Questões sobre Geral

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Em relação a Fluxogramas, podemos dizer que:

 I. Designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e as setas unindo essas figuras geométricas.

II. Por meio desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa.

III. É uma das sete ferramentas da qualidade. Muito utilizada em fábricas e industrias para a organização de produtos e processos.

IV. É uma padronização na representação dos métodos e os procedimentos administrativos;

Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas I é correta;

  • B.

    apenas II e IV são corretas;

  • C.

    apenas I e III são corretas;

  • D.

    apenas II, III e IV são corretas;

  • E.

    todas são corretas.

Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

 ( ) Layout é a definição do arranjo físico de todas as instalações, máquinas e equipamentos e todo o pessoal da produção.

 ( ) O layout é a melhor utilização do espaço disponível que resulte em um processamento mais efetivo, através da menor distância, no menor tempo possível.

( ) São três os tipos básicos de layout: posicional, funcional e linear.

 ( ) O layout não está relacionado ao estudo das condições humanas de trabalho. Percebemos então que é somente uma disposição racional das máquinas que assegure o funcionamento de uma linha de usinagem sem retrocessos e com mínimas distâncias.

  • A.

    V, V, V, F;

  • B.

    V, F, V, F;

  • C.

    F, V, F, V;

  • D.

    F, F, V, V;

  • E.

    V, V, V, V.

Na reunião de iniciação de contrato para alinhamento de expectativas, após a imprescindível publicação resumida do instrumento de contrato assinado, o fiscalizador do contrato deve reunir todos os atores que desempenhem papéis relevantes na contratação para:

1) Verificar a compreensão do objetivo, do objeto, do modelo de prestação de serviços, do modelo de gestão, das obrigações e das penalidades.

2) Realizar um cotejamento do edital, do contrato e dos termos da proposta vencedora.

3) Dar ênfase na necessidade de manutenção das condições habilitatórias e da proposta técnica.

4) Promover a confirmação de cronogramas, das etapas e do faturamento.

Marque a resposta certa.

  • A. As afirmativas 1, 2 e 3 estão erradas.
  • B. Somente a afirmativa 1 esta certa.
  • C. Somente a afirmativa 2 esta errada.
  • D. Somente as afirmativas 2 e 4 estão certas.
  • E. Todas as afirmativas estão certas.

Os conhecimentos sobre comportamento organizacional proporcionam uma melhor compreensão dos indivíduos e grupos que integram organizações. A respeito das situações relacionadas ao trabalho, julgue os itens que se seguem.

Quando bem planejadas e executadas para suprir os gaps de competências identificados, as ações de treinamento garantem que os indivíduos apliquem no trabalho os novos CHAs aprendidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos Sistemas de Informações Gerenciais, pode-se afirmar:

  • A.

    Não são instrumentos para o processo decisório;

  • B.

    Podem trazer os seguintes benefícios para as empresas: redução dos custos das operações, melhoria no acesso às informações, proporcionando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço, melhoria na produtividade;

  • C.

    Na geração de informações rápidas, para o processo de tomada de decisão não garante uma estruturação de gestão diferenciada, resultando em prejuízos sobre as demais empresas;

  • D.

    São uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e sem necessidade de um mecanismo de feedback;

  • E.

    Agrupam, mas não sintetizam os dados das operações da organização para facilitar a tomada de decisão pelos gestores da organização

O Guia PMBOK® é estruturado em torno de áreas de conhecimento, mas tem uma orientação de processo. Há cinco áreas primordiais de processos que apresentam subprocessos.

Essas áreas compreendem processos de

  • A.

    inicialização, planejamento, execução, controle e encerramento

  • B.

    inicialização, integração, gerência da qualidade, controle e encerramento

  • C.

    inicialização, gerência da qualidade, gerência das comunicações, controle dos custos e tempo e encerramento

  • D.

    integração, planejamento, gerência da qualidade, controle dos riscos e encerramento

  • E.

    integração, planejamento, execução, controle da qualidade e encerramento

Sobre gestão de qualidade, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Auxiliam numa maior capacitação dos colaboradores, melhoria dos processos internos, monitoramento do ambiente de trabalho, verificação da satisfação dos clientes, com consciência de que a sua trajetória deve ser reavaliada periodicamente;

  • B.

    Estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais;

  • C.

    Não permite avaliar as conformidades determinadas pela organização por meio de processos internos;

  • D.

    Aumenta a satisfação e a confiança dos clientes, reduz custos internos, aumenta produtividade, melhoria na imagem e nos processos continuamente, fácil acesso a novos mercados, sustentabilidade;

  • E.

    Compõe-se de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança.

A publicidade é somente uma das várias forças do mercado que conduzem ao objetivo final de uma venda. As atividades que incentivam as vendas, predispondo os consumidores à compra, é a força de

  • A. distribuição.
  • B. promoção de vendas.
  • C. embalagem.
  • D. preço.
  • E. vendedores.

Marque a resposta errada. Indicadores de Desempenho são “veículos de comunicação” que permitem aos executivos do alto escalão comunicar a missão e visão da empresa aos mais baixos níveis hierárquicos, envolvendo diretamente todos os colaboradores na realização dos objetivos estratégicos da empresa. Entre as aplicações desses indicadores está avaliar:

  • A. A frequência de levantamento de satisfação do fornecedor.
  • B. O tempo de tratamento de um pedido de mudança nos níveis de serviço.
  • C. O tempo de levantamento de assuntos relacionados com os níveis de serviço.
  • D. A frequência de levantamento de satisfação do cliente.
  • E. O impacto da qualidade de recursos financeiros adicionais para o atendimento do nível de serviço definido.

Os poderes Administrativos são inerentes à Administração Pública e possuem caráter instrumental para que a administração possa desempenhar suas funções, atendendo ao interesse público, e podem ser classificados em:

  • A.

    Ilimitado, Autoritário, Disciplinar, Regulamentador, Codificador;

  • B.

    Vinculado, Discricionário, Hierárquico, Disciplinar, Regulamentar e de Polícia;

  • C.

    Fragmentado, Arbitrário, Normativo, Autoritário, Proporcional, Vinculado;

  • D.

    Incondicional, Extensivo, Autônomo, Decisório, Político, Autoritário;

  • E.

    Hierárquico, Autônomo, Periódico, Legislativo, Diplomático.

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