Questões sobre Administração de Marketing

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O marketing de serviços fundamenta-se na interação com os clientes, sejam estes clientes atuais ou potenciais, dentro ou fora da biblioteca, enquanto a qualidade em serviços está baseada na organização

  • A.

    das regras de decisão fundamentais, com base na estratégia estabelecida pela cúpula organizacional.

  • B.

    das ações coletivas e individuais para prover as necessidades dos clientes, reconhecendo que sua percepção identifica a qualidade.

  • C.

    de aspectos concretos da qualidade, conhecidos como indicadores de qualidade, que a organização deverá implantar como elemento estratégico.

  • D.

    de componentes da cultura organizacional que possam privilegiar o processo de gestão da qualidade.

  • E.

    de dados concretos que priorizam o engajamento da equipe no esforço para a qualidade e para a satisfação dos clientes.

Inteligência Competitiva pode ser definida como um sistema que:

  • A. organiza um banco de dados; trabalha com informações; é pesquisa de mercado.
  • B. antecipa mudanças no ambiente de negócios; descobre novos concorrentes em potencial; antecipa as ações dos atuais concorrentes; mostra as mudanças políticas, regulatórias ou legislativas que possam afetar um negócio.
  • C. cria estatística; faz trabalho de espionagem; é o departamento de TI da empresa.
  • D. armazena dados estatísticos; é um trabalho de programação de dados; faz pesquisas.
  • E. trabalha auxiliando a vantagem competitiva; é um suporte de marketing; coleta dados somente; prepara organogramas específicos.

Em essência, uma marca identifica a empresa ou o fabricante. Pode ser um nome, uma marca comercial, um logotipo ou outro símbolo. Uma marca é essencialmente uma promessa da empresa de fornecer uma série específica de atributos, benefícios e serviços uniformes aos compradores. Uma marca é um símbolo ainda mais complexo. Ela pode trazer até 6 níveis de significado. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A. A marca deve evitar dizer algo sobre a empresa.
  • B. Os valores da empresa devem estar literalmente expressos na marca.
  • C. A marca evita associação com tipos de consumidores, devendo ser de assimilação global.
  • D. Os atributos da marca devem ser transformados, eliminando os benefícios funcionais e emocionais.
  • E. A marca pode projetar certa personalidade. Isto faz com que ela se destaque.

Assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Pontos de venda são apenas as lojas instaladas.

  • B.

    Produto, preço, promoção e ponto de venda são elementos chaves do composto de marketing.

  • C.

    Pontos de venda e distribuição incluem lojas, máquinas de vendas, distribuidores, portais eletrônicos e sistema de reembolso postal.

  • D.

    Os desejos do comprador devem ser descobertos num estágio inicial de desenvolvimento do produto, evitando o eventual fracasso.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    O composto de preço é similar ao de produto.

  • B.

    O objetivo central do marketing não é o de facilitar e concretizar as relações de troca.

  • C.

    Na análise do composto de distribuição e vendas os tipos de canais e as respectivas localizações não devem ser consideradas.

  • D.

    A propaganda, as vendas pessoais, a promoção de vendas e a publicidade são elementos chaves do composto promocional.

A partir da estratégia geral da empresa, os caminhos se dividem: cada área funcional tem a incumbência de desenvolver o seu próprio plano. No caso da área de marketing, é o próprio Plano de Marketing. Numere as proposições abaixo, relacionando-as com os subitens de um Plano de Marketing:

1. Introdução e Sumário Executivo

2. Avaliação da Situação do Momento

3. Apreciação do Cenário

4. Recomendações Estratégicas

5. Formas de Implementação

6. Orçamento

( ) Todas as ações que geram receitas ou despesas devem ser estimadas e comparadas entre si, para que se possa ter uma idéia dos investimentos necessários e dos possíveis retornos deles advindos.

( ) Descreve o ambiente externo da empresa e de seu setor de atividades e aponta as oportunidades e ameaças a ele inerentes.

( ) Apresenta os pontos fortes e fracos da empresa em relação aos principais concorrentes e ao posicionamento de seus produtos.

( ) Descreve ações específi cas e suas medidas, como: Que segmentos de mercado devem ser atingidos? Que produtos devem ser lançados? Com que expectativas de resultados? Quem deve fazê-lo?

( ) Apresenta os objetivos do plano e resume as principais recomendações e etapas de execução.

( ) Aponta os objetivos de novas ações e descreve a maneira de atingi-los e medi-los, mostra que investimentos e pessoal qualificado requer e resume tudo isso em um orçamento condensado.

