Questões sobre Avaliação de Desempenho

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Julgue os itens subsequentes, a respeito de gestão de desempenho e de análise e descrição de cargos. Gestão do desempenho e gestão por competências podem ser consideradas tecnologias indistintas, uma vez que ambas normatizam a integração entre objetivos organizacionais e individuais a partir de práticas de gestão de pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Chiavenato (1999) relata as principais razões pelas quais as organizações estão preocupadas em avaliar o desempenho de seus funcionários, as quais são as seguintes:

  • A. A avaliação do desempenho permite um cálculo proporcional entre o desempenho do empregado e os aumentos salariais, promoções, transferências e, muitas vezes, demissões de funcionários. A avaliação permite que os subordinados digam a seus chefes tudo aquilo que pensam a seu respeito.
  • B. A Avaliação de desempenho permite medir a produtividade do empregado em relação aos custos diretos e indiretos. Ela permite o cálculo do custo diário do empregado por Unidade de Negócio.
  • C. A avaliação do desempenho proporciona um julgamento sistemático para fundamentar aumentos salariais, promoções, transferências e, muitas vezes, demissões de funcionários. Através dela pode-se comunicar aos seus funcionários como eles estão indo ao seu trabalho, sugerindo quais as necessidades de mudanças no comportamento, nas atitudes, habilidades ou conhecimentos. A avaliação permite que os subordinados conheçam aquilo que o chefe pensa a seu respeito.
  • D. A Avaliação de desempenho permite a revisão de custos com almoxarifado e materiais de limpeza. A avaliação de desempenho dá autonomia ao gestor para tomar medidas de segurança no trabalho e receitar medicações para sua produtividade.
  • E. A Avaliação de desempenho transcreve o custo do empregado ao longo do período analisado, considerando os custos diretos e indiretos de produção.

Julgue os itens subsequentes, a respeito de gestão de desempenho e de análise e descrição de cargos. A gestão de desempenho rompe com as práticas tradicionais de avaliação ao estimular o trabalho conjunto de líderes e subordinados no que diz respeito ao planejamento, monitoramento e revisão de planos individuais e coletivos de ação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobral e Peci (2008) apresentam os métodos de avaliação desempenho mais conhecidos, dentre os quais se destacam:

  • A. Incidentes críticos, Escalas de classificação gráfica e Dramatização.
  • B. Incidentes Críticos, Escala de classificação ancorada em comportamentos e Simulações.
  • C. Dramatização, Simulações e Palestras.
  • D. Modelagem de Comportamento, Dramatização e Simulações.
  • E. Incidentes Críticos, Escalas de classificação gráfica e Escalas de classificação ancoradas em comportamentos.

Julgue os itens subsequentes, a respeito de gestão de desempenho e de análise e descrição de cargos. Um dos mecanismos utilizados para se atender às necessidades de desempenho advindas da falta de motivação dos funcionários consiste em conduzi-los a ações de capacitação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobral e Peci (2008) ressaltam os problemas comuns na avaliação desempenho, dentre os quais se destacam:

  • A. Incidente halo, Dramatização e Modelagem de comportamento.
  • B. Discussão de grupo, Dramatização e euforia.
  • C. Discussão de grupo, Dramatização e Dissimulações.
  • D. Efeito Halo, Dissimulação e Pressões inflacionistas.
  • E. Efeito da tendência central, Preconceitos e Efeito de proximidade.

Com relação à avaliação e à gestão de desempenho nas organizações, julgue os itens seguintes. Nas organizações, a relevância estratégica do padrão de desempenho consiste em definir critérios adequados para orientar os sistemas de avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à avaliação e à gestão de desempenho nas organizações, julgue os itens seguintes. Os conhecimentos mapeados nas organizações devem ser utilizados como insumos de dicionários de termos na gestão do conhecimento, bem como para compor os elementos dos conhecimentos habilidades e atitudes (CHA) na gestão por competências.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à avaliação e à gestão de desempenho nas organizações, julgue os itens seguintes. O gestor que cria condições para que a equipe expresse suas habilidades cumpre um dos objetivos da gestão de desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao método de avaliação de desempenho que se baseia em uma tabela de dupla entrada (linhas e colunas), sendo que as linhas representam fatores de avaliação, que podem ser, por exemplo, produtividade e assiduidade, e as colunas representam os graus de avaliação de cada fator, dá-se o nome de método de

  • A. listas de verificação ou check-lists.
  • B. escolha forçada.
  • C. incidentes críticos.
  • D. escalas gráficas.
  • E. pesquisa de campo.
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