Questões sobre Administração de Marketing

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A universidade UNICA, instituição de grande porte, voltada à promoção do ensino, pesquisa e extensão de nível superior, que oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, planeja uma forma de se preparar para desafios atuais e futuros, decorrentes de alterações nos cenários econômico, social, político e mundial. Em função dessas alterações, algumas decisões já foram tomadas com base em estudos já desenvolvidos nas mais diversas áreas.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Situação hipotética: O público-alvo da UNICA é altamente sensível a preços, isto é, aos valores que investe em sua formação acadêmica. Em função disso, a universidade decidiu adequar-se internamente para atuar de forma ampla na formação acadêmica, com base na estratégia genérica mais adequada a essa situação. Assertiva: Nesse caso, a universidade adotou a estratégia da diferenciação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Porter, para que a organização possa planejar sua estratégia e obter vantagem competitiva, faz-se necessário observar e compreender a empresa em sua totalidade. Para isso, propôs a cadeia de valores genérica como base de análise. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I. A gerência de recursos humanos faz parte do grupo de atividades primárias.

II. Logística externa e marketing e vendas fazem parte do grupo de atividades primárias.

III. Logística interna faz parte do grupo de atividades de apoio.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Um gerente de marketing recebeu cerca de 50 currículos de candidatos a uma vaga para analista na sua área. Diante do grande número de informações e das restrições de tempo e de recursos para avaliar todos os candidatos, o gestor decidiu restringir sua análise aos currículos dos candidatos formados nas duas universidades consideradas as melhores da cidade, pois acredita que “dessas universidades só sai gente bem formada”. Em seu processo de tomada de decisão, o gerente está utilizando-se de uma heurística conhecida como:

  • A. representatividade;
  • B. disponibilidade;
  • C. ancoragem;
  • D. framing;
  • E. decisão satisfatória.

Uma fabricante de calçados esportivos adota a estratégia de liderança em custo - fortemente apoiada no volume de produção maior que o dos concorrentes e na eficiência logística - e oferece produtos a preços significativamente mais baixos que a concorrência a seus clientes. Essa estratégia permite que a empresa se proteja, com relação às forças competitivas da indústria, da seguinte forma, entre outras:

  • A. a eficiência logística dá à empresa poder de barganha junto a fornecedores;
  • B. o volume de produção representa barreira à entrada de novos concorrentes;
  • C. o volume de produção permite que a empresa aumente continuamente seus lucros;
  • D. o custo baixo permite que a empresa continue obtendo lucros quando seus concorrentes já tiverem suas margens de lucro consumidas pela competição;
  • E. a eficiência logística permite que a empresa combine estratégia de liderança em custo e estratégia de foco em nicho.

O diretor de marketing de uma empresa farmacêutica recebeu as seguintes incumbências: estruturação do departamento de marketing, alocação da força de vendas por área geográfica e atribuição de bônus e prêmios aos vendedores. Ao realizar essas incumbências, o diretor estará exercendo as seguintes funções administrativas:

  • A. planejamento, organização e direção;
  • B. planejamento, organização e controle;
  • C. organização e controle;
  • D. direção e controle;
  • E. organização e direção.

A Função Organizacional Marketing, embora muito presente nas empresas privadas, não é exclusiva desse setor, sendo desenvolvida também nas organizações públicas e no terceiro setor. Sobre as atividades e estratégias de Marketing, analise as assertivas abaixo.

I - A Secretaria de Ação Social de um município, ao enviar um comunicado à imprensa, está se utilizando da ferramenta do composto de comunicação denominada marketing direto.

II - Uma Prefeitura Municipal, ao construir um condomínio exclusivo às pessoas a partir de 60 anos de idade, utilizou-se da base de segmentação chamada demográfica.

III - Um Banco Público, ao lançar um novo produto a seus clientes dentro de uma linha já existente, está utilizando a estratégia denominada profundidade.

IV - O Departamento Estadual de Trânsito, ao levantar as situações mais recorrentes em que os usuários de carros descumprem a Lei Seca, está utilizando a pesquisa causal.

Estão corretas as assertivas

  • A. I e III.
  • B. II e IV.
  • C. II e III.
  • D. I e IV.

Quando um consumidor é levado a pensar que ao comprar determinado produto está adquirindo algo que nenhum outro produto lhe oferece, ou seja, o produto tem uma funcionalidade única, encontra-se diante de uma estratégica genérica definida como

  • A. de cliente.
  • B. de enfoque.
  • C. de concorrência.
  • D. de diferenciação.
  • E. liderança do custo total.

Com relação aos desafios a serem enfrentados pelo pensamento convencional de marketing, NÃO se inclui

  • A. posicionamento setorial.
  • B. marca única.
  • C. foco no usuário final.
  • D. customização de massa.

Representam três métodos de apreçamento dentro do Mix de Marketing,

  • A. Mark-up; orientação pela concorrência; orientação pelo valor percebido.
  • B. Branding; orientação por custos; leilão ascendente.
  • C. Retorno-alvo; bypass; orientação pelo valor percebido.
  • D. Localização; licitação; mark-up.
  • E. Leilão descendente; retorno-alvo; venda direta.

A administração de marketing está embasada na escolha organizacional de mercados-alvo e na captação, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior ao cliente

PORQUE

o marketing pode ser definido como a atividade humana dirigida à satisfação de necessidades e desejos por meio de processos de troca.

É correto afirmar

  • A. As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • B. As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • C. A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • D. A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • E. As duas afirmações são falsas.
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