Questões sobre Administração de Marketing

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Os profissionais de marketing que fazem pesquisas para as empresas globais em outros países encontram, geralmente, o seguinte quadro. Assinale a alternativa correta

  • A.

    Conseguem facilmente detectar dados primários nos mercados pesquisados; otimizam os custos fazendo comparações e projeções de informações já obtidas; facilidade na obtenção de amostragem e análise de dados.

  • B.

    Quando não há dados disponíveis em estudos publicados, procuram na Internet; utilizam o grupo de "foco" para aprofundar as informações disponíveis; analisam os mercados incipientes; utilizam as informações de demanda latente.

  • C.

    Muitos mercados, mas poucos dados disponíveis; é difícil identificar o objetivo da pesquisa; a utilização de percepção sensorial direta é fundamental para qualquer tipo de pesquisa.

  • D.

    Devem analisar muitos mercados; é difícil procurar dados confiáveis; tem custos altos para obter informações; os dados podem estar inflacionados ou deflacionados por falta de atenção ou conveniência política.

  • E.

    A certeza de que um relatório de dados secundários é cem por cento confiável e resolve a pesquisa em noventa por cento dos casos; alguns profissionais sofrem da síndrome do "se eu vejo, é verdade" e não se aprofundam na busca de mais dados.

O modelo dos hiatos de qualidade, desenvolvido por Zeithmail, Berry e Parasuraman, serve como um mapeamento dos hiatos de qualidade – interrupções ou falhas da produção de qualidade – que ocorrem no processo de entrega do serviço. Foram mapeados 5 hiatos. O primeiro deles refere-se à percepção imprecisa quanto às expectativas de qualidade. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A.

    O excesso de informações em pesquisas focadas na qualidade do serviço podem causar o 1º hiato, descrito no enunciado

  • B.

    O foco no relacionamento contribui para uma percepção imprecisa quanto às expectativas de qualidade

  • C.

    Problemas de comunicação, apesar de serem comuns nas organizações, não afetam a qualidade do serviço.

  • D.

    O foco em novos consumidores, em vez do foco nos consumidores atuais, é ferramenta positiva de percepção de necessidades de melhoria de qualidade na execução do serviço.

  • E.

    A percepção imprecisa quanto às expectativas de qualidade pode ter sido gerada por pesquisa de marketing insuficiente.

A Sanduíche e Cia., empresa do ramo de alimentação, possui como produto carro-chefe um sanduíche triplo de hambúrguer. Seus consumidores são, basicamente, jovens e adultos que não dispõem de tempo para o almoço e adolescentes que, geralmente, freqüentam a loja durante os finais de semana. Seu atual gerente geral tem dedicado grandes esforços no sentido de manter um ambiente organizacional em pleno equilíbrio, de modo a permitir que os seus clientes possam obter a melhor qualidade de produto, com rápido atendimento. Para tanto, ele promove, mensalmente encontros de confraternização com os empregados da empresa. Além disso, em seu estilo de trabalho, emprega a liderança baseada no desenvolvimento profissional e pessoal dos integrantes da organização.

Com relação à situação hipotética acima, bem como acerca do impacto do ambiente nas organizações e quanto à qualidade e produtividade nas organizações, cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

O sanduíche de banana e queijo foi identificado como o de menor venda na empresa. Detectou-se, via entrevista com os clientes, que o gosto não era satisfatório, pois as bananas geralmente não estavam bem maduras. Tal produto foi e é constantemente avaliado quanto à qualidade técnica, sempre obtendo alto desempenho. Nessa situação, o referido produto não necessita de adaptações pois já atingiu alto nível de qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

O posicionamento do produto é elemento crucial no processo mercadológico. Afinal, posicionamento é o modo como o consumidor percebe o produto, é a informação que fica na mente das pessoas. Um correto plano de negócios para promoção de produto(s) no exterior deve levar em conta essa necessidade. Uma das formas de se obter informação adequada para definição do posicionamento do produto é:

  • A.

    sugerir eventos promocionais de degustação junto aos funcionários da empresa exportadora.

  • B.

    visitar os organismos internacionais de promoção comercial, para obter informações sobre a logística de transporte dos produtos.

  • C.

    revisar toda a definição do composto de marketing, ou seja, os 4 P´s.

  • D.

    lançar o produto sem definição de posicionamento e ajustá-lo, posteriormente, conforme a demanda.

  • E.

    a análise, feita por profissionais de marketing, da comunicação dos produtos concorrentes, em comparação com o produto a ser exportado

A Sanduíche e Cia., empresa do ramo de alimentação, possui como produto carro-chefe um sanduíche triplo de hambúrguer. Seus consumidores são, basicamente, jovens e adultos que não dispõem de tempo para o almoço e adolescentes que, geralmente, freqüentam a loja durante os finais de semana. Seu atual gerente geral tem dedicado grandes esforços no sentido de manter um ambiente organizacional em pleno equilíbrio, de modo a permitir que os seus clientes possam obter a melhor qualidade de produto, com rápido atendimento. Para tanto, ele promove, mensalmente encontros de confraternização com os empregados da empresa. Além disso, em seu estilo de trabalho, emprega a liderança baseada no desenvolvimento profissional e pessoal dos integrantes da organização.

