Questões sobre Administração da Qualidade

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Sobre as definições de qualidade, assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Adequação ao uso: qualidade planejada; projeto do produto ou serviço; definição de como o produto ou serviço deve ser.

  • B.

    Conformidade: produto ou serviço de acordo com as especifi cações do projeto.

  • C.

    Regularidade: uniformidade; produtos ou serviços idênticos.

  • D.

    Valor: qualidade significa ter mais atributos; usar materiais ou serviços raros, que custam caro.

Qualidade é uma importante medida do desempenho das organizações. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

A qualidade em serviços tem início na entrega do serviço demandado pelo cliente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à administração, à estrutura e à estratégia organizacional, julgue os itens seguintes.

A noção tradicional de qualidade embasada na conformidade com padrões definidos pelos gerentes e com certificações foi substituída pelo novo imperativo de deixar a qualidade ser dirigida pelo cliente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à administração, à estrutura e à estratégia organizacional, julgue os itens seguintes.

Com base nos pilares do TQM (total quality management), organizações de serviço têm buscado maior envolvimento dos clientes na produção do serviço, pois, assim, é possível que eles influenciem positivamente a produtividade e a qualidade dos processos e, portanto, os resultados obtidos pela organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

W. Edwards Deming é reconhecido internacionalmente por sua contribuição fundamental aos programas de aprimoramento da qualidade. Ele defendia que, para atingir a qualidade de um produto, a empresa deve aprimorar continuamente seu design e o seu processo, sendo a alta gerência a maior responsável por atingir a qualidade. Ele aconselhou a gerência a seguir 14 pontos para atingir um alto nível de qualidade. Isto fi cou conhecido como os 14 Pontos de Deming. Assinale abaixo a alternativa que não corresponde aos pontos de Deming:

  • A.

    Tolher o surgimento de liderança nas empresas; instituir o treinamento.

  • B.

    Instituir treinamento; tomar medidas para realizar a transformação; ensinar e instituir liderança.

  • C.

    Afastar o medo; criar a confi ança; criar um clima favorável às inovações; entender a fi nalidade da inspeção para o aprimoramento de processos e a redução de custos.

  • D.

    Eliminar a prática de recompensar os negócios com base, apenas, no preço do produto; ensinar e instituir a liderança.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    A capacitação de pessoal é dispensável na construção da qualidade organizacional.

  • B.

    A geração de produtos fora de padrões não altera o resultado qualitativo do processo.

  • C.

    Na busca da qualidade, o trabalho em equipe é irrelevante.

  • D.

    A qualidade na prestação de serviços é diretamente proporcional à disponibilidade de infraestrutura de apoio compatível à demanda e ao grau de comprometimento dos colaboradores envolvidos no processo.

Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    A não observância de critérios éticos implica, de maneira direta, o ciclo de vida do produto frente ao mercado.

  • B.

    A opinião do cliente é relevante no ciclo de vida organizacional.

  • C.

    A opinião do cliente é irrelevante no ciclo de vida organizacional.

  • D.

    Na prestação de serviços com qualidade, a empresa deve ofertar apenas o que de fato pode entregar ao consumidor.

Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    A qualidade nasce com a definição das especificações do produto, auscultando a voz do cliente.

  • B.

    A qualidade é construída apenas e exclusivamente na etapa de concepção do produto.

  • C.

    A construção da qualidade, no ambiente organizacional, depende exclusivamente dos engenheiros de produção.

  • D.

    Para construção e manutenção da qualidade organizacional não é necessário um sistema de acompanhamento dos resultados.

Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    As Normas ISO série 9000 regulamentavam as relações entre fornecedores e compradores.

  • B.

    Kaizen é uma palavra japonesa que signifi ca aprimoramento contínuo.

  • C.

    O Sistema Toyota de produção tem sua base na eliminação de desperdícios na produção de veículos, através da sinergia entre qualidade e produtividade, com a participação e comprometimento dos colaboradores.

  • D.

    A ABNT é uma organização internacional que desenvolveu as Normas ISO série 9000.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Agregar valor é a antítese da efi ciência.

  • B.

    O princípio da efi ciência é a relação entre esforço empreendido e resultado obtido.

  • C.

    O consumo exagerado de recursos não altera a efi ciência organizacional.

  • D.

    Uma empresa é competitiva quando apresenta resultados inferiores aos alcançados pelas concorrentes diretas.

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