Questões sobre Administração de Marketing

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São ações representativas dos níveis estratégico, tático e operacional, respectivamente

  • A. recrutamento, gestão de arquivos de pessoal e motivação.
  • B. definição de políticas de gestão, treinamento e definição de sistemas de remuneração.
  • C. motivação, recrutamento e definição de políticas de gestão.
  • D. controle de horários, definição de políticas de gestão e recrutamento.
  • E. motivação, treinamento e controle de horários.

A função organizacional de marketing é considerada, atualmente, uma função primordial para as organizações perpetuarem em suas atividades e operações. Refere-se ao modo como a organização estabelece e mantém relações com seus clientes, consumidores, usuários e público-alvo. Abrange atividades básicas relacionadas ao produto ou serviço, ao preço, à distribuição e à comunicação. As atividades se dividem em ferramentas. O grupo de ferramentas é denominado composto. Logo, a função organizacional de marketing envolve os compostos de produto ou serviço, de preço, de distribuição e de comunicação. Qual das ferramentas relacionadas compõe as atividades do composto comunicação?

  • A. Rotulagem.
  • B. Embalagem.
  • C. Vendas pessoais.
  • D. Estabelecimento da marca.

Treacy e Wiersema (1995) apresentaram em seu livro A Disciplina dos Líderes de Mercado três possibilidades de posicionamento da empresa para ampliar a oferta de valor para os clientes. São elas:

  • A. Diferenciação, Excelência Operacional e Intimidade Com o Cliente.
  • B. Diferenciação, Liderança em Custos e Enfoque.
  • C. Liderança em Produtos, Excelência Operacional e Intimidade com o Cliente.
  • D. Liderança em Produtos, Liderança em Custos e Intimidade com o Cliente.
  • E. Diferenciação, Liderança em Custos e Intimidade com o Cliente.

Com relação a gestão de produto, gestão estratégica e organizacional e gestão de conhecimento organizacional, julgue os itens subsequentes. Marketing direto, ou marketing individual, é uma estratégia comercial que se contrapõe ao marketing de massa.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com o estudo sobre o macroambiente de marketing, ou seja, o ambiente externo da empresa, assinale a alternativa correta.

  • A. O ambiente externo pode ser modificado pelo profissional de marketing, já que é algo controlável pela empresa. Ele pode analisar esse ambiente para que consiga aproveitar algumas oportunidades de mercado.
  • B. A análise do ambiente externo é extremamente importante para o profissional de marketing, pois mesmo que ele não possa controlá-lo, consegue identificar variáveis importantes para o desenvolvimento de estratégias de mercado.
  • C. A gestão estratégica de mercado consegue influenciar o comportamento do consumidor, no processo de decisão de compra, apenas controlando as variáveis do ambiente externo da empresa.
  • D. A gestão estratégica de mercado consegue influenciar o comportamento do consumidor, no processo de decisão de compra, apenas controlando as variáveis do ambiente externo da empresa, e também desenvolvendo uma boa pesquisa de necessidades desse consumidor.
  • E. Número de atendimentos e serviços mais requeridos são exemplos de variáveis da análise do ambiente externo.

Uma empresa que planeja realizar uma pesquisa de marketing com o intuito de definir a denominação de produtos ou serviços quer saber:

  • A. Qual nome deve ser dado aos produtos ou serviços, de modo a sensibilizar a mente dos clientes potenciais que compõem o público alvo.
  • B. As primeiras impressões dos clientes após a colocação de novos produtos ou serviços no mercado.
  • C. Exatamente o que o cliente deseja e aprimorar os produtos ou serviços de acordo com suas preferências.
  • D. Se haverá segurança ao lançar no mercado novos produtos ou serviços.

A elaboração de cenários é uma ferramenta importante para minimizar as possibilidades de erros das empresas. A condição fundamental para que se possa realizar o planejamento de marketing de uma organização é conhecer profundamente o cenário do ambiente em que está inserida, a fim de formular corretamente as estratégias e com elas alcançar o sucesso. A análise de cenário pode ser do ambiente externo ou do ambiente interno. Referente à análise do ambiente interno, é INCORRETO afirmar:

  • A. Na análise de ambiente interno, ao se fazer uma análise ambiental, analisa-se o ambiente interno geral da empresa e seu impacto em relação ao ambiente externo.
  • B. Na análise de ambiente interno, ao se fazer uma análise da concorrência, são analisados os objetivos, desempenhos, estratégias, aspectos culturais, custos estruturais, pontos fortes e pontos fracos dos concorrentes.
  • C. Na análise de ambiente interno, ao se fazer uma análise setorial, verifica-se como está a empresa em relação ao setor em que atua.
  • D. Na análise de ambiente interno, ao se fazer uma análise de mercado, verifica-se como a empresa está posicionada no mercado.

Referente à classificação dos mercados, assinale “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as afirmativas falsas:

( ) Mercado consumidor caracteriza-se por ser composto por pessoas e famílias que compram bens e serviços para uso pessoal.

( ) Mercado revendedor é o mercado composto por pessoas e organizações que adquirem bens ou serviços para serem utilizados na elaboração de outros bens e serviços destinados à venda ou aluguel a terceiros.

( ) Mercado governamental é composto por instituições oficiais da administração pública federal, estadual ou municipal.

( ) Mercado internacional é constituído de consumidores, produtores, revendedores e governos, que compram produtos e serviços; tem como característica a submissão a leis internacionais e acordos comerciais entre países.

( ) Mercado produtor ou industrial é constituído por pessoas e organizações que compram bens ou serviços produzidos por terceiros com o objetivo de revendê-los ou alugá-los.

A alternativa correta é:

  • A. F, V, V, V, F.
  • B. V, F, F, F, V.
  • C. V, V, V, V, V.
  • D. V, F, V, V, F.

A prática do marketing nas organizações envolve a realização de diversos tipos de pesquisas, cujos resultados embasarão as decisões a serem tomadas. Um dos tipos de pesquisas é definido por Sobral e Peci (2013) como tendo o objetivo de proporcionar maior familiaridade com o problema a ser investigado. Esse tipo refere-se à pesquisa

  • A. conjuntural.
  • B. exploratória.
  • C. descritiva.
  • D. experimental.

O Banco Y, motivado por pesquisas internacionais, lança no mercado brasileiro um produto que se destaca pelo pioneirismo em proporcionar lucro acima da média para a instituição financeira e, também, para o cliente que resolver aportar recursos. Tal iniciativa estaria em conformidade com o Código de Ética do Banco do Brasil por propiciar ao cliente um produto

  • A. inovador
  • B. lucrativo
  • C. gerenciado
  • D. disputado
  • E. necessário
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