Questões sobre Administração de Marketing

Lista completa de Questões sobre Administração de Marketing para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Pode-se compreender marketing como a arte de identificar e desenvolver as melhores formas de ofertas, levando em conta a expectativa dos diferentes públicos consumidores. Os benefícios e atributos, tangíveis e intangíveis, devem ser enumerados para que se perceba onde estão a diferenciação e a inovação dos produtos. Assim, um exemplo de atributo tangível de um automóvel conversível é ter:

  • A.

    capota removível.

  • B.

    segurança para direção em alta velocidade.

  • C.

    possibilidade de compra por pessoas de classe média.

  • D.

    possibilidade de uso na cidade ou na estrada.

  • E.

    preferência dos jovens.

Numa prova de Administração Mercadológica, um aluno escreveu: "Um ponto crítico em serviços, que confere a eles uma imagem de baixa qualidade, é sua variabilidade". Tal afirmativa merece correções, pois:

  • A. A variabilidade não é uma característica típica dos serviços
  • B. A variabilidade dos serviços pode ser justamente a razão que gera uma boa imagem do serviço
  • C. A variabilidade de um serviço e a satisfação do consumidor apresentam alta correlação positiva
  • D. A influência da variabilidade sobre a qualidade percebida dos serviços é mínima se comparada à da perecibilidade
  • E. Bens físicos também apresentam variabilidade e não têm sua imagem prejudicada por isso.

O marketing de serviços necessita de considerações especiais para sua comercialização. Da mesma forma que o marketing de produtos, para o marketing de serviços também foi designado decisões referentes aos quatro P's. Esta designação "quatro P's", no marketing de serviços, refere-se a(ao):

  • A. Produto, precificação, promoção e ponto de venda.
  • B. Produto, perfil, pesquisa e pessoas
  • C. Pesquisa, pessoas, processos e precificação
  • D. Perfil, processos, procedimentos e pessoas
  • E. Perfil, pesquisa, promoção e ponto de venda

Indique a opção que defi ne corretamente benchmarking.

  • A.

    Técnica por meio da qual a organização compara o seu desempenho com o de outra.

  • B.

    Capacidade que a organização tem de superar os concorrentes.

  • C.

    Capacidade que a organização tem de integrar as partes de um sistema.

  • D.

    Técnica gráfica de representação das atividades no tempo.

  • E.

    Técnica de geração de idéias que se baseia na suspensão de julgamento.

Em face da situação relatada no texto, considere, ainda, que a MCE decidiu avaliar o mercado de modo a identificar novos requisitos para manter o alto nível de satisfação dos seus clientes, além da imagem da empresa. Para tanto, ela contratou um grupo de pesquisa que, a partir da definição de uma amostra probabilística, com base nos 2.498 clientes cadastrados, aplicou questionário para obter informações acerca desses clientes. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir, acerca de pesquisa de mercado.

Os cadastros dos clientes da MCE, por conterem o registro dos produtos adquiridos e a freqüência de aquisição desses produtos, possibilitam a análise do perfil de compra desses clientes para melhor controle da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em face da situação relatada no texto, considere, ainda, que a MCE decidiu avaliar o mercado de modo a identificar novos requisitos para manter o alto nível de satisfação dos seus clientes, além da imagem da empresa. Para tanto, ela contratou um grupo de pesquisa que, a partir da definição de uma amostra probabilística, com base nos 2.498 clientes cadastrados, aplicou questionário para obter informações acerca desses clientes. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir, acerca de pesquisa de mercado.

Considere-se que o questionário aplicado na pesquisa tenha sido embasado em perguntas do tipo: “Qual a sua opinião sobre a MCE?”. Nesse caso, conclui-se que o questionário baseava-se em perguntas abertas, que são fáceis de serem interpretadas e tabuladas, embora não limitem a resposta do entrevistado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A empresa de turismo Turibelo atua nas regiões Centrooeste e Nordeste, há mais de 6 anos, com vendas de passagens aéreas e de pacotes turísticos. No mercado de pacotes turísticos, a organização atua em diversas áreas: turismo de aventura, voltado para jovens e adultos que possuem preparo e interesse em aventuras radicais; turismo de saúde, voltado para idosos que demandam por programas mais calmos, tais como spas e estâncias hidrominerais; turismo cultural, voltado para o público geral que tem interesse em conhecer a diversidade cultural, histórica e arquitetônica das cidades. Embora esses grupos não sejam excludentes entre si, eles possuem características próprias e, embora apresentem rentabilidades diferentes, todos os grupo são rentáveis.

A partir do texto acima, julgue os itens seguintes, relativos a segmentação.

É correto afirmar que a Turibelo possui exatamente três segmentos: turismo de aventura, de saúde e cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

A empresa de turismo Turibelo atua nas regiões Centrooeste e Nordeste, há mais de 6 anos, com vendas de passagens aéreas e de pacotes turísticos. No mercado de pacotes turísticos, a organização atua em diversas áreas: turismo de aventura, voltado para jovens e adultos que possuem preparo e interesse em aventuras radicais; turismo de saúde, voltado para idosos que demandam por programas mais calmos, tais como spas e estâncias hidrominerais; turismo cultural, voltado para o público geral que tem interesse em conhecer a diversidade cultural, histórica e arquitetônica das cidades. Embora esses grupos não sejam excludentes entre si, eles possuem características próprias e, embora apresentem rentabilidades diferentes, todos os grupo são rentáveis.

A partir do texto acima, julgue os itens seguintes, relativos a segmentação.

Suponha que, entre os 232 clientes cadastrados no perfil de turismo de saúde, cerca de 110 gostam de jogar cartas e jogos de azar, fazendo grandes apostas em dinheiro. Nessa situação, é correto afirmar que esse grupo corresponde a mais um segmento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a desenvolvimento de estratégias, julgue os itens subseqüentes.

Para introduzir um produto no mercado, uma possível estratégia de marketing a ser usada é a de penetração rápida, onde o produto é lançado a um preço baixo e com pesados investimentos em promoção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a desenvolvimento de estratégias, julgue os itens subseqüentes.

No estágio de maturidade de um produto, a estratégia de marketing mais indicada é a canibalização do produto.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...