Questões sobre Administração de Marketing

Lista completa de Questões sobre Administração de Marketing para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens a seguir, que versam sobre a administração mercadológica e as ações e estratégias de marketing organizacional.

Em uma grande empresa, como, por exemplo, a PETROBRAS, a criação de um banco de dados sobre as vendas de produtos, aliada à utilização de um sistema eficiente de informação gerencial, constitui ferramenta essencial para a administração das vendas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, que versam sobre a administração mercadológica e as ações e estratégias de marketing organizacional.

Os sistemas de informações gerenciais são os responsáveis pela divulgação dos comunicados e das informações das gerências aos colaboradores da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, que versam sobre a administração mercadológica e as ações e estratégias de marketing organizacional.

O comércio eletrônico deve restringir-se às vendas de produtos relacionados à tecnologia da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos estudos sobre comunicação e sobre motivação, julgue os itens abaixo.

I A eficácia do processo de comunicação depende de competências do emissor e do receptor da mensagem. Uso adequado de ilustrações na mensagem, conhecer os destinatários, ter autocrítica e fazer revisão do conteúdo das mensagens são meios para desenvolver as competências do emissor.

II Atitudes de agressão, resignação e procura de novo emprego são tipos de reação a necessidades não atendidas.

III O desempenho na realização de tarefas é influenciado por forças denominadas motivos. A esse respeito, é correto afirmar que interesses, habilidades e oportunidades de carreira são motivos internos das pessoas. IV Codificação eficaz consiste em definir as idéias ou informações que serão apresentadas e em qual seqüência.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. III e IV.

Foi solicitado a você que identificasse canais alternativos para distribuição dos produtos educacionais de uma faculdade para alunos que só podem estudar em horários da madrugada e em outras cidades fora da faculdade. A faculdade não deseja investir na compra ou no aluguel de instalações em novas cidades, nem, na contratação de novos professores. Qual é a alternativa possível?

  • A.

    aluguel de novas salas de aula

  • B.

    preparação de conteúdo para ser distribuído via Internet

  • C.

    contratação de novos professores

  • D.

    construção de novos prédios em outras cidades

  • E.

    construção de novos prédios e contratação de novos professores em outras cidades

Você foi contratado para atuar no marketing da recém-criada divisão de doação de órgãos da secretaria de saúde do governo de São Paulo. Que tipo de serviço você estará oferecendo?

  • A.

    conveniência, que geralmente o consumidor compra com freqüência

  • B.

    compra comparada, comprados com menor freqüência

  • C.

    especialidade, na qual um substancial segmento de consumidores está disposto a fazer um esforço especial pela compra

  • D.

    não procurado, que exige muita propaganda, venda pessoal e outros esforços de marketing

  • E.

    empresarial, utilizado na gestão de um negócio

Uma empresa que fabrica vacina bovina acaba de descobrir que poderá utilizar a vacina para erradicar uma doença nos coelhos também. Os donos querem aumentar o faturamento ampliando os mercados atendidos. Hoje, apenas a região da zona da mata mineira é atendida e apenas vacinas para bovinos. Você foi contratado como consultor para identificar as principais alternativas no projeto dos canais de distribuição. Quais são essas alternativas?

  • A.

    aumentar o preço da vacina e sua produção

  • B.

    contratar mais funcionários para a produção

  • C.

    aumentar a força de vendas, contratando representantes

  • D.

    diminuir o investimento em pesquisa e desenvolvimento

  • E.

    recrutar, selecionar e treinar um novo gerente de produção

Você trabalha na empresa que administra o Metrô da cidade do Rio de Janeiro. O gerente da área de marketing propõe um desconto para passageiros que utilizam o metrô entre 06h00-07h00 e entre 22h00-23h00. Esta estratégia busca atenuar qual característica dos serviços?

  • A.

    inseparabilidade dos serviços

  • B.

    intangibilidade dos serviços

  • C.

    perecibilidade dos serviços

  • D.

    variabilidade dos serviços

  • E.

    durabilidade dos serviços

Seu patrão é dono de uma concessionária de caminhões. A empresa vende e presta assistência técnica aos caminhões de uma montadora alemã. No ano passado, a montadora alemã decidiu que as concessionárias que vendem seus caminhões também precisaram vender os furgões produzidos pela empresa. Que tipo de estratégia a montadora alemã está utilizando?

  • A.

    estratégia de Distribuição exclusiva

  • B.

    estratégia de vendas vinculadas

  • C.

    estratégia de territoriais exclusivos

  • D.

    estratégia de Direitos exclusivos de distribuição

  • E.

    estratégia de Distribuição exclusiva

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 35 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O âmago de uma estratégia de sucesso em marketing é uma boa estratégia de posicionamento, que permite à empresa alcançar uma presença singular no mercado. O posicionamento é a criação de uma imagem na mente do consumidor que seja diferenciada em relação aos produtos oferecidos pela concorrência. Quanto ao posicionamento de produtos é correto afirmar:

I- A empresa é que posiciona o produto, e não o mercado.

II- A empresa deve estar disposta a experimentar, corrigindo rapidamente os erros a partir das respostas do mercado.

III- Deve basear-se em fatores intangíveis, como liderança tecnológica ou qualidade.

IV- Deve fixar o alvo em um público específico.

O correto está somente em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    II, III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...