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Administração - Administração de Marketing - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Nas organizações, a pesquisa é uma ferramenta para a identificação das intervenções necessárias ao alcance das metas estratégicas. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.
Qualquer pesquisa realizada nas organizações deve utilizar amostras compostas apenas por ocupantes de funções gerenciais, uma vez que essa categoria deve ser o alvo permanente das intervenções.
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Nas organizações, a pesquisa é uma ferramenta para a identificação das intervenções necessárias ao alcance das metas estratégicas. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.
Uma pesquisa quantitativa utiliza predominantemente o método de indução, pois tem como objetivo o conhecimento em profundidade de determinado fenômeno na organização.
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Nas organizações, a pesquisa é uma ferramenta para a identificação das intervenções necessárias ao alcance das metas estratégicas. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.
As pesquisas realizadas pela área de gestão de pessoas no ambiente organizacional devem ser efetuadas visando conhecer aspectos que indiquem as intervenções que necessitam ser realizadas pela área para que esta possa atuar de forma a contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos da organização.
O gráfico a seguir indica a relação entre a previsão de vendas de um produto em determinado setor da indústria e o valor despendido pelo setor em marketing, segundo dois cenários diferentes. No gráfico, N1 e N3 representam, para um mesmo nível G0 de gastos, o volume previsto de vendas do produto. N2 e N4 representam o potencial de mercado nos dois cenários (recessão e prosperidade, respectivamente).
De acordo com o gráfico, é correto afirmar que:
é necessário um gasto setorial, pelo menos, igual a G0 , pois, sem um mínimo de investimento em marketing, não há demanda para o produto.
à medida que aumenta o nível dos gastos setoriais em marketing, a demanda também aumenta – inicialmente, segundo uma taxa decrescente, e, depois, segundo uma taxa crescente.
quando o nível de gastos setoriais em marketing se situa próximo a G0, o setor se encontra mais próximo de atingir o potencial de mercado num cenário recessivo do que num ambiente projetado de prosperidade.
a demanda do produto tende a se estabilizar ao longo do tempo, seja qual for o cenário que se tome como referência.
o produto em questão é barato, estocável e necessário, pois vende mais em períodos de recessão.
O Índice de Herfindahl Hirschman é uma das medidas usadas para quantificar:
o lucro esperado de uma empresa;
o lucro real de uma empresa;
o nível de incerteza no câmbio;
a concentração de mercado;
o nível de risco para um negócio.
Os critérios necessários para a concorrência perfeita no mercado são:
I – Mercado conter grande número de compradores e vendedores.
II – O produto fabricado pelos concorrentes nesse mercado ser heterogêneo.
III –As empresas do mercado serem diferenciadas.
IV –Não existirem barreiras às empresas entrantes no mercado.
Estão corretos:
I e II;
I e III;
I e IV;
II e III;
II e IV.
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Quanto ao planejamento e às estratégias de marketing, assinale a opção correta.
O planejamento estratégico de marketing engloba a etapa de auditoria de marketing.
A análise de pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças faz parte da implantação operacional da estratégia escolhida para a organização.
A auditoria de marketing busca avaliar a correta execução do planejamento tático, bem como monitorar e avaliar o planejamento estratégico.
A análise do ambiente geral da organização faz parte do planejamento tático de marketing.
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Entre os benefícios decorrentes da implantação de um processo estratégico de marketing não se inclui
aumento da eficácia das decisões gerenciais.
redução do desperdício de verbas.
aumento do foco nas necessidades organizacionais e do cliente.
redução do número de fornecedores.
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Julgue os itens a seguir, que versam sobre a administração mercadológica e as ações e estratégias de marketing organizacional.
Embora a pesquisa de mercado possa ser utilizada para se conhecer o que os consumidores desejam, os dados por ela obtidos são inadequados à realização da segmentação do mercado por características socioculturais.
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Julgue os itens a seguir, que versam sobre a administração mercadológica e as ações e estratégias de marketing organizacional.
A segmentação de mercado consiste na divisão do mercado em grupos de consumidores com características semelhantes.
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