Questões sobre Avaliação de Desempenho

Lista completa de Questões sobre Avaliação de Desempenho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Carlos trabalha na multinacional Beta. Nos últimos 2 anos a empresa Beta adotou uma nova metodologia de avaliação de desempenho em que Carlos é avaliado por pessoas diferentes que ocupam as mais diversas posições dentro da empresa e fora dela também. Isso permite que Carlos se adapte melhor às diferentes demandas internas e externas. A empresa Beta está utilizando a avaliação de desempenho do tipo

  • A. escolha forçada.
  • B. 360 graus.
  • C. método comparativo.
  • D. lista de verificações.
  • E. observação direta.

A técnica de avaliação de desempenho refere‐se ao monitoramento de fatores com os quais os gestores podem equilibrar as necessidades individuais dos trabalhadores de forma a obter os melhores resultados para a organização e as pessoas. Com relação aos objetivos de um processo de avaliação do desempenho, analise as afirmativas a seguir.

I. Identificar hiatos entre o padrão de excelência e a performance apresentada pelos colaboradores.

II. Orientar a elaboração do plano de treinamento e desenvolvimento.

III. Conciliar o interesse da empresa em relação aos interesses dos empregados.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • C.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • E.

    se todos as afirmativas estiverem corretas.

Tendo em vista que avaliar é um desafio escolar que vem provocando, cada vez mais, reflexões sobre o que há de objetivo ou subjetivo nesse ato docente, julgue os itens a seguir.

A avaliação somativa introduz uma ruptura nos processos atuais de avaliação porque propõe utilizar a regulação no nível das aprendizagens e individualizá-las.

  • C. Certo
  • E. Errado

Toda avaliação é um processo de julgar o valor e as qualidades de uma pessoa.

Quando um gestor “… estende uma avaliação positiva ou negativa de uma pessoa para todos os itens da avaliação, sem fazer uma análise adequada de cada um dos fatores separadamente, ou seja, se ele é bom em algo, automaticamente torna‐se bom em tudo”, está cometendo o erro de avaliação denominado

  • A.

    tendência central.

  • B.

    efeito de recenticidade.

  • C.

    erro de fadiga.

  • D.

    efeito halo.

  • E.

    erro de “primeira impressão”.

Com relação à gestão de pessoas, julgue os itens subsequentes.

O método denominado escolha forçada é utilizado por organizações que avaliam seus colaboradores com base em fatores de desempenho como assiduidade, criatividade e capacidade de trabalho, a partir de um sistema cujas notas variam de 1 a 5.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação de desempenho capaz de diferenciar o bom desempenho do mau desempenho é a avaliação

  • A.

    aceitável.

  • B.

    sensível

  • C.

    relevante.

  • D.

    prática.

  • E.

    confiável.

No que se refere à avaliação de desempenho e seus impactos sobre as equipes de trabalho, à identificação de talentos e ao domínio de competências, julgue os itens que se seguem.

As avaliações baseadas em uma cultura sem espaço de redefinição de regras e normas de conduta são prejudiciais à retenção de talentos, pois as oportunidades para discussão e transformação das condições e relações de trabalho são reduzidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à avaliação de desempenho e seus impactos sobre as equipes de trabalho, à identificação de talentos e ao domínio de competências, julgue os itens que se seguem.

Os processos de avaliação de desempenho individual e de equipes, conforme praticados nas organizações após a reestruturação produtiva ocorrida na década de 90 do século passado, são positivos para o alto desempenho das equipes.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à avaliação de desempenho e seus impactos sobre as equipes de trabalho, à identificação de talentos e ao domínio de competências, julgue os itens que se seguem.

As avaliações de desempenho individual e de equipes pautadas na ideologia da excelência e nos pressupostos individualistas mantêm a hegemonia organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que o desenvolvimento das pessoas é fundamental para a manutenção ou a ampliação do diferencial competitivo da organização, julgue os itens subsequentes, relativos a gestão de desempenho e planos de carreira.

Segundo Dutra (2002), o desempenho de uma pessoa divide-se em três dimensões — desenvolvimento, esforço e comportamento —, que interagem entre si e que devem ser avaliadas de maneiras diferenciadas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...