Questões sobre Administração da Qualidade

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Em relação ao gerenciamento da qualidade total (GQT), analise as afirmativas.

I. É um conceito de controle que atribui às pessoas, e não somente aos gerentes a responsabilidade pelo alcance de padrões de qualidade.

II. A qualidade total está baseada no empowerment das pessoas, ou seja, habilidade e autoridade para tomar decisões que tradicionalmente eram dadas aos gerentes, resolvendo problemas do cliente sem consumir tempo para aprovação do gerente.

III. A qualidade total se aplica a todas as áreas e níveis da organização e deve começar no topo da empresa. Este comprometimento é indispensável para garantir uma profunda mudança na cultura organizacional.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. II e III, apenas.

A respeito de ferramentas e técnicas de gestão estratégica e de qualidade, julgue os próximos itens. No uso da ferramenta 5W2H para a estruturação de um plano de ação, as etapas são registradas no item What, enquanto o método é descrito no item How.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de ferramentas e técnicas de gestão estratégica e de qualidade, julgue os próximos itens. No uso de uma matriz SWOT, entre os pontos fortes (strengths) de uma organização, incluem-se a certificação e a diferenciação dos produtos da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda com relação a ferramentas e técnicas de gestão estratégica e de qualidade, julgue os itens subsequentes. Ao decidir realizar a reengenharia dos processos do seu negócio, uma empresa está agindo de forma coerente com esse conceito ao considerar que seus processos atuais estão errados e, em razão disso, aplicar a reengenharia sem fracionar um processo organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à gestão da qualidade e ao planejamento estratégico, julgue os itens seguintes. Entre os pontos para a melhoria da qualidade citados por Deming, há um relativo a criar constância de propósito e outro relacionado à não eliminação de quotas ou padrões de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à gestão da qualidade e ao planejamento estratégico, julgue os itens seguintes. Entre os pontos para a melhoria da qualidade citados por Deming, há um relativo a criar constância de propósito e outro relacionado à não eliminação de quotas ou padrões de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à gestão da qualidade e ao planejamento estratégico, julgue os itens seguintes. Entre outras formas possíveis de definição, qualidade pode ser corretamente conceituada como conformidade às exigências.

  • C. Certo
  • E. Errado

Deming, Ishikawa e Peter Drucker, integrantes da Escola de Qualidade, destacam-se por suas ideias e contribuições relativas à gestão da qualidade total.

  • A. uma declaração de missão, pois visa proporcionar a satisfação das necessidades dos serviços oferecidos à sociedade.
  • B. uma oportunidade, pois se refere ao contexto interno do órgão que pode ser identificado por meio da análise SWOT.
  • C. uma força, pois se refere ao contexto externo ao órgão, que pode ser identificado por meio da análise SWOT.
  • D. um objetivo organizacional, pois clarifica a razão de ser do órgão público.
  • E. uma declaração de visão, pois se refere àquilo que o órgão deseja ser no futuro.

Singularidade: todo produto ou serviço gerado por um projeto é exclusivo e diferente de outros produtos ou serviços.

  • A. Reengenharia: significa redesenhar os processos existentes, com mapeamento das melhorias necessárias à satisfação do usuário.
  • B. Liderança: examina o sistema de liderança da organização e o comprometimento pessoal dos membros da direção no estabelecimento e disseminação de princípios que promovam a cultura da excelência.
  • C. Perspectiva instrumental: construção da comunicação por todos os envolvidos, resultando da interação entre atores, seus meios e suas particularidades.
  • D. (C) Perspectiva instrumental: construção da comunicação por todos os envolvidos, resultando da interação entre atores, seus meios e suas particularidades.
  • E. Abordagem sistêmica: exame da organização e identificação dos processos de agregação de valor, com foco no usuário.

Sobre Administração da Qualidade, é INCORRETO afirmar:

  • A. A qualidade de um produto tangível pode ser medida pelo desempenho, conformidade e durabilidade, enquanto a de um serviço intangível, por meio do tempo de espera, consistência e precisão.
  • B. O enfoque da qualidade na Administração surgiu inicialmente para resolver o problema de uniformização dos produtos, alcançando sua maturidade durante os anos 80 do século XX, nos Estados Unidos.
  • C. O controle estatístico da qualidade ocorre por meio da observação direta do produto ou serviço ao final do processo produtivo; obteve ascensão a partir da grande indústria e produção em massa.
  • D. Os estudiosos da qualidade W. C. Deming, J. M. Juran e W. Shewhart desenvolveram os 14 Pontos da qualidade, os três processos universais do gerenciamento da qualidade e o Ciclo PDCA, respectivamente.
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