Questões sobre Administração da Qualidade

Lista completa de Questões sobre Administração da Qualidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A ferramenta para a gestão de qualidade, que contribui para a identificação, otimização e descrição de processos, facilitando a tomada de decisão, é o:

  • A.

    fluxograma.

  • B.

    histograma.

  • C.

    organograma.

  • D.

    gráfico de estratificação.

  • E.

    diagrama de causa e efeito.

Na administração da qualidade, o processo é controlado através da ferramenta denominada

  • A.

    Método de Pareto.

  • B.

    Teste de laboratório.

  • C.

    Especificação técnica.

  • D.

    Fluxograma vertical.

  • E.

    Ciclo PDCA.

Sobre as definições de qualidade, relacione as colunas de maneira correta com os conceitos apresentados:

1. Adequação ao uso

2. Conformidade

3. Especificações

4. Excelência

5. Regularidade

6. Valor

( ) Produto ou serviço de acordo com as especificações do projeto.

( ) Qualidade planejada; projeto do produto ou serviço; definição de como o produto ou serviço deve ser.

( ) Qualidade de projeto e ausência de deficiências: projeto excelente e produto/serviço de acordo com o projeto.

( ) Qualidade significa o melhor que se pode fazer, o padrão mais elevado de desempenho em qualquer campo de atuação.

( ) Qualidade significa ter mais atributos; usar materiais ou serviços raros, que custam caro.

( ) Uniformidade; produtos ou serviços idênticos. A seqüência correta das respostas dadas acima é:

  • A.

    2, 3, 1, 4, 6, 5

  • B.

    2, 3, 4, 1, 6, 5

  • C.

    3, 2, 1, 4, 5, 6

  • D.

    5, 1, 3, 5, 2, 4

Determinada organização atua como fornecedor de serviços de correspondência interna e externa. O cenário atual de alta concorrência abalou a saúde financeira da organização, que se viu obrigada a rever sua estratégia de sobrevivência, com ampliação da linha de produtos e investimento em divulgação para maior participação no mercado. Definida no mais recente planejamento estratégico, essa foi considerada a única solução para banir a ameaça de extinção da empresa.

Tendo por referência o texto acima, julgue os itens a seguir, acerca de qualidade e produtividade nas organizações.

O princípio da constância de propósito, defendida por Deming, está sendo observado nas decisões da organização citada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos gerais de gerenciamento e controle de qualidade:

I. O gerenciamento de qualidade é o processo que permite garantir que o projeto foi completado sem desvio dos requisitos.

II. O diagrama de Pareto está relacionado às regras de Pareto para a Qualidade de Software, que afirma que se forem solucionados 80% dos problemas ou desvios de um software então este terá alcançado um índice de qualidade de 100%.

III. O controle de qualidade utiliza inspeções para provar a existência de qualidade dentro de um produto final do projeto.

IV.Um ambiente de desenvolvimento de software, no processo de evolução da qualidade dos seus produtos e serviços, deve substituir o processo de Controle da Qualidade pelo processo de Garantia da Qualidade.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  • A.

    I e II

  • B.

    II e III

  • C.

    III e IV

  • D.

    I e III

  • E.

    II e IV

A eficiência de um Departamento de Compras está diretamente ligada ao grau de atendimento e ao relacionamento entre o comprador e o fornecedor. Geralmente, os fornecedores que prestam melhor atendimento são aqueles que sabem que há concorrência e que o volume de vendas se relaciona diretamente à qualidade dos produtos e ao tratamento dado ao cliente. Estes fornecedores são conhecidos no meio empresarial pela denominação de:

  • A.

    monopolistas.

  • B.

    habituais.

  • C.

    especiais.

  • D.

    prestadores de seviços.

  • E.

    apanhadores de pedidos.

No que se refere à reengenharia e à qualidade, julgue os itens a seguir.

De acordo com a nova visão da qualidade, qualidade é medida pelo grau de não-conformidade e não pela satisfação dos clientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à reengenharia e à qualidade, julgue os itens a seguir.

Um dos principais critérios para se avaliar a qualidade de uma organização é a gestão de processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à reengenharia e à qualidade, julgue os itens a seguir.

O círculo da qualidade é um pequeno grupo formado para conscientizar e treinar os trabalhadores no desenvolvimento da qualidade total na organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de avaliação e processos institucionais, julgue os itens seguintes.

Programas de qualidade, como o Programa de Qualidade no Serviço Público, atuam prioritariamente na melhoria de processos de trabalho, dando menos ênfase à estruturação e reestruturação organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...