Assinale a alternativa que indica a seqüência correta das respostas dadas:

  • A.

    4, 1, 6, 3, 2, 5

  • B.

    4, 2, 1, 3, 5, 6

  • C.

    6, 2, 3, 1, 4, 5

  • D.

    6, 3, 2, 5, 1, 4

Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Podemos observar que os elementos básicos de um Plano de Marketing estão tão entrelaçados que pouco importa a sua ordem cronológica, uma vez que haja clareza de intuito de exposição do plano.

  • B.

    Toda empresa precisa de um Plano de Marketing que una as pessoas em torno de seus objetivos e estabeleça metas para o presente, somente com base nos dados do passado.

  • C.

    Um Plano de Marketing jamais deve ser uma mera coletânea de informações e dados, mas, ao contrário, deve mostrar as interdependências das ações e dos dados, e também refl etir as ambições da empresa e de sua fé no futuro, ambas colocadas num contexto imaginário, mas de maneira mais tangível possível.

  • D.

    Existem incontáveis modelos de Plano de Marketing, mas nenhum funciona sem o envolvimento e o comprometimento das pessoas que participam da sua execução.

Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Marketing é simplesmente a intenção de entender e atender o mercado.

  • B.

    Uma empresa pode até atingir resultados bastante satisfatórios ao montar um esquema de marketing, onde cada uma das suas funções é exercida por um especialista independente. Até porque isso tende a ser extremamente barato para ela e há ganhos em termos de efi ciência e efi cácia.

  • C.

    Todas as funções do marketing remetem a duas fi nalidades primordiais. Uma gira em torno da identifi cação de "nichos" de mercado ou oportunidades de demanda, inadequadamente satisfeitas pelas ofertas existentes, seja da própria empresa seja de seus concorrentes; outra consiste em conquistar e preencher esses nichos com o mínimo de recursos e custos operacionais.

  • D.

    O marketing não pode nem deve ocupar uma posição subordinada no organograma da empresa – à de vendas, por exemplo, ou à diretoria comercial, como costuma ser no Brasil. Ele precisa estar bem próximo à presidência e ao Conselho para poder contribuir e participar da tomada de decisões estratégicas.

O ambiente é extremamente multivariado e complexo: as empresas vivem em um mundo humano, social, político e econômico em constante mudança. Para melhor compreender o que constitui o ambiente de uma empresa, torna-se necessário decompô-lo em dois segmentos: o ambiente geral, comum a todas as empresas, e o ambiente de tarefa, que é o ambiente específi co de cada empresa. Assinale abaixo a alternativa correta que corresponda às variáveis que constituem o ambiente geral:

  • A.

    Variáveis tecnológicas, políticas, econômicas, humanas, sociais, demográfi cas e ecológicas.

  • B.

    Variáveis tecnológicas, políticas, econômicas, legais, sociais, demográfi cas e contábeis.

  • C.

    Variáveis tecnológicas, políticas, econômicas, legais, sociais, demográfi cas e ecológicas.

  • D.

    Variáveis tecnológicas, políticas, econômicas, legais, sociais, fi siológicas e ecológicas.

Um plano de marketing de produto deve ser estruturado em alguns componentes. Assinale o item que NÃO descreve corretamente uma dessas partes:

  • A.

    a componente situação atual de mercado deve incluir uma descrição do mercado, o tamanho do mercado, no total e por segmentos, em série histórica, análise das necessidades do consumidor e revisão de produtos, entre outros;

  • B.

    a componente ameaças e oportunidades requer que o administrador preveja possíveis ameaças ao produto bem como estabeleça as principais oportunidades de conquista de novos mercados; devem ser relacionadas basicamente as ameaças mais imediatas, numa estratégia de focalização;

  • C.

    as estratégias de marketing consistem em estabelecer estratégias específicas para mercados-alvo, mix de marketing e níveis de gastos com marketing, detalhando os segmentos de mercado em que a empresa pretende se concentrar;

  • D.

    os programas de ação estabelecem as táticas para alcançar os objetivos. Eles devem mostrar, entre outras ações, quando as atividades serão iniciadas, revisadas e completadas; as perguntas básicas são: O que será feito?; Quando?; Quem é o responsável?; Quanto custará?;

  • E.

    o orçamento de marketing deve prever receitas e despesas; da receita devem constar número previsto de unidades que devem ser vendidas e preço líquido médio; nas despesas, custos de produção, distribuição física e marketing.

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