Questões sobre Administração da Qualidade

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As responsabilidades do principal executivo da organização afetam diretamente o sistema de gestão da qualidade, sendo o comprometimento da direção um requisito fundamental que pode ser realizado, por exemplo, através da seguinte ação:

  • A. avaliar a política de qualidade definida por seus subordinados.
  • B. receber regularmente comunicados sobre a importância de que os requisitos dos clientes sejam atendidos pela organização.
  • C. solicitar aos subordinados de condições para que estes assegurem que os objetivos da qualidade sejam estabelecidos.
  • D. assegurar a disponibilização dos recursos necessários para a implementação e melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade.
  • E. garantir que as análises críticas do sistema de gestão da qualidade sejam conduzidas por aqueles que não respondem pela política de qualidade.

A respeito da qualidade, analise o fragmento a seguir.

“As organizações mais bem‐sucedidas não se contentam em atender simplesmente às _____ dos clientes, mas querem _____ e, com isso, _____ os clientes.”

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento.

  • A. estratégias, necessidades, encantar
  • B. expectativas, ultrapassá‐las, encantar
  • C. expectativas, serviço, satisfazer
  • D. estratégias, serviço, encantar
  • E. necessidades, eliminá‐las, atender

Analise as afirmativas abaixo sobre a Qualidade Total: 1. A Qualidade Total consiste numa estratégia de administração orientada para criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais. 2. A gestão da qualidade total é proveniente da língua inglesa “Total Quality Management”, abreviada por TQM. 3. A Toyota foi a primeira organização a adotar o conceito de gestão da qualidade total, superando a etapa do fordismo. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 2.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

“A Gestão da Qualidade Total ou Total Quality Management (TQM) foi uma prática de gestão bastante popular nas décadas de 1980 e 1990 nos países ocidentais. Os conceitos dessa prática, desenvolvidos inicialmente por autores norte-americanos, como Deming, Juran e Feigenbaum, nas décadas de 1950 e 1960, encontraram no Japão o ambiente perfeito para o seu desenvolvimento durante os anos que se seguiram. No início da década de 1980, o mundo voltava sua atenção para o elevado grau de competitividade alcançado pelas principais indústrias japonesas, cujos produtos chegavam com excelente qualidade e preços relativamente baixos nos principais mercados consumidores do mundo ocidental, passando a constituir uma ameaça para as suas economias.”

Dentre os conceitos básicos de TQM, é CORRETO destacar:

  • A. enfoque no cliente, melhoria contínua de processos e mensurações de desempenho.
  • B. parceria com compradores, envolvimento da equipe de vendas e administração envolvida e compromissada.
  • C. mensurações de desempenho, melhoria contínua de processos e enfoque no custo de pessoal.
  • D. administração envolvida e compromissada, treinamento de todo o pessoal técnico para melhoria de produtos e processos e competição com fornecedores.

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão da qualidade. A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), por meio do modelo de excelência da gestão (MEG), ressalta a importância do pensamento sistêmico e do aprendizado organizacional como caminhos para a obtenção de resultados qualitativos nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as afirmativas abaixo: 1. O modelo de Excelência da EFMQ é um exemplo de modelo de qualitade total, e foi criado para auxiliar organizações a estabelecer um sistema de gestão que permitisse a melhoria contínua. 2. Os padrões ISO 9000 não medem a qualidade dos bens ou serviços de uma organização, mas estabelecem a necessidade de sistematizar e formalizar uma série de processos e procedimentos. 3. A finalidade do Gerenciamento de Portfólio de Processos é avaliar e gerenciar todos os processos da organização em uma visão consolidada, de forma a estabelecer prioridades. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 2.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão da qualidade. As ferramentas empregadas na gestão da qualidade fundamentam-se em abordagem qualitativa, razão pela qual não existem modelos estatísticos para auxiliar no controle da qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão da qualidade. As normas ISO, enquanto mecanismos de auditoria para boas práticas de administração da qualidade, são adotadas tanto por organizações públicas quanto por privadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A aplicação do conceito de qualidade total exige investimento em pessoal, para implementar novos conceitos, e tempo, para o treinamento. A esse respeito, analise o fragmento a seguir.

“A qualidade total é uma _____ de gestão que pressupõe o envolvimento de todos os _____ de uma organização em uma constante busca por _____ e contínuo aperfeiçoamento.”

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

  • A. filosofia – participantes – satisfação
  • B. melhoria – participantes – aprovação
  • C. filosofia – clientes – satisfação
  • D. melhoria – participantes – satisfação
  • E. filosofia – membros – autossuperação

Consiste em identificar e coletar dados sobre serviços ou atividades, estabelecendo critérios de mensuração do desempenho desses serviços ou atividades e determinando tanto a qualidade do serviço ou da atividade, quanto o grau de satisfação de metas e objetivos.

A definição refere-se

  • A. à gestão por projetos.
  • B. à avaliação de serviços.
  • C. ao relatório.
  • D. ao diagnóstico organizacional.
  • E. ao roteiro para a apresentação do projeto.
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