Questões sobre Administração de Marketing

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 35 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A administração de marketing é definida como a função de planejar, executar e controlar as estratégias e táticas de marketing, visando a otimizar os resultados da organização e dos clientes. A segmentação de mercado é um procedimento fundamental para auxiliar o executivo de marketing a definir a forma como serão explorados seus segmentos-alvo. São estratégias de segmentação:

I- Concentração.

II- Diferenciação.

III- Não-diferenciação.

IV- Modelo de Huff .

O correto está somente em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    II, III e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 35 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em pesquisas de mercado, são técnicas de amostragem não probabilísticas:

I- Por cota.

II- Autogerada.

III- Sistemática .

IV- Por grupo.

O correto está somente em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    II, III e IV.

O modelo de concorrência proposto por Michael Porter estabelece conexões entre ambientes empresariais e clientes, fornecedores, concorrentes e mercados, que sinalizam a emergência de novos produtos. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

Segundo o modelo mencionado, as competências essenciais de uma empresa decorrem da gestão do conhecimento e, portanto, são compartilhadas com as concorrentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

O esquema abaixo representa os tipos de expectativas no que tange a relacionamentos com clientes. Partindo-se deste modelo dinâmico de expectativas de Ojasalo, quando os clientes esperam que um prestador de serviços resolva um problema, mas não têm uma noção clara do que deve ser feito, trata-se de situação caracterizada como expectativa

  • A.

    implícita.

  • B.

    explícita.

  • C.

    explícita não-realista.

  • D.

    explícita realista.

  • E.

    difusa.

Você, em função do tipo de bem ou serviço, deve estabelecer uma estratégia de marketing para atingir seu público-alvo. É de seu conhecimento que os produtos, de acordo com sua durabilidade e tangibilidade, podem ser classificados em três grupos: bens duráveis, bens não duráveis e serviços. Quanto às características dos elementos desses grupos, está correto afirmar que:

  • A.

    A tangibilidade é uma das características dos serviços.

  • B.

    Os bens duráveis têm a peculiaridade de ser consumidos rapidamente.

  • C. Os bens não duráveis são bens tangíveis que sobrevivem a muitos usos.
  • D.

    Os alimentos consumidos diariamente são bens não duráveis e intangíveis.

  • E.

    Os serviços têm como características serem inseparáveis, variáveis e não estocáveis.

A segunda etapa da pesquisa de marketing tem a ver com desenvolvimento do mais eficiente plano para a coleta das informações necessárias. Caso haja dificuldade orçamentária e de prazos para a realização da pesquisa de forma abrangente, uma das opções é a realização de consultas a:

  • A. dados primários.
  • B. dados secundários.
  • C. dirigentes de organismos voltados à exportação.
  • D. modelos de testes especialmente construídos para a análise da questão.
  • E. listas telefônicas, catálogos comerciais e visitas aos locais de exploração.

No planejamento de marketing voltado à exportação, as empresas devem estar atentas não apenas ao conhecimento dos mercados, mas, também, à promoção comercial como uma estratégia fundamental, pois ela:

  • A.

    permite à empresa promover de maneira eficiente seus produtos no Brasil e no exterior.

  • B.

    auxilia a vender os produtos, mesmo que não estejam adequados às exportações.

  • C.

    otimiza o processo produtivo qualitativamente.

  • D.

    contribui para melhorar a logística.

  • E.

    age como um agente de vendas e diminui os custos com o Departamento de Vendas.

Qual das alternativas seguintes é incorreta quanto ao uso de pesquisas de marketing?

  • A.

    Os procedimentos da pesquisa devem ser planejados antecipadamente.

  • B.

    As pesquisas de marketing servem preponderantemente para dar suporte a planos já existentes.

  • C.

    O processo de pesquisa de marketing pressupõe a definição de um problema a ser estudado.

  • D.

    Um pesquisador pode reunir dados secundários, dados primários ou ambos.

  • E.

    Dados primários podem ser coletados através de pesquisa por observação, grupo de foco, levantamentos, dados comportamentais e pesquisa experimental.

As empresas têm em vista apenas seus próprios interesses. Mesmo quando se pensa que elas estão preocupadas com a sociedade, elas estão sendo egoístas. Pensar nas atividades filantrópicas das fundações empresariais como produto de sensibilidade social é uma visão romântica da realidade. Isto porque as atividades filantrópicas trazem para as empresas mais vantagens econômicas e políticas do que custos. A filantropia empresarial é computada nos custos de representação do capital, melhorando a imagem da empresa e otimizando o marketing comercial. Além disso, em muitos casos, a legislação permite o abatimento de impostos e a obtenção de subsídios. Qual das seguintes alternativas constitui a conclusão mais apropriada para o texto acima?

  • A.

    As empresas desenvolvem atividades filantrópicas por dois motivos: obtenção de ganhos econômicos e romantismo.

  • B.

    A filantropia empresarial é um tipo de investimento por meio do qual as empresas conseguem vantagens variadas.

  • C.

    As atividades filantrópicas das empresas oneram seus custos, mas as empresas devem desenvolvê-las para limpar sua imagem.

  • D.

    As empresas que não desenvolvem atividades filantrópicas não demonstram sensibilidade social e pioram seu marketing comercial.

  • E.

    Os custos das atividades filantrópicas desenvolvidas pelas fundações empresariais são subsidiados, e as empresas são isentas de impostos.

Rosely trabalha há 5 anos como gerente de relações públicas (RP) de uma organização do estado de Sergipe. A equipe de Rosely utiliza conceitos de diferentes ciências, como psicologia, administração e economia, para legitimar as ações organizacionais de interesse público.

Considerando a situação apresentada acima, julgue os próximos itens.

Considerando a natureza do trabalho de RP, é correto afirmar que Rosely deve praticar ações de marketing no exercício de seu posto funcional na organização.

  • C. Certo
  • E. Errado
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