Questões sobre Avaliação de Desempenho

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Muitas críticas feitas à avaliação de desempenho justificam- se em razão de equívocos cometidos na implantação do sistema e da inadequação de sua metodologia às novas realidades empresariais. NÃO se inclui entre as principais críticas à avaliação de desempenho, por não ser função intrínseca dela:

  • A. despreparo para administrar pessoas.
  • B. definição inadequada dos objetivos.
  • C. baixo nível de participação das chefias.
  • D. remuneração adequada a avaliação.
  • E. avaliação circunscrita a um dia.

Existem diversos métodos consagrados para avaliação de desempenho dos colaboradores de uma organização. Alguns métodos são pautados por medidas objetivas com foco no resultado alcançado pelo funcionário, enquanto em outros a avaliação se dá por meio de medidas subjetivas baseadas na percepção do avaliador sobre aspectos do avaliado. O método que constitui exemplo da primeira categoria é:

  • A. Escala gráfica, em que cada fator de desempenho recebe uma avaliação quantitativa.
  • B. Lista de verificação, no qual é utilizado um formulário de dupla entrada com fatores de avaliação previamente definidos e graduados.
  • C. Escolha forçada, baseado na observação e registro de comportamentos considerados extremos, tanto positivos, como negativos.
  • D. Incidentes críticos, no qual se compara pares binários de funcionários, apontando aquele que apresenta o melhor desempenho em situações desafiadoras.
  • E. Avaliação participativa por objetivos, que considera o estabelecimento consensual de objetivos entre gerentes e subordinados.

Julgue os itens seguintes, a respeito de gestão de pessoas. Um servidor público estável pode perder seu cargo mediante avaliação de desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentre as funções da Administração está a avaliação, que pode ser definida como uma operação na qual é julgado o valor de uma iniciativa organizacional, a partir de um quadro referencial ou comparativo previamente definido. Nesse contexto, utilizam-se:

  • A. Metas, que possuem o papel de descrever os objetivos estabelecidos.
  • B. Indicadores, que são parâmetros que fornecem informação mensurável sobre os resultados.
  • C. Padrões de eficiência, que são uma medida que atesta o grau de alcance das metas.
  • D. Critérios de eficácia, que avaliam a relação entre produtos e insumos.
  • E. Índices de efetividade, que indicam o grau de racionalidade no emprego de recursos.

A avaliação de desempenho que conta com a participação de diversas pessoas, como chefe, pares, subordinados, clientes internos e externos é denominada avaliação

  • A. de experiência.
  • B. de 180º.
  • C. de 360º.
  • D. por resultados.
  • E. de potencial.

Com relação aos indicadores de desempenho, julgue os itens subsequentes. A subjetividade dos indicadores sociais restringe sua utilização a sistemas abrangentes de acompanhamento de transformações sociais, o que torna sua utilização inconsistente com metodologias de avaliação como o Balanced Scorecard, que requer indicadores mais objetivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos indicadores de desempenho, julgue os itens subsequentes. A adoção do Balanced Scorecard em um contexto público requer adaptações desde a adequação das perspectivas até o rearranjo de indicadores relevantes, válidos e confiáveis, o que, por sua vez, potencializa as chances de sucesso do processo de formulação e implementação de políticas públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos indicadores de desempenho, julgue os itens subsequentes. O indicador social é uma medida dotada de significado social substantivo que torna palpável um conceito social abstrato e vem adquirindo relevância no processo de tomada de decisão no setor público, pois auxilia o gestor no acompanhamento do resultado efetivo dos programas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da abordagem por processos e da mensuração de indicadores de processos, julgue os próximos itens. Tendo em vista que informação constitui o principal insumo para a mensuração do desempenho, o processo de medição deve garantir que tal informação atenda aos requisitos de precisão, exatidão, completude, temporalidade e inadaptabilidade, de modo a não comprometer a qualidade e confiabilidade do indicador.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca de gestão e avaliação de desempenho. É correto afirmar que o processo de avaliação demonstra ser prejudicial à organização quando essa avaliação verifica a necessidade de aperfeiçoamento ou transferência de área de alguns empregados a partir dos resultados da avaliação de desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado
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