Questões sobre Avaliação de Desempenho

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Julgue os itens seguintes, referentes aos processos de recrutamento, seleção, avaliação de desempenho e desenvolvimento de pessoal nas organizações. As avaliações de desempenho dos empregados, além de contribuírem para identificar talentos para promoção, orientam a adoção de melhores estratégias de recrutamento externo nas organizações públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das atribuições da avaliação de desempenho é estimar a qualidade da contribuição prestada por um funcionário à organização. São problemas comuns a essas avaliações:

I. diversidade de critérios por diferentes avaliadores.

II. efeito halo.

III. efeito da tendência central.

IV. incidentes críticos.

É correto o que está contido em

  • A. I e III, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.
  • E. I, II e III, apenas.

Pode-se definir avaliação de desempenho como a identificação e mensuração das ações que os colaboradores de uma organização realizaram durante determinado período. com base neste tema, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:

I. A avaliação de desempenho tem como objetivo diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos funcionários, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como melhor desempenho.

II. A avaliação de desempenho fornece à Administração de Recursos Humanos informações para tomadas de decisões acerca de salários, bonificações, promoções, demissões, treinamento e planejamento de carreira.

  • A. A afirmativa I está correta e a II está incorreta.
  • B. A afirmativa I está incorreta e a II está correta.
  • C. As afirmativas I e II estão corretas.
  • D. As afirmativas I e II estão incorretas.

Uma das formas mais simples de avaliação e recolocação de pessoas é a matriz “desempenho X potencial” (D X P). Com ela , pode-se identificar quatro situações: a) desempenho baixo – potencial baixo; b) desempenho alto – potencial baixo; c) desempenho baixo – potencial alto; e d) desempenho alto – potencial alto. As ações estratégicas de “trocar de área” (A1) e “estimular” (A2) são, respectivamente, desejáveis nas situações:

  • A. A1 em a ( A1 – a ); e A2 em c (A2 –c ).
  • B. A1 – c, e A2 – a.
  • C. A1 e A2 – a.
  • D. A1 e A2 – c.
  • E. A1 e A2 – b

Quando o avaliador de desempenho usa a técnica de se concentrar nos comportamentos fundamentais que compõem a diferença entre o desempenho eficaz e o desempenho ineficaz em um cargo, esse avaliador está usando

  • A. método de pontuação gráfica.
  • B. método dos incidentes críticos.
  • C. método das comparações multipessoais.
  • D. método da comparação pareada.
  • E. método das diferenças.

Levando em consideração os conceitos de gestão de desempenho, julgue os itens a seguir acerca de quais traços os controles eficientes devem apresentar.

I - Devem ser precisos.

II - Devem ser aceitos pelos membros da organização.

III - Utilizam o balanceamento de dados objetivos.

IV - Devem ser rígidos e estáticos.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 0.
  • B. 1.
  • C. 2.
  • D. 3.
  • E. 4.

Os processos administrativos não são autossuficientes, pois é preciso entender melhor os pontos que dizem respeito às limitações. Acerca desse tema, assinale a alternativa que não se refere às a uma limitação proporcionada pelo processo de Avaliação de Desempenho.

  • A. Justifica as discussões salariais.
  • B. Dificulta a avaliação.
  • C. Processo vulnerável.
  • D. Mantém as avaliações periódicas.
  • E. Inibe o desenvolvimento criativo do potencial humano.

Assinale a alternativa correta quanto à vantagem proporcionada pelo processo de Avaliação de Desempenho.

  • A. Dificulta o feedback às pessoas da organização.
  • B. Auxilia o difuso direcionamento dos esforços da organização.
  • C. Situa as pessoas na estrutura organizacional.
  • D. Possibilita ocultar talentos.
  • E. Inibe a utilização do coaching.

Em relação às técnicas e instrumentos da gestão por competências e da gestão de desempenho, julgue os próximos itens.

A implantação da avaliação em rede tem enfrentado resistência das pessoas, uma vez que expõe os avaliados aos colegas, fornecedores e clientes durante o processo de avaliação, inibindo as possibilidades de crescimento pessoal do empregado dentro da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às técnicas e instrumentos da gestão por competências e da gestão de desempenho, julgue os próximos itens.

A gestão de pessoas voltada para resultados requer estratégias de gestão das competências. Nesse sentido, uma ferramenta muito utilizada pelas empresas é a avaliação 360o, cujos resultados acarretam maior comprometimento das pessoas com o desenvolvimento das competências que se encontrem abaixo do perfil desejado e possibilitam que a empresa redirecione suas ações na busca da excelência.

  • C. Certo
  • E. Errado
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