Questões sobre Administração da Qualidade

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O Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) e o Prêmio Nacional da Gestão Pública (PQGF) são premiações nacionais que objetivam o reconhecimento à excelência na gestão das organizações brasileiras. A respeito do PNQ e do PQGF, classifique as frases a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e assinale a opção correta.

( ) Os critérios Clientes e Sociedade pertencem à avaliação da gestão no PQGF.

( ) Os órgãos da Administração Pública podem participar do PNQ.

( ) As autarquias, fundações e empresas públicas podem participar do PQGF.

( ) Os critérios Liderança e Tecnologia pertencem à avaliação da gestão no PNQ.

( ) Os critérios Pessoas e Resultados pertencem à avaliação do PNQ e do PQGF.

  • a.

    V, F, F, F, V

  • b.

    F, V, V , F, V

  • c.

    F, F, F, V, V

  • d.

    V, F, F, V, F

  • e.

    F, F, V, V, F

Para a aplicação de programas de qualidade em serviços, é importante ter em mente como estes se diferenciam dos produtos. Nesse sentido, entre as características dos serviços destacam-se as de

  • A.

    possibilidade de reposição e produção customizada.

  • B.

    interação do cliente na produção e possibilidade de armazenamento para uso futuro.

  • C.

    intangibilidade e simultaneidade de produção e consumo.

  • D.

    contato direto com o produtor e padronização.

  • E.

    maior variabilidade e avaliação subjetiva da qualidade.

Tendo discutido com a organização uma série de objetivos organizacionais, escolha dentre as alternativas abaixo, a que melhor se encaixe como o Objetivo Geral (ou principal) da Silva & Silva, dentro das oportunidades que se apresentam à empresa.

  • A.

    Obter a certificação ISO 14001, visando garantir participação no comércio internacional, além de consolidar sua posição local, regional e nacional.

  • B.

    Conquistar a hegemonia do mercado nacional com mobiliário de qualidade, não só de madeira, mas também móveis tubulares em aço.

  • C.

    Cadastrar fornecedores que sejam certificados pelo IBAMA e tenham programas de reflorestamento registrados.

  • D.

    Contratar novos funcionários para atender a demanda de novas encomendas para o exterior.

  • E.

    Todas as alternativas listadas são objetivos específicos, ou seja, objetivos que contribuem para o alcance do objetivo geral (ou principal).

Criado por Kaoru Ishikawa, o diagrama de causa-e-efeito é utilizado para identificar, explorar e ressaltar todas as causas possíveis de um problema específico. Também é conhecido como

  • A. 4S.
  • B. 5M.
  • C. brainstorming.
  • D. espinha de peixe.
  • E. gráfico de Pareto.

A qualidade na prestação de serviços se refere ao que o cliente percebe como fatores de destaque que diferenciam uma determinada organização das demais. Os clientes utilizam de dimensões para julgar a qualidade do serviço prestado. São consideradas dimensões da qualidade:

  • A.

    Confiabilidade, tangíveis, lucratividade, segurança e retorno sobre o investimento.

  • B.

    Confiabilidade, sensibilidade, percepção, transitoriedade e lucratividade.

  • C.

    Confiabilidade, tangíveis, sensibilidade, segurança e empatia.

  • D.

    Empatia, segurança, movimentação, localização e sensibilidade.

  • E.

    Empatia, sensibilidade, localização, lucratividade e transitoriedade.

O serviço é um setor da economia que mais cresce atualmente, tanto na oferta como na absorção de mão-de-obra. A prestação de serviços é identificada por um conjunto de características, a saber:

  • A.

    Relações com os clientes, tangibilidade, alta lucratividade, estocagem, perecibilidade e uniformidade.

  • B.

    Relações com os clientes, perecibilidade, intangibilidade, inseparabilidade, esforço do cliente e uniformidade.

  • C.

    Tangibilidade, perecibilidade, separabilidade, estocagem, movimentação e ineparabilidade

  • D.

    Tangibilidade, não perecibilidade, alta lucratividade, separabilidade, uniformidade e esforço do cliente.

  • E.

    Alta lucratividade, inseparabilidade, movimentação, relações com os clientes, esforço do cliente e uniformidade.

Atualmente tem sido muito enfatizado a qualidade como fator primordial de sobrevivência das organizações em seus respectivos mercados. Diante disso, qualidade de produto ou serviço refere-se a(o):

  • A.

    Atender perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente.

  • B.

    Atender de forma precisa ao interesse dos proprietários e sócios do empreendimento, visando maior retorno para os mesmos.

  • C.

    Quociente entre o que a empresa produz e comercializa e o que ela consome.

  • D.

    Ter a maior produtividade entre as empresas do setor, possibilitado por aquisições corretas.

  • E.

    Gasto efetuado com o objetivo de melhoria no processo de estocagem ou armazenamento de materiais, garantindo somente o controle da qualidade do material.

Entregar produto com qualidade significa:

  • A. preço baixo.
  • B. entregar destino.
  • C. qualidade elevada.
  • D. adiantar entrega.
  • E. atender cliente.

Assinale a alternativa que represente o foco do prêmio nacional da qualidade.

  • A. faturamento da empresa
  • B. qualidade dos produtos entregues
  • C. processos
  • D. meio ambiente
  • E. recursos humanos

Anoção de administração da qualidade total (TQM) foi introduzida por Feigenbaum em 1957. Mas, recentemente, tem sido desenvolvida através de várias abordagens amplamente conhecidas e introduzidas por vários "gurus da qualidade", dentre eles Deming, Juran, Ishikawa, Taguchi e Crosby. O professor _______ , considerado no Japão o pai do controle de qualidade, pregou que a qualidade começa com a alta administração e é uma atividade estratégica. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

  • A.

    Ishikawa

  • B.

    Juran

  • C.

    Feigenbaum

  • D.

    Deming

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