Questões sobre Administração da Qualidade

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O conceito de geração de valor, na perspectiva adotada pelo modelo de excelência em gestão da FNQ − Fundação Nacional da Qualidade,

  • A. é uma métrica adotada pela Fundação para identificar o grau de atingimento dos objetivos estabelecidos no planejamento estratégico da organização.
  • B. corresponde a um dos critérios de excelência adotados pela Fundação, que permite às organizações a identificação de seu estágio de qualidade.
  • C. precede o processo de certificação aplicado pela Fundação à organização e constitui pressuposto necessário para o mesmo.
  • D. consiste em um dos fundamentos do modelo e diz respeito ao aumento de valores tangíveis e intangíveis, de forma sustentada.
  • E. é a tradução objetiva, medida em pontos, atribuída a cada um dos critérios de excelência adotados pela Fundação.

No que concerne ao gerenciamento de rotina e ferramentas da qualidade, considere:

I. Gerenciamento de Rotina é um método de responsabilidade da alta administração e busca a eficácia organizacional, através da obediência aos padrões de trabalho, para evitar alterações ou mudanças.

II. O gráfico de Ishikawa, também conhecido como regra dos 80/20, é construído a partir de um processo de coleta de dados e pode ser utilizado quando se deseja priorizar problemas ou causas relativas a um determinado assunto.

III. Estratificação consiste no desdobramento de dados, a partir de um levantamento ocorrido, em categorias e/ou grupos para direcionar ações corretivas.

IV. A ferramenta usada para quantificar a frequência com que certos eventos ocorrem, num certo período de tempo, é chamada de Histograma.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. II e IV.
  • B. I e III.
  • C. III.
  • D. I e IV.
  • E. I.

A partir da década de 50, o conceito de qualidade, que até então era relacionado apenas à perfeição técnica de um produto, evoluiu para adequação do produto ao uso. O entendimento predominante nas últimas décadas e que certamente representa a tendência futura é a conceituação de qualidade como satisfação dos clientes. Diante do exposto, são considerados atributos da qualidade dos produtos, EXCETO:

  • A. Confiabilidade.
  • B. Conservadorismo.
  • C. Instalação e orientação de uso.
  • D. Desempenho técnico ou funcional.
  • E. Qualidade percebida e imagem da marca.

“Programa ou conjunto de ferramentas usado para promover a qualidade nas organizações. Nasceu no Japão pós‐guerra e possui forte identificação com a cultura nipônica de ordem e limpeza. Para os japoneses, um ambiente com as características que esse programa proporciona propicia o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade.” Trata‐se de

  • A. 5 S.
  • B. Kaizen.
  • C. Kairyo.
  • D. ISO 9000.
  • E. Seis Sigma.

Com referência ao modelo de excelência gerencial e à gestão de projetos, de processos e de qualidade, julgue os itens seguintes. Uma organização que fomenta a abertura de canais de comunicação internamente, de modo a garantir que os colaboradores sigam as mudanças de gosto e atitudes dos clientes, está de acordo com as bases do controle da qualidade total proposto por Kaoru Ishikawa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Aplicar conceitos básicos de melhoria, visando à melhoria incremental e a projetos de ruptura para saltos de melhoria, em gestão da qualidade é uma aplicação do princípio:

  • A. do foco no cliente.
  • B. da melhoria contínua.
  • C. do envolvimento das pessoas.
  • D. da abordagem sistêmica para a gestão.
  • E. dos benefícios mútuos nas relações com os fornecedores.

Com referência ao modelo de excelência gerencial e à gestão de projetos, de processos e de qualidade, julgue os itens seguintes. O fluxograma é uma ferramenta de gestão da qualidade na qual se descreve a análise dos resultados obtidos durante determinado período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os objetivos da qualidade precisam ser consistentes com a política da qualidade e com o comprometimento para a melhoria contínua, e seus resultados devem ser mensuráveis. A realização dos objetivos da qualidade tem impacto positivo na qualidade do produto ou do serviço, na eficácia operacional e no desempenho financeiro, conduzindo assim á satisfação e à confiança das partes interessadas. Nesse sentido, um objetivo da qualidade deve ser mensurável, compreensível, abrangente, aplicável, atingível, mantido com facilidade e econômico. Nesse caso, abrangência significa que:

  • A. os objetivos da qualidade devem adequar-se às condições de uso ou ser flexíveis para se adaptarem às condições de uso.
  • B. quando os objetivos são expressos em números, eles podem ser comunicados com maior precisão e o mais amplamente possível.
  • C. deve ser possível que os colaboradores atinjam os objetivos da qualidade por meio da aplicação de um esforço absolutamente normal.
  • D. os objetivos de qualidade devem ser projetados de maneira modular, para que cada elemento possa ser revisado sem afetar os demais elemento
  • E. as atividades para as quais foram estabelecidos os objetivos ganham prioridade maior, mas necessitam que as outras atividades sejam realizadas para que eles possam ser atingidos.

Com referência ao modelo de excelência gerencial e à gestão de projetos, de processos e de qualidade, julgue os itens seguintes. No modelo da Fundação Nacional da Qualidade, os projetos em andamento ou previstos devem ser descritos no critério denominado projetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os objetivos da qualidade podem ser estabelecidos tomando por base, por exemplo, dados históricos, estudos de engenharia ou o mercado. No caso de objetivos tais como “prevenir ocorrência de não conformidades” e “assegurar a habilidade dos funcionários para execução e aperfeiçoamento de seus os processos”, podem ser citadas como metas correspondentes mais adequadas, respectivamente:

  • A. dispor de funcionários 100% com o perfil funcional em um ano; e cumprir 90% dos prazos de entrega mensal dos produtos.
  • B. cumprir 90% dos prazos de entrega mensal dos produtos; e reduzir em 50% as falhas em lotes piloto para cada novo produto lançado.
  • C. reduzir em 10% o número de reclamações de clientes; e possuir 90% de fornecedores com qualidade assegurada em dois anos.
  • D. cumprir 90% dos prazos de entrega mensal dos produtos; e possuir 90% de fornecedores com qualidade assegurada em dois anos.
  • E. reduzir em 50% as falhas em lotes piloto para cada novo produto lançado; e dispor de funcionários 100% com o perfil funcional em um ano.
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