Questões sobre Avaliação de Desempenho

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Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação de desempenho.

Os comportamentos ou atividades decorrentes do processo de avaliação de desempenho agregam pouco valor ao processo como um todo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Peter Drucker, em Desafios gerenciais para o século XXI identifica o que chama de “fatores importantes que determinam a produtividade do trabalhador do conhecimento”. Qual é o fator que não é importante?

  • A. “autonomia” na execução das tarefas.
  • B. “inovação” continuada como parte do trabalho.
  • C. “formalização” dos procedimentos operacionais padrão.
  • D. “aprendizado” contínuo.
  • E. identificação clara de “qual é a tarefa”.

Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação de desempenho.

Sendo a avaliação de desempenho uma sistemática formal de apreciação dos resultados apresentados por um indivíduo, a indulgência de avaliadores representa ameaça à validade de todo o processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos aspectos relacionados à função de gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.

A avaliação em 360º inclui todas as pessoas que atuam direta ou indiretamente com o avaliado, abrangendo os superiores, subordinados e pares, além dos clientes e fornecedores internos e externos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um tema bastante relevante na gestão de pessoas está relacionado a higiene, segurança e qualidade de vida dos colaboradores. Um programa de segurança do trabalho envolve o desenvolvimento de diversas atividades.

NÃO constitui uma dessas atividades o(a)

  • A.

    desenvolvimento de sistemas de relatórios de providências.

  • B.

    estabelecimento de um sistema de indicadores e estatística de acidentes.

  • C.

    divulgação ampla de regras e procedimentos de segurança.

  • D.

    criação de recompensas aos gerentes e supervisores pela administração eficaz da função de segurança.

  • E.

    participação na avaliação de desempenho de todos os colaboradores.

Com relação às teorias das organizações, à administração pública e à gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.

Em um modelo de gestão de desempenho, devem constar mecanismos de avaliação de diversos níveis, como corporativo, funcional, grupal e individual, devendo-se avaliar, ainda, a qualidade e a produtividade dos produtos e serviços produzidos pela organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para que uma avaliação de desempenho proporcione benefícios para a organização, ela

  • A.

    deve levar em conta as impressões percebidas a respeito dos hábitos pessoais dos avaliados.

  • B.

    não deve cobrir apenas o desempenho do cargo ocupado, mas também a realização de metas e objetivos da organização.

  • C.

    não deve ser comunicada com antecedência ao avaliado, evitando que ele omita as impropriedades.

  • D.

    deve ser utilizada para controlar com mais eficácia o comportamento dos colaboradores.

  • E.

    deve ser vista como uma recompensa ou punição pelo desempenho passado.

No que diz respeito à gestão de pessoas e aos seus processos constituintes, julgue os itens a seguir.

De acordo com a gestão de desempenho, as tarefas e atividades de uma organização devem ser realizadas com base nas competências e nos resultados dessa entidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a processos administrativos, julgue os próximos itens.

A avaliação do desempenho é uma das etapas do processo da gestão de desempenho de pessoas. Por envolver diversos integrantes da equipe, sem influências do contexto externo, a avaliação 360 graus é a mais adequada.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Guia Referencial para medição de desempenho e manual para a construção de indicadores da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, de 2009, construiu um “(meta) modelo para mensuração do desempenho” para o setor público. O elemento mais importante do modelo (com maior peso relativo) é definido da seguinte forma: “(este elemento) está vinculado ao grau de satisfação ou ainda ao valor agregado, a transformação produzida no contexto geral... está relacionada com a missão da instituição...(sendo, portanto) os impactos gerados pelos produtos/serviços, processos ou projetos”. Este elemento é chamado de:

  • A. eficiência.
  • B. eficácia.
  • C. efetividade.
  • D. economicidade.
  • E. excelência.
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