Questões sobre Geral

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Determinada instituição, em fase de diagnóstico organizacional, necessita melhorar a gestão do clima e da sua cultura organizacional. Sobre o assunto é correto afirmar:

  • A. A mudança de uma cultura resulta em mudança nas histórias e símbolos, sem alterar os conceitos básicos das pessoas a respeito do que é ou não um comportamento adequado na organização.
  • B. O Ambiente Geral é composto pelas variáveis econômicas, socioculturais, tecnológicas, concorrentes, demográficas e legais.
  • C. Entende-se por Cultura Organizacional o conjunto de percepções, conceitos e sentimentos que as pessoas compartilham a respeito da organização e que afetam, de maneira positiva ou negativa, a forma como as pessoas ou grupos se relacionam no ambiente de trabalho.
  • D. No Ambiente Interno a gestão de pessoas torna-se ainda mais complexa quando considera os traços e valores culturais coexistentes aos traços e valores da burocracia estatal e os específicos àqueles de cada subcultura.
  • E. Os gerentes que querem prevenir insatisfações devem manter as condições de trabalho em um nível apropriado, postula a Teoria da Realização, de David McClelland.

Um elemento marcante na maioria das grandes organizações é sua cultura organizacional. Essa cultura é reconhecida como responsável por promover uma convergência nos comportamentos, valores e atitudes dos indivíduos, perpassando toda a organização, mas que pode trazer também desafios à introdução de mudanças nos processos internos e na incorporação de novas práticas de gestão que rivalizem com aspectos nela consolidados. A cultura organizacional é formada por processos de consolidação de camadas, que vão interagindo e consolidando as bases da cultura da organização. Essas camadas são formadas por:

  • A. valores, crenças, comportamento, pressupostos básicos tidos como óbvios;
  • B. tipo de autoridade, estrutura organizacional, grupos informais, tipo de orientação;
  • C. padronização, interação, remuneração, ética;
  • D. responsabilidade social, sustentabilidade, relação com os clientes e relação com os funcionários;
  • E. necessidades fisiológicas, princípios de segurança, valores sociais, autoconhecimento.

Analise as seguintes afirmativas a respeito do processo decisório dentro das organizações:

I) “O administrador, no processo de tomada de decisão, não tem como determinar se a sua escolha foi o melhor curso de ação adotado para a organização”

PORQUE

II) “O conhecimento do administrador é limitado quanto à coleta das informações disponíveis para a tomada de decisão,”

Sobre as afirmativas e a relação existente entre elas, assinale alternativa CORRETA

  • A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • B. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • C. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
  • D. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Há cinco níveis do processo de avaliação de Retorno do Investimento em Treinamentos. Aquele que gera análise do comportamento antes do processo de capacitação, é chamado de

  • A. aprendizado.
  • B. retorno sobre o investimento.
  • C. reação & ação planejada.
  • D. mudanças de capturas de impacto.
  • E. aplicação e implementação.

Proposta por Peter Drucker em 1954, na sua obra clássica The Practice of Management, a Administração por Objetivos (APO) um modelo de administração voltado a orientar a organização em torno de objetivos, exigia também adaptações internas nos processos e práticas de gestão que a diferenciavam de outros modelos utilizados à época. Sobre essas adaptações ou inovações, é correto afirmar que a APO:

  • A. exigia uma elevada participação dos funcionários e a integração com as chefias na definição dos objetivos;
  • B. caracterizou-se pela dependência de aprimoramento tecnológico e sociotécnico da empresa para sua implementação;
  • C. baseava-se na formalização dos processos e normas validados pelas lideranças em cada etapa;
  • D. estipulava uma maior hierarquização dos cargos, com funções mais claras e bem definidas;
  • E. estabelecia que cada funcionário deveria propor, anualmente, suas metas e objetivos de desenvolvimento pessoal.

A Qualidade Total exige o envolvimento de toda organização com o objetivo de um produto satisfazer ou superar as expectativas do cliente. Sobre a Qualidade Total, analise as seguintes afirmativas:

I) O processo de melhoria contínua consiste em tornar o processo mais capaz utilizando os recursos que estão à disposição da organização.

II) A inovação busca tornar o processo mais capaz através da inserção de recursos ainda não utilizados pela organização.

III) Em sua plenitude, a Qualidade Total deve considerar tanto a melhoria contínua quanto a inovação do processo.

 É CORRETO apenas o que se afirma em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. I, II e III.
  • D. I e II estão corretos.

  • A. A-I; B-III; C-II.
  • B. A-II; B-I; C-III.
  • C. A-II; B-III; C-I.
  • D. A-I; B-II; C-III.
  • E. A-III; B-II; C-I.

Considerando a definição da administração de Mary Parket Follet (1968/1933), entendida como a “arte de fazer as coisas através de pessoas”, é INCORRETO afirmar que

  • A. a administração ajuda uma organização a estabelecer e alcançar seus objetivos.
  • B. a administração é muito importante para garantir a sobrevivência de qualquer tipo de organização, seja ela pública, privada ou do terceiro setor.
  • C. a administração não envolve um grupo de funções interativas.
  • D. a administração não pode fazer mais do que seus recursos (materiais, humanos e financeiros) permitem.

O modelo de estratégias genéricas proposto por Michael Porter permite identificar duas vantagens competitivas para a empresa, que podem ser desdobradas segundo um escopo amplo ou focado. Usando esse modelo para analisar um evento histórico, o desenvolvimento da linha de montagem por Henry Ford, é possível relacionar o uso dessa linha de montagem com empresas que buscam posicionar-se estrategicamente por:

  • A. diferenciação no nicho;
  • B. liderança no custo total na indústria;
  • C. foco no cliente;
  • D. liderança no nicho do setor relativo;
  • E. diferenciação por customização do produto.

Na tomada de decisão sobre quanto comprar, os gerentes de produção buscam identificar quais custos serão impactados com a sua decisão.

NUMERE a segunda coluna de acordo com a primeira relacionando o conceito com a descrição dos custos de estoque

A alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo é:

  • A. 7; 5; 1; 4; 2; 3 e 6.
  • B. 3; 2; 4; 1; 7; 5 e 6.
  • C. 3; 2; 6; 4; 1; 5 e 7.
  • D. 7; 5; 4; 1; 3; 2 e 6.
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