Questões sobre Geral

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Para Mintzberg, a administração é essencialmente uma arte, e é necessário que os gerentes aprendam continuamente por meio de suas próprias experiências. Assinale a afirmativa que entra em conflito com o pensamento do autor.

  • A. As escolas de administração estão aptas a ensinar uma teoria completa do gerenciamento.
  • B. A administração não pode ser reduzida a um conjunto de proposições e programas científicos.
  • C. O trabalho de um gerente é de natureza fragmentária, envolve uma ampla variedade de papéis.
  • D. Há uma diferença substancial entre o que os gerentes fazem e o que eles são orientados a fazer.
  • E. Administrar envolve lidar com problemas não estruturados, os quais exigem soluções criativas no caso concreto.

  • A. A-I; B-II; C-III; D-IV.
  • B. A-IV; B-III; C-II; D-I.
  • C. A-III; B-IV; C-I; D-II.
  • D. A-II; B-IV; C-I; D-III.
  • E. A-II; B-IV; C-III; D-I.

A liderança é a capacidade de influenciar indivíduos ou um conjunto de indivíduos em busca do alcance de metas e objetivos. Com a evolução dos estudos administrativos sobre liderança, passou-se a categorizá-la em orientada para as tarefas e orientada para as pessoas.

ASSINALE a alternativa que corresponde ao estilo de liderança adotado por um líder orientado para pessoas.

  • A. Foca no trabalho do subordinado ou do grupo, destacando a importância de prazos, padrões de qualidade e redução de custos.
  • B. Designa responsabilidades individuais determinando quais são as ações esperadas de cada indivíduo.
  • C. Apoia os indivíduos, ouvindo e prestando atenção e destaca a importância do trabalho em equipe.
  • D. Reforça a importância do cumprimento de prazos, metas e superação dos concorrentes.

Sobre as barreiras da Comunicação Interna é INCORRETO afirmar:

  • A. A presença de grupos multidisciplinares que trabalham as informações nas organizações é uma barreira para a gestão da comunicação interna.
  • B. As barreiras administrativas ocorrem quando a empresa processa suas informações considerando a distância física, grupos com diferentes culturas, relações de poder etc.
  • C. As barreiras pessoais referem-se à personalidade de cada comunicador, seu estado de espírito, suas emoções, seus valores e na forma como se comporta dentro de determinado contexto.
  • D. A sobrecarga de informações caracteriza uma barreira na comunicação, uma vez que há um limite de atenção cerebral.
  • E. O meio mais rico de comunicação é o face a face, caracterizado pela riqueza das expressões adicionais.

Os cargos e salários estão intimamente ligados à definição de metas e objetivos pessoais e organizacionais. Esses objetivos orientam os indivíduos e definem o percurso a ser seguido e o quanto falta para completá-lo.

NUMERE a segunda coluna de acordo com a primeira relacionando o conceito com a descrição das cinco principais características de objetivos bem formulados

A alternativa que representa a sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A. 4, 5, 1, 2, 3.
  • B. 1, 4, 5, 3, 2.
  • C. 5, 1, 4, 2, 3.
  • D. 4, 5, 1, 3, 2.

A Comunicação Interna utilizada na gestão organizacional é caracterizada por

  • A. utilizar como veículos relatórios, circulares, boletins, folhas soltas, folhetos completos, folders, jornais, revistas, manuais de instrução e apostilas.
  • B. responder por planejamento e execução de campanhas de opinião pública.
  • C. utilizar conceitos de segmentação de mercado, de pesquisa de consumidores, de configuração de ideias, de comunicação, de facilitação de incentivos e a teoria da troca, a fim de maximizar a reação do grupo-alvo.
  • D. ter como uma das suas atribuições a organização e a constante atualização de um mailing-list (relação de veículos de comunicação, com nomes de diretores e editores, endereço, telefone, fax e e-mail).
  • E. não fazer parte da Comunicação Organizacional.

Com relação à gestão de pessoas, à função do órgão de recursos humanos e às teorias da administração ligadas a esses aspectos, julgue os itens seguintes. A gestão de pessoas é função exclusiva dos profissionais da unidade de recursos humanos, os quais são também responsáveis pelo planejamento, implantação e avaliação de práticas de movimentação, desenvolvimento e valorização de pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No livro “Administração de Recursos Humanos”, Idalberto Chiavenato (2009, p. 19) cita que a partir do século XX, as organizações passaram por três fases distintas: a era da industrialização clássica, a da industrialização neoclássica e a era da informação. Em se tratando do modo de lidar com as pessoas, a era neoclássica se caracteriza por:

  • A. Ter as pessoas como fatores de produção inertes e estáticos, sujeitos a regras e regulamentos rígidos para serem controlados.
  • B. Ter como denominação Administração de Pessoas.
  • C. Considerar as pessoas como seres humanos proativos dotados de inteligência e habilidades e que devem ser impulsionados.
  • D. Tratar as pessoas como recursos organizacionais que precisam ser administrados.

A empresa Alpha vem enfrentando diversos problemas com seu pessoa,l como elevado índice de desmotivação, absenteísmo e rotatividade. Ao investigar a causa dessa insatisfação de seus funcionários, a diretoria de Recursos Humanos buscou ouvir suas ponderações e, repetidas vezes, ouviu reclamações como: “eu trabalho bem mais do que meu colega e recebo bem menos”; “tenho mais tempo de casa, porém o novato contratado semana passada é mais bem pago do que eu”; ”eu e meu colega fomos contratados na mesma época, temos o mesmo cargo, mas ele ganha mais do que eu”. Diante de relatos como esses, foi necessário adotar uma medida para reverter a situação.

ASSINALE a alternativa que contém a(s) principal(is) ação(s) que deve(m) ser adotada(s) pela Diretoria de Recursos Humanos da empresa Alpha para solucionar o problema.

  • A. acompanhar o desempenho dos funcionários tanto com relação aos aspectos técnicos da execução das suas tarefas quanto a aspectos de relacionamento interpessoal.
  • B. coletar, analisar e avaliar as tarefas dos cargos da empresa e pesquisar e avaliar os salários dos funcionários da organização buscando necessidades de reajuste.
  • C. proporcionar conhecimento adicional aos funcionários com o objetivo de aperfeiçoá-los para, assim, poderem desempenhar suas tarefas com mais eficiência.
  • D. determinar a necessidade de mão de obra dentro da empresa com objetivo de encontrar novos talentos que possam ser eficientes e eficazes.

O comprometimento com patamares crescentes de desempenho excelente é uma exigência gerencial contemporânea. Requer preparação e torna o gestor público responsável pelo êxito do programa. Nesse sentido, considere:

I. O foco da gestão do desempenho atual desloca-se da mensuração contínua do desempenho para os aspectos instrumentais, dos fatores genéricos e burocráticos para a sustentação do processo, do indivíduo para a equipe.

II. O desempenho não é o aspecto crítico central na tomada de decisão vinculada ao gerenciamento de pessoas.

III. O diagnóstico da situação atual constitui-se numa fonte de informação relevante à definição de objetivos, resultados e metas, permitindo identificar os problemas de desempenho vigente.

IV. A ausência do gerenciamento da convergência de esforços estimula a competição.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e IV.
  • B. I e III.
  • C. III e IV.
  • D. II e IV.
  • E. I, II e III.
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