Com relação à situação hipotética acima, bem como acerca do impacto do ambiente nas organizações e quanto à qualidade e produtividade nas organizações, cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Uma nova empresa de sanduíches naturais abriu uma unidade próxima à Sanduíche e Cia. Nessa situação, a nova empresa não será concorrente da Sanduíche e Cia. pois elas não fornecem os mesmos produtos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A efetiva pesquisa de marketing envolve as 5 etapas seguintes: definição do problema e dos objetivos da pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados. Assinale a alternativa correta em relação à etapa de definição do problema e dos objetivos de pesquisa.

  • A.

    O corpo gerencial não deve definir um problema de maneira muito geral, devendo restringi-lo ao máximo e torná-lo excessivamente limitado, visando à sua eficácia.

  • B.

    Uma orientação superior do tipo "Descubra tudo o que puder sobre as necessidades dos compradores do veículo recém-lançado", suscita uma quantidade desnecessária de informações

  • C.

    A pesquisa pode ser inibitória - cuja meta é demonstrar a real natureza do problema e sugerir possíveis soluções ou novas idéias.

  • D.

    A pesquisa pode ser causal - que procura determinar certas dimensões, tais como quantas pessoas instalariam um novo aparelho de MP4 em seu veículo por R$ 2.000,00.

  • E.

    A pesquisa pode ser descritiva - cujo propósito é testar a relação de causa e efeito.

Uma questão importante sobre levantamento de informações no marketing global é:

  • A.

    possível distorção causada pelo referencial cultural das pessoas que elaboram o questionário

  • B.

    falta da necessidade dos dados coletados, gerando um custo inútil.

  • C.

    falta de pessoal gabaritado para analisar os relatórios e estatísticas que vão gerar a inteligência competitiva.

  • D.

    mudanças de hábitos e costumes tão rápidos que não permitem esse levantamento a tempo hábil.

  • E.

    uma detalhada observação no micro ambiente da empresa de maneira que sejam explicadas todas as variáveis incontroláveis ocorridas nos últimos meses.

Um bom plano de negócios deve estar amparado em um sistema de informações de marketing, formado por pessoas, equipamentos e procedimentos organizados entre si para administrar informações voltadas para o processo de planejamento de marketing. As informações provém, geralmente, de 4 subsistemas: registros internos, inteligência de marketing, pesquisa de mercado e modelos de apoio à decisão de marketing. Assinale a alternativa correta em relação ao tema

  • A.

    A inteligência de marketing é composta dos dados armazenados em organismos de promoção comercial e associações de classe.

  • B.

    Os modelos de apoio são os registros contábeis, cadastros de vendas e outros registros gerados na operação diária da organização.

  • C.

    Os gerentes de produtos, em especial aqueles voltados para a exportação, devem focar sua atuação na logística de distribuição.

  • D.

    Os registros internos são os modelos matemáticos e gráficos voltados para ajudar o processo decisório da organização.

  • E.

    As pesquisas de mercado devem ter finalidade específica e devem ser realizadas especificamente para as necessidades de informação da organização.

Informações baseadas em dados e fatos são fundamentais para que o planejador possa criar táticas identificadas com a realidade do mercado, seja ele interno ou em um novo país a ser explorado. Em muitos países, a disponibilidade de informações é limitada, ou quando estão disponíveis, podem não ser dignas de confiança. Assinale a seguir a alternativa que contempla as principais informações a serem coletadas quando da elaboração de um plano de negócios para promoção de produto(s) no exterior.

  • A.

    Histórico e tamanho do mercado, estágio da demanda, sazonalidade, segmentação do mercado e atuação da concorrência.

  • B.

    Concorrentes no mercado, histórico de mudanças climáticas, capacidade empreendedora da população local e nível de integração regional da economia.

  • C.

    Existência de joint ventures, análise dos saltos de qualidade, estágio da oferta de produtos similares, análise de SWOT.

  • D.

    Sazonalidade dos ciclos de produção, estrutura interna de geração de matérias-primas, segmentação do transporte logísitico e atuação da concorrência.

  • E.

    Aspectos geográficos do turismo interno, redes de supermercados e pontos de consumo, ambiente histórico da evolução cultural, meios de transporte de passageiros.

A efetiva pesquisa de marketing envolve as 5 etapas seguintes: definição do problema e dos objetivos da pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados. Assinale a alternativa correta em relação à etapa de desenvolvimento do plano de pesquisa.p>

  • A.

    O pesquisador deve reunir somente dados secundários ou dados primários. Jamais usá-los complementarmente em uma mesma pesquisa.

  • B.

    Um banco de dados de clientes potenciais ou de clientes regulares é um conjunto organizado de dados abrangentes sobre clientes regulares ou potenciais, atualizado, acessível e utilizável para finalidades de marketing, como geração e qualificação de indicações, venda de um produto ou serviço ou manutenção das relações com os clientes.

  • C.

    Dados primários podem ser coletados de 5 maneiras: pesquisa por observação, focus group, levantamentos telefônicos, dados emocionais e pesquisa científica internacional.

  • D.

    Os questionários são mais adequados à pesquisa a partir de dados subjetivos e não devem ser utilizados para captura de informações objetivas, tais como: mensurar o conhecimento, as convicções, as preferências e o grau de satisfação da população em geral.

  • E.

    Os pesquisadores de marketing têm a escolha de dois importantes instrumentos de pesquisa para a coleta de dados secundários: questionários e instrumentos mecânicos.

Provas e Concursos

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