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Pode-se compreender marketing como a arte de identificar e desenvolver as melhores formas de ofertas, levando em conta a expectativa dos diferentes públicos consumidores. Os benefícios e atributos, tangíveis e intangíveis, devem ser enumerados para que se perceba onde estão a diferenciação e a inovação dos produtos. Assim, um exemplo de atributo tangível de um automóvel conversível é ter:
capota removível.
segurança para direção em alta velocidade.
possibilidade de compra por pessoas de classe média.
possibilidade de uso na cidade ou na estrada.
preferência dos jovens.
Numa prova de Administração Mercadológica, um aluno escreveu: "Um ponto crítico em serviços, que confere a eles uma imagem de baixa qualidade, é sua variabilidade". Tal afirmativa merece correções, pois:
O marketing de serviços necessita de considerações especiais para sua comercialização. Da mesma forma que o marketing de produtos, para o marketing de serviços também foi designado decisões referentes aos quatro P's. Esta designação "quatro P's", no marketing de serviços, refere-se a(ao):
Indique a opção que defi ne corretamente benchmarking.
Técnica por meio da qual a organização compara o seu desempenho com o de outra.
Capacidade que a organização tem de superar os concorrentes.
Capacidade que a organização tem de integrar as partes de um sistema.
Técnica gráfica de representação das atividades no tempo.
Técnica de geração de idéias que se baseia na suspensão de julgamento.
Administração - Administração de Marketing - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em face da situação relatada no texto, considere, ainda, que a MCE decidiu avaliar o mercado de modo a identificar novos requisitos para manter o alto nível de satisfação dos seus clientes, além da imagem da empresa. Para tanto, ela contratou um grupo de pesquisa que, a partir da definição de uma amostra probabilística, com base nos 2.498 clientes cadastrados, aplicou questionário para obter informações acerca desses clientes. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir, acerca de pesquisa de mercado.
Os cadastros dos clientes da MCE, por conterem o registro dos produtos adquiridos e a freqüência de aquisição desses produtos, possibilitam a análise do perfil de compra desses clientes para melhor controle da empresa.
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Em face da situação relatada no texto, considere, ainda, que a MCE decidiu avaliar o mercado de modo a identificar novos requisitos para manter o alto nível de satisfação dos seus clientes, além da imagem da empresa. Para tanto, ela contratou um grupo de pesquisa que, a partir da definição de uma amostra probabilística, com base nos 2.498 clientes cadastrados, aplicou questionário para obter informações acerca desses clientes. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir, acerca de pesquisa de mercado.
Considere-se que o questionário aplicado na pesquisa tenha sido embasado em perguntas do tipo: Qual a sua opinião sobre a MCE?. Nesse caso, conclui-se que o questionário baseava-se em perguntas abertas, que são fáceis de serem interpretadas e tabuladas, embora não limitem a resposta do entrevistado.
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A empresa de turismo Turibelo atua nas regiões Centrooeste e Nordeste, há mais de 6 anos, com vendas de passagens aéreas e de pacotes turísticos. No mercado de pacotes turísticos, a organização atua em diversas áreas: turismo de aventura, voltado para jovens e adultos que possuem preparo e interesse em aventuras radicais; turismo de saúde, voltado para idosos que demandam por programas mais calmos, tais como spas e estâncias hidrominerais; turismo cultural, voltado para o público geral que tem interesse em conhecer a diversidade cultural, histórica e arquitetônica das cidades. Embora esses grupos não sejam excludentes entre si, eles possuem características próprias e, embora apresentem rentabilidades diferentes, todos os grupo são rentáveis.
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes, relativos a segmentação.
É correto afirmar que a Turibelo possui exatamente três segmentos: turismo de aventura, de saúde e cultural.
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A empresa de turismo Turibelo atua nas regiões Centrooeste e Nordeste, há mais de 6 anos, com vendas de passagens aéreas e de pacotes turísticos. No mercado de pacotes turísticos, a organização atua em diversas áreas: turismo de aventura, voltado para jovens e adultos que possuem preparo e interesse em aventuras radicais; turismo de saúde, voltado para idosos que demandam por programas mais calmos, tais como spas e estâncias hidrominerais; turismo cultural, voltado para o público geral que tem interesse em conhecer a diversidade cultural, histórica e arquitetônica das cidades. Embora esses grupos não sejam excludentes entre si, eles possuem características próprias e, embora apresentem rentabilidades diferentes, todos os grupo são rentáveis.
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes, relativos a segmentação.
Suponha que, entre os 232 clientes cadastrados no perfil de turismo de saúde, cerca de 110 gostam de jogar cartas e jogos de azar, fazendo grandes apostas em dinheiro. Nessa situação, é correto afirmar que esse grupo corresponde a mais um segmento.
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Com relação a desenvolvimento de estratégias, julgue os itens subseqüentes.
Para introduzir um produto no mercado, uma possível estratégia de marketing a ser usada é a de penetração rápida, onde o produto é lançado a um preço baixo e com pesados investimentos em promoção.
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Com relação a desenvolvimento de estratégias, julgue os itens subseqüentes.
No estágio de maturidade de um produto, a estratégia de marketing mais indicada é a canibalização do produto.
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