

A qualidade no serviço público é alcançada quando se pratica uma gestão direcionada:

  • A. ao servidor público;
  • B. ao aporte de investimentos;
  • C. à melhoria das comunicações;
  • D. ao cidadão;
  • E. à terceirização de serviços.

Uma das idéias mais importantes de Feigenbaum relacionada à qualidade total é o:

  • A. ciclo PDCA;
  • B. ciclo de clientes;
  • C. círculo da qualidade;
  • D. TQC (controle da qualidade total);
  • E. conjunto de 14 princípios da qualidade total.

O método ____________ consiste em uma série de procedimentos interligados que procuram estabelecer correlações entre os requisitos do cliente e as especificações do produto, prosseguindo até o planejamento da produção. Preenche corretamente a lacuna a opção:

  • A.

    Just-in-time

  • B.

    TQM (Gerenciamento da Qualidade Total)

  • C.

    Controle estatístico de qualidade

  • D.

    QFD ( Desdobramento da função qualidade)

A trilogia da qualidade, de Joseph M. Juran, é composta de três fases que envolvem

  • A.

    desenvolvimento dos padrões de desempenho, medição do desempenho, controle do desempenho.

  • B.

    planejamento da qualidade, controle da qualidade, melhoria da qualidade.

  • C.

    política da qualidade, gerência das informações e garantia da qualidade.

  • D.

    adoção de uma nova filosofia, instrução de métodos modernos de supervisão, eliminação de barreiras organizacionais.

No processo de gestão da qualidade total, o crescimento do ser humano deve ser desenvolvido de acordo com o método "PDCA", sob firme comprometimento da alta administração, por meio das políticas de recursos humanos. O estabelecimento da meta da educação e treinamento faz parte

I. da fase de desenvolvimento.

II. das fases de planejamento e de desenvolvimento.

III. das fases de desenvolvimento e de avaliação.

IV. da fase de planejamento.

V. das fases de planejamento e de avaliação.

É correto o que consta APENAS em

  • A. I.
  • B. II e III.
  • C. IV.
  • D. IV e V.
  • E. V.

Sobre gestão de processos é correto afirmar:

  • a.

    A gestão de processos prioriza a participação do corpo gerencial da organização.

  • b.

    A gestão de processos foca fluxos de produção.

  • c.

    A gestão de processos prioriza a avaliação da efetividade.

  • d.

    A gestão de processos se fundamenta na ação de planejamento.

  • e.

    A gestão de processos se fundamenta nos princípios da qualidade total.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...