Lista completa de Questões sobre Administração da Qualidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para buscar a eliminação da causa de defeitos e insatisfações de clientes, melhorando a qualidade de processos que geram produtos e serviços, existem vários métodos gerenciais, chamados de ferramentas da Qualidade. Podemos citar entre essas ferramentas, exceto:
Há muitas maneiras de conceituar o termo "Qualidade". Dentre elas, podemos citar, exceto:
As empresas que optam pelo modelo de gestão da qualidade baseado nas normas ISO 9000 terão que implementar ações para atender aos requisitos relacionados à aquisição e relacionamento com fornecedores. Dentre as opções a seguir, assinale a alternativa de ação mais adequada para atendimento a esses requisitos.
Podemos obter ganhos significativos nos esforços de implantação de sistemas de gestão da Qualidade com a adoção de bons princípios ou fundamentos de Gestão. Considere as afirmativas abaixo relativas a princípios ou fundamentos da Qualidade e assinale a alternativa correta.
I. Liderança: os líderes estabelecem a unidade de propósito e rumo da organização, criando e mantendo um ambiente interno no qual as pessoas possam se tornar engajadas na obtenção dos objetivos da organização.
II. Melhoria contínua: Buscar a melhoria contínua do desempenho global da organização como objetivo permanente.
III. Benefícios unilaterais nas relações com fornecedores: Uma organização deve exercer seu poder e controle sobre seus fornecedores para maximizar as vantagens e o lucro nas aquisições.
IV. Abordagem empreendedora para a tomada de decisão: decisões eficazes são tomadas com base na intuição do dirigente.
Somente as afirmativas II e III estão certas.
Somente as afirmativas I e II estão certas.
Somente as afirmativas I e III estão certas.
Somente as afirmativas III e IV estão certas.
Somente as afirmativas II e IV estão certas.
Dentre os inúmeros modelos nacionais e internacionais de certificação e premiação de sistemas de gestão da qualidade, podemos citar, exceto:
Capability Maturity Model – CMM.
Selo de Inspeção Federal – SIF.
ISO 9000.
GESPÚBLICA.
As marcas variam quanto a seu poder e valor no mercado. Em um extremo estão marcas que não são conhecidas pela maioria dos compradores. Em outro, estão aquelas que possuem consumidores com alto grau de fidelidade à marca. Assinale a alternativa que não corresponde a possível comportamento de um consumidor padrão, em relação a uma marca de produto.
O cliente trocará de marca, especialmente por razões de preço. Sem fidelidade à marca.
O cliente está satisfeito. Não há razão para trocar de marca.
O cliente está satisfeito e incorrerá em custos se trocar de marca.
O cliente está satisfeito e valoriza a marca. Ele troca de marca sempre que há novidade no mercado.
O cliente é devotado à marca
A Norma ISO 9001:2000 tem por finalidade certificar
um sistema de gestão da qualidade para a empresa demonstrar sua capacidade em fornecer produtos que atendam a requisitos estabelecidos e aumentar a satisfação do cliente, não focando processos de melhoria contínua, uma vez que este é objeto do TQM (Total Quality Management).
um sistema de gestão da qualidade para a empresa demonstrar sua capacidade em fornecer produtos que atendam a requisitos estabelecidos e aumentar a satisfação do cliente, incluindo, para tanto, a filosofia de processos de melhoria contínua.
produtos e serviços dentro de uma visão sistêmica, garantindo as qualidades intrínseca e extrínseca dos mesmos.
e aumentar a competitividade do negócio, assegurando que os produtos serão gerados dentro do binômio: preço baixo e qualidade superior.
a qualidade dos processos em empresas que também desenvolvam projetos, tendo em vista que a ISO 9002 restringe-se a empresas que não exijam esse requisito.
Uma das características do conceito da gestão da qualidade denominado qualidade de conformação é:
o modelo de gerenciamento centrado em pesquisas de mercado consumidor;
que seu referencial básico é a faixa de mercado a atender;
que seu elemento básico é a faixa de mercado a atender;
a ênfase nas expectativas do consumidor;
a ênfase nos requisitos de projeto.
Considerando os ambientes de produção da qualidade, pode-se observar que existem três tipos básicos de indicadores: de desempenho, de suporte e de qualidade propriamente ditos. Os indicadores da qualidade propriamente ditos referem-se:
à qualidade in line;
à qualidade on line;
à qualidade off line;
à organização inteira;
ao processo produtivo.
A técnica QFD - Desdobramento da Função Qualidade - é muito utilizada na avaliação e melhoria de produtos e serviços. Em relação a esta técnica, observe as afirmativas a seguir:
I - É também chamada de "Casa da Qualidade".
II - Seu objetivo é assegurar que o produto ou serviço atenda às necessidades dos clientes.
III - Utiliza uma matriz que relaciona necessidades do cliente com formas de atendimento destas necessidades.
IV - trabalha sob a ótica de Controle Estatístico de Processos.
Estão corretas as afirmativas:
I e IV, apenas;
II e III, apenas;
I, II e III, apenas;
I, III e IV, apenas;
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...