Questões sobre Avaliação de Desempenho

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Com relação à avaliação e à gestão de desempenho nas organizações, julgue os itens seguintes. Critérios contaminados de desempenho são observados nas situações em que as medidas utilizadas para aferir a produtividade de uma pessoa não avaliam o desempenho real alcançado por ela em um dado período de tempo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à avaliação e à gestão de desempenho nas organizações, julgue os itens seguintes. A deficiência dos critérios e a perda da confiabilidade da avaliação podem ser observadas quando as pessoas são avaliadas em mais responsabilidades do que aquelas previstas em seus escopos de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na gestão de pessoas a avaliação do desempenho pode focar o cargo ocupado pela pessoa ou as competências que esta oferece à organização como contribuição ao sucesso organizacional, entretanto, os critérios mais comuns de avaliação de desempenho consideram, dentre outros elementos, as habilidades e os comportamentos, além dos aspectos relativos a metas e resultados. Dois exemplos relativos a habilidades e comportamentos são respectivamente:

  • A. criatividade e lealdade.
  • B. liderança e honestidade.
  • C. desembaraço e bom senso.
  • D. personalidade e assiduidade.
  • E. pontualidade e responsabilidade.

Existem três critérios básicos de mensuração e avaliação do desempenho das organizações: eficiência, eficácia e competitividade. Eficiência e eficácia, particularmente, são os principais critérios para medir e avaliar o desempenho das organizações e de seus administradores, pois todas as organizações são sistemas de recursos perseguindo objetivos, sendo que os administradores são responsáveis pela realização dos objetivos e pela forma como os recursos são utilizados. Considera-se que a:

  • A. qualidade é o critério mais simples para avaliar a eficácia de um sistema, sendo definida como a razão entre os resultados obtidos e os recursos utilizados para obtê-los.
  • B. eficácia de um sistema ou processo possui várias formas específicas para ser analisada, que se baseiam na avaliação de como os recursos se transformam em resultados, sendo que dois desses critérios de avaliação são produtividade e qualidade.
  • C. eficiência é o conceito de desempenho que se relaciona com os objetivos e resultados, com o grau de coincidência entre resultados e objetivos, com a capacidade de um produto ou serviço resolver um problema, trata de fazer a coisa acertada.
  • D. produtividade, no contexto do estudo da eficácia, representa o nível de conformidade entre o produto e seu projeto ou planejamento, podendo ser definida como a razão entre a quantidade de itens que atendem às especificações e quantidade total de itens produzidos.
  • E. eficiência significa realizar atividades ou tarefas da maneira certa, de maneira inteligente, com o mínimo de esforço e com o melhor aproveitamento possível de recursos, tem como princípio geral a relação entre esforço e resultado, quanto menor o esforço necessário para produzir um resultado, mais eficiente é o processo, sua antítese é o desperdício.

A avaliação de desempenho das organizações é uma atividade fundamental na gestão empresarial. Logo, os indicadores de desempenho devem ser

  • A. oportunos, o gestor deve ser capaz de influenciar os resultados do indicador.
  • B. acurados, o indicador deve gerar recompensas no médio prazo.
  • C. controláveis, devem ser precisos e objetivos, mantendo uma relação razoável entre o custo de mensuração e os benefícios dela advindos.
  • D. congruentes, devem respeitar os demais objetivos da organização, contribuindo para seu alcance.
  • E. compreensíveis, devem mensurar o objetivo organizacional ao qual está vinculado.

A responsabilidade social é uma atividade empresarial importante para a Administração. Dessa forma, quando um gerente precisa monitorar e avaliar o desempenho da responsabilidade social da empresa, ele lança mão de um(a)

  • A. balanço social
  • B. gestão social
  • C. auditoria social
  • D. estratégia social
  • E. contabilidade social

A avaliação do desempenho, quando bem planejada, traz benefícios a curto, médio e longo prazo. Um programa de avaliação de desempenho é um instrumento para melhorar os resultados dos recursos humanos da organização. Com base nessa informação, assinale a alternativa que indica os principais favorecidos, beneficiários de um programa de avaliação de desempenho.

  • A. Indivíduo, comunidade, chefe e organização.
  • B. Comunidade, sociedade, subordinado e tecnologia.
  • C. Tecnologia e sociedade.
  • D. Chefe e subordinado.
  • E. Organização, clientes, tecnologia e comunidade.

Considerando que o método da escala gráfica é o mais utilizado e divulgado na avaliação de desempenho, assinale a alternativa que indica os três processos de classificação mais conhecidos desse método.

  • A. Escalas gráficas contínuas, escalas gráficas semicontínuas e método da escolha forçada.
  • B. Escalas gráficas contínuas, escalas gráficas semicontínuas e escalas gráficas descontínuas.
  • C. Método dos incidentes críticos, método da escolha forçada e método de pesquisa de campo.
  • D. Método de pesquisa de campo, escalas gráficas semicontínuas e escalas gráficas descontínuas.
  • E. Escalas gráficas contínuas, método da escolha forçada e método de pesquisa de campo.

As avaliações de desempenho têm propósitos relacionados a duas dimensões: desenvolvimento e gestão. Na primeira, as avaliações dão subsídio para a formação de competências, na segunda, servem para a tomada de decisão acerca das demais práticas de gestão de pessoas. Assim, permitir o planejamento de carreira, reconhecer os méritos dos desempenhos individuais, melhorar a comunicação, documentar decisões pessoais e definir candidatos à promoção são, respectivamente, exemplos de objetivos de avaliação de desempenho associados a

  • A. gestão, gestão, desenvolvimento, gestão e desenvolvimento.
  • B. desenvolvimento, desenvolvimento, gestão, gestão e desenvolvimento.
  • C. gestão, desenvolvimento, gestão, desenvolvimento e desenvolvimento.
  • D. gestão, desenvolvimento, desenvolvimento, gestão e gestão.
  • E. desenvolvimento, gestão, gestão, desenvolvimento e gestão.

O desempenho de um profissional deve ser medido através de instrumentos que possibilitem avaliar sua adequação ao cargo, as atividades propostas, as cadeias de comando (liderança-subordinados-pares) e, não menos importante, o diferencial competitivo que ele agrega à estrutura. Um Modelo de Avaliação que oferece variáveis passíveis de mensuração é a Avaliação de Desempenho, que pode se utilizar de diversos fatores, inclusive

  • A. a folha de punições e as justificativas apresentadas pelo profissional.
  • B. a base de cargos, que permite adequar os profissionais aos cargos ocupados.
  • C. a base de competências, que busca equiparar os conhecimentos, habilidades e atitudes do profissional ao perfil do cargo.
  • D. a relação interpessoal estabelecida entre os profissionais de relação direta e indireta.
  • E. a importância que os profissionais denotam sobre o avaliado.
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