Questões sobre Avaliação de Desempenho

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No que diz se refere à gestão do desempenho, julgue os próximos itens.

A utilização de procedimentos estatísticos e a identificação de tendências são exemplos de salvaguardas para que qualidade, aceitação e efetividade da avaliação 360 graus sejam asseguradas nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz se refere à gestão do desempenho, julgue os próximos itens.

A avaliação de desempenho que permite a identificação de padrões de desempenho conforme metas e competências organizacionais estabelecidas caracteriza a consistência interna da avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz se refere à gestão do desempenho, julgue os próximos itens.

Uma das desvantagens dos vários tipos de avaliações de desempenho nas organizações é a complexa combinação de todas as respostas emitidas por avaliadores e por avaliados em relação aos fatores de desempenho, o que torna o processo moroso e dispendioso.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz se refere à gestão do desempenho, julgue os próximos itens.

O treinamento constante de avaliadores de desempenho permite que planos de avaliação sejam elaborados para guiar os processos avaliativos e mitigar possíveis erros presentes nas emissões dos juízos de valores por parte de avaliadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão do desempenho tem como principal objetivo permitir que os funcionários expressem suas competências em prol da realização de objetivos organizacionais. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    A etapa de planejamento é de responsabilidade exclusiva dos gestores, que devem comunicar aos funcionários as metas e as estratégias de trabalho assim que forem delineadas.

  • B.

    Além do comportamento e da produtividade, a gestão do desempenho considera também a motivação dos funcionários e o ambiente no qual estão inseridos.

  • C.

    Uma medida de desempenho deve capturar todos os padrões passíveis de avaliação.

  • D.

    No âmbito da gestão do desempenho, a etapa de avaliação deve ser executada pelo maior número possível de fontes em um único momento determinado do ciclo.

  • E.

    Na escala de observação do comportamento, o avaliador escolhe, entre cinco a sete incidentes críticos para cada dimensão avaliativa, aquele que melhor representa o desempenho observado.

Acerca da avaliação de desempenho no âmbito da Gestão de Resultados na produção de serviços públicos, considere:

I. Contempla os níveis institucional, gerencial e operacional, cabendo ao primeiro a aferição dos indicadores e aos demais a aferição de metas.

II. Proporciona maior transparência às ações de governo e permite a comparação entre unidades, departamentos e organizações.

III. É realizada com diversas finalidades, entre as quais avaliar a eficiência, eficácia e economicidade de ações administrativas.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    III.

Em um contexto em constantes mudanças e transformações, o processo de Avaliação do Desempenho torna-se cada vez mais necessário nas organizações para verificar

  • A. os rumos, rápida e continuamente, para eventuais correções ou alterações.
  • B. os indicadores ligados ao cliente.
  • C. a comparação de funcionários de dois a dois.
  • D. o entrosamento com o treinamento.
  • E. a responsabilidade de linha e a função de staff.

Sobre a Avaliação de Desempenho, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A avaliação 360 graus fornece aos funcionários uma visão de todos os ângulos: supervisores, colegas, subordinados, clientes e outros.
  • B. Uma das desvantagens dos métodos comportamentais de avaliação é fornecer feedback.
  • C. A avaliação efetuada pelo gerente ou supervisor de um funcionário é considerada uma abordagem tradicional de avaliação de desempenho.
  • D. Uma das razões pelas quais o sistema de avaliação de desempenho não é efetivo refere-se à falta de padrões claramente definidos.

Julgue os próximos itens, acerca da gestão de desempenho e do gerenciamento de conflitos. A avaliação de desempenho, hoje, embasa-se em processos estruturados, embora sem os antigos rituais burocráticos caracterizados pelo preenchimento de formulários e pela comparação de fatores de avaliação genéricos e abrangentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca da gestão de desempenho e do gerenciamento de conflitos. O processo de agregar pessoas proporciona informações sobre o modo como as pessoas estão integradas no grupo organizacional e identificadas com seus cargos, tarefas e competências.

  • C. Certo
  • E. Errado
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