Questões sobre Avaliação de Desempenho

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Selecione a opção que descreva a característica central da contratualização de desempenho.

  • A. Serve como mecanismo de controle da atuação administrativa das agências reguladoras.
  • B. Estabelece condições específicas no relacionamento entre o Poder Público.
  • C. Pode estar vinculado à concessão de autonomias e flexibilidades.
  • D. Gera obrigações entre o Poder Público e as entidades da sociedade civil.
  • E. É um mecanismo de participação de resultados.

Em relação à avaliação do desempenho no trabalho, especificamente acerca da avaliação participativa por objetivos, assinale a alternativa correta.

  • A. Tem como características, por exemplo, formulação de objetivos consensuais; comprometimento pessoal com os objetivos; e, retroação intensiva e contínua avaliação conjunta.
  • B. É um dos métodos tradicionais de avaliação de desempenho que se fundamenta em escalas e fatores de produtividade.
  • C. Fundamenta-se nos métodos de pesquisa de campo e de escala gráfica.
  • D. Fundamenta-se no método de incidentes críticos para a avaliação de objetivos.
  • E. É um método de avaliação que se fundamenta na comparação de fatores e na comparação por pares.

Acerca das funções e do processo da administração, julgue os itens de 58 a 64. Em uma organização que estabeleça os padrões esperados de desempenho, monitore os diversos tipos de desempenho, avalie os resultados e adote ações corretivas, pode ser observada a ocorrência da função de controle por meio de um modelo restritivo-coercitivo de gestão com padrões pré-definidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

As pessoas influenciam os resultados finais da empresa. Para avaliar o desempenho humano em termos globais, Likert aponta três tipos de variáveis: (1) causais; (2) intervenientes; e (3) resultantes.

Assinale a alternativa que apresenta, segundo Likert, uma variável causal:

  • A. Produtividade.
  • B. Comunicações e interação social.
  • C. Atitudes.
  • D. Estrutura Organizacional.
  • E. Custos.

Num processo de avaliação, identificam-se comportamentos específicos, observáveis e mensuráveis, relativos ao trabalho, dando-se notas com base em uma série de itens. A pontuação, entretanto, reflete o comportamento real no trabalho ao invés de descrições ou traços gerais.

Nesse caso, optou-se por qual método de avaliação de desempenho?

  • A. Incidentes críticos
  • B. Comparações multipessoais
  • C. Avaliação de desempenho de 360 graus
  • D. Escala de mensuração com âncora comportamental
  • E. Resultados individuais da tarefa e comportamentos

Os indicadores de desempenho são medidas que ajudam a gerenciar os resultados da organização, além de redirecionarem e ajustarem as ações para o alcance dos objetivos. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

  • A. Para a gestão da qualidade, um indicador a ser considerado é o índice de reclamação dos usuários/clientes de determinado serviço e (ou) produto.
  • B. O índice de processos devolvidos por erro de preenchimento de formulários é um exemplo de indicador de produtividade.
  • C. Um exemplo de indicador de capacidade é o índice de satisfação de usuários/clientes de determinado serviço e (ou) produto.
  • D. A eficiência é a relação entre o resultado obtido de um indicador de qualidade e o índice considerado padrão.
  • E. Os indicadores de capacidade medem a capacidade de resposta de um processo por meio da relação entre saídas produzidas pelo nível de satisfação do usuário/cliente.

A avaliação de desempenho serve para estimar as competências de uma pessoa e, sobretudo, sua contribuição para a organização. Com relação à avaliação de desempenho dos colaboradores de uma organização, analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação proporciona um julgamento sistemático para justificar aumentos salariais, promoções e transferências.

II. A avaliação deve cobrir somente o desempenho atual nas atividades executadas.

III. A avaliação deve concentrar-se em uma análise objetiva do desempenho e não em uma avaliação pessoal.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Acerca de indicadores de desempenho, julgue os itens subsequentes. Ao analisar um indicador de eficiência, um consultor poderá verificar de imediato o impacto que o produto/processo causa na organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da avaliação de desempenho, analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação de desempenho mede o desempenho do funcionário.

II. A avaliação deve focar o cargo ocupado pela pessoa ou as competências que ela oferece à organização.

III. As principais razões para avaliar o desempenho dos colaboradores são: recompensas, retroação e desenvolvimento.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • C. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • D. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Sobre Indicadores de Desempenho é correto afirmar:

  • A. Uma das dimensões de análise é a Eficiência, que avalia a relação entre os resultados alcançados e os objetivos que motivaram a atuação institucional.
  • B. Não servem de apoio à tomada de decisão.
  • C. As variáveis componentes são: custo, tempo e qualidade.
  • D. A utilização deles permite que as organizações consigam focar em todas as áreas e processos, levando a transformações estruturais e funcionais.
  • E. O IDH, muito utilizado na gestão das políticas públicas, é o resultado da ponderação de três temas distintos (economia, saúde e educação).